O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jorge Manuel Raposo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16112
Resumo: Tendo como pressupostos, a urgência de controlo, avaliação e inovação na gestão hospitalar pública, e o facto de o Balanced Scorecard (BSC) ser uma ferramenta gerencial, com provas dadas em outros sectores de atividade, este trabalho tem como objetivo central o desenvolvimento de um “BSC Hospitalar”, para a gestão e monitorização de uma estratégia, previamente definida, de forma a racionalizar a gestão, utilizar eficazmente os recursos e melhorar o desempenho. Para conseguir esse objetivo, o trabalho apresenta-se organizado em cinco capítulos: Enquadramento teórico; Bases Conceptuais; Metodologia; Desenvolvimento do “BSC Hospitalar ”; e Síntese conclusiva. A metodologia utilizada assenta, essencialmente, na análise documental e organizacional, complementada com entrevista semiestruturada aos administradores hospitalares. Como resultado, tendo por base uma realidade hospitalar concreta, elabora-se e detalha-se exaustivamente um modelo teórico (BSC Hospitalar) que se desenvolve em seis fases: (1) Diagnóstico Estratégico; (2) Clarificação Estratégica; (3) Estabelecimento das Perspetivas e Identificação dos Objetivos, Fatores Críticos de Sucesso e Indicadores Estratégicos; (4) Definição das Metas, Iniciativas e Planos de ação; (5) Análise do Desempenho Organizacional, com base em alguns indicadores, e (6) Revisão Tácita e Estratégica. Uma vez que a Revisão só faz sentido após a implementação prática do modelo, não é, por essa razão, alvo de qualquer abordagem. O trabalho permite concluir da real possibilidade, senão mesmo particular adequação do BSC à gestão estratégica dos hospitais públicos, por duas razões principais. Em primeiro lugar, porque obriga à definição prévia de um rumo estratégico, com o qual se alinha toda a organização; em segundo, porque incorpora na gestão, indicadores não - financeiros, relacionados com as pessoas e a qualidade dos cuidados, ambos essenciais em unidades que prestam cuidados de saúde, que se querem diferenciados e de qualidade. /ABSTRACT - Assuming lhe urgency for controlo, evaluation and innovation in public hospitals management, and the fact that the Balanced Scorecard (BSC) is a management tool with recognized value in other sectors of activity, this thesis main objective is the development of a “Hospital BSC”, for the management and evaluation of a previously defined strategy, as a way of rationalizing management, using resources effectively and improving hospital performance. This thesis is organized in five chapters, namely: Theoretical framing; Conceptual Bases; Methodology; Development of the “Hospital BSC”; and Conclusive Synthesis. The chosen methodology is based, essentially, in the documentary and organizational analysis, complemented with a semi-structured interview to two hospital administrators. As a result, based on a specific hospital reality, a theoretical model (Hospital BSC) is elaborated and highly detailed, being developed in six stages: (1) Strategic Diagnosis; (2) Strategy Clarification; (3) Establishment of the Objectives, Critical Success Factors and Strategy Indicators; (4) Definition of Goals, Initiatives and Action Plans; (5) Organizational Performance Analysis, based on selected indicators, and (6) Tactical and Strategic Revision. As the Revision only makes sense after the practical implementation of the model, it is not, for that reason, subject to any sort of approach. This thesis reveals the real possibility, and even high suitability of the BSC to strategic management of public hospitals, for two main reasons. In the first place, because it compels to the previous definition of a strategic route, with which all the organization lines up; in the second place, because it incorporates non-financial indicators in management, related to the people and the quality of care, both of which are essential in units that provide health care, desired to be of a high standard of development and quality.
id RCAP_e9b1eea5699fc9fc13c643aa2e804c6f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital públicoEstratégiaObjetivosIndicadoresMetasBalanced ScorecardStrategyObjectivesIndicatorsGoalsTendo como pressupostos, a urgência de controlo, avaliação e inovação na gestão hospitalar pública, e o facto de o Balanced Scorecard (BSC) ser uma ferramenta gerencial, com provas dadas em outros sectores de atividade, este trabalho tem como objetivo central o desenvolvimento de um “BSC Hospitalar”, para a gestão e monitorização de uma estratégia, previamente definida, de forma a racionalizar a gestão, utilizar eficazmente os recursos e melhorar o desempenho. Para conseguir esse objetivo, o trabalho apresenta-se organizado em cinco capítulos: Enquadramento teórico; Bases Conceptuais; Metodologia; Desenvolvimento do “BSC Hospitalar ”; e Síntese conclusiva. A metodologia utilizada assenta, essencialmente, na análise documental e organizacional, complementada com entrevista semiestruturada aos administradores hospitalares. Como resultado, tendo por base uma realidade hospitalar concreta, elabora-se e detalha-se exaustivamente um modelo teórico (BSC Hospitalar) que se desenvolve em seis fases: (1) Diagnóstico Estratégico; (2) Clarificação Estratégica; (3) Estabelecimento das Perspetivas e Identificação dos Objetivos, Fatores Críticos de Sucesso e Indicadores Estratégicos; (4) Definição das Metas, Iniciativas e Planos de ação; (5) Análise do Desempenho Organizacional, com base em alguns indicadores, e (6) Revisão Tácita e Estratégica. Uma vez que a Revisão só faz sentido após a implementação prática do modelo, não é, por essa razão, alvo de qualquer abordagem. O trabalho permite concluir da real possibilidade, senão mesmo particular adequação do BSC à gestão estratégica dos hospitais públicos, por duas razões principais. Em primeiro lugar, porque obriga à definição prévia de um rumo estratégico, com o qual se alinha toda a organização; em segundo, porque incorpora na gestão, indicadores não - financeiros, relacionados com as pessoas e a qualidade dos cuidados, ambos essenciais em unidades que prestam cuidados de saúde, que se querem diferenciados e de qualidade. /ABSTRACT - Assuming lhe urgency for controlo, evaluation and innovation in public hospitals management, and the fact that the Balanced Scorecard (BSC) is a management tool with recognized value in other sectors of activity, this thesis main objective is the development of a “Hospital BSC”, for the management and evaluation of a previously defined strategy, as a way of rationalizing management, using resources effectively and improving hospital performance. This thesis is organized in five chapters, namely: Theoretical framing; Conceptual Bases; Methodology; Development of the “Hospital BSC”; and Conclusive Synthesis. The chosen methodology is based, essentially, in the documentary and organizational analysis, complemented with a semi-structured interview to two hospital administrators. As a result, based on a specific hospital reality, a theoretical model (Hospital BSC) is elaborated and highly detailed, being developed in six stages: (1) Strategic Diagnosis; (2) Strategy Clarification; (3) Establishment of the Objectives, Critical Success Factors and Strategy Indicators; (4) Definition of Goals, Initiatives and Action Plans; (5) Organizational Performance Analysis, based on selected indicators, and (6) Tactical and Strategic Revision. As the Revision only makes sense after the practical implementation of the model, it is not, for that reason, subject to any sort of approach. This thesis reveals the real possibility, and even high suitability of the BSC to strategic management of public hospitals, for two main reasons. In the first place, because it compels to the previous definition of a strategic route, with which all the organization lines up; in the second place, because it incorporates non-financial indicators in management, related to the people and the quality of care, both of which are essential in units that provide health care, desired to be of a high standard of development and quality.Universidade de Évora2015-10-27T10:19:44Z2015-10-272006-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16112http://hdl.handle.net/10174/16112pordep. C.S.jmrnq@clix.pt661Nunes, Jorge Manuel Raposoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:34.355632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
title O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
spellingShingle O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
Nunes, Jorge Manuel Raposo
Estratégia
Objetivos
Indicadores
Metas
Balanced Scorecard
Strategy
Objectives
Indicators
Goals
title_short O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
title_full O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
title_fullStr O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
title_full_unstemmed O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
title_sort O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
author Nunes, Jorge Manuel Raposo
author_facet Nunes, Jorge Manuel Raposo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jorge Manuel Raposo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Objetivos
Indicadores
Metas
Balanced Scorecard
Strategy
Objectives
Indicators
Goals
topic Estratégia
Objetivos
Indicadores
Metas
Balanced Scorecard
Strategy
Objectives
Indicators
Goals
description Tendo como pressupostos, a urgência de controlo, avaliação e inovação na gestão hospitalar pública, e o facto de o Balanced Scorecard (BSC) ser uma ferramenta gerencial, com provas dadas em outros sectores de atividade, este trabalho tem como objetivo central o desenvolvimento de um “BSC Hospitalar”, para a gestão e monitorização de uma estratégia, previamente definida, de forma a racionalizar a gestão, utilizar eficazmente os recursos e melhorar o desempenho. Para conseguir esse objetivo, o trabalho apresenta-se organizado em cinco capítulos: Enquadramento teórico; Bases Conceptuais; Metodologia; Desenvolvimento do “BSC Hospitalar ”; e Síntese conclusiva. A metodologia utilizada assenta, essencialmente, na análise documental e organizacional, complementada com entrevista semiestruturada aos administradores hospitalares. Como resultado, tendo por base uma realidade hospitalar concreta, elabora-se e detalha-se exaustivamente um modelo teórico (BSC Hospitalar) que se desenvolve em seis fases: (1) Diagnóstico Estratégico; (2) Clarificação Estratégica; (3) Estabelecimento das Perspetivas e Identificação dos Objetivos, Fatores Críticos de Sucesso e Indicadores Estratégicos; (4) Definição das Metas, Iniciativas e Planos de ação; (5) Análise do Desempenho Organizacional, com base em alguns indicadores, e (6) Revisão Tácita e Estratégica. Uma vez que a Revisão só faz sentido após a implementação prática do modelo, não é, por essa razão, alvo de qualquer abordagem. O trabalho permite concluir da real possibilidade, senão mesmo particular adequação do BSC à gestão estratégica dos hospitais públicos, por duas razões principais. Em primeiro lugar, porque obriga à definição prévia de um rumo estratégico, com o qual se alinha toda a organização; em segundo, porque incorpora na gestão, indicadores não - financeiros, relacionados com as pessoas e a qualidade dos cuidados, ambos essenciais em unidades que prestam cuidados de saúde, que se querem diferenciados e de qualidade. /ABSTRACT - Assuming lhe urgency for controlo, evaluation and innovation in public hospitals management, and the fact that the Balanced Scorecard (BSC) is a management tool with recognized value in other sectors of activity, this thesis main objective is the development of a “Hospital BSC”, for the management and evaluation of a previously defined strategy, as a way of rationalizing management, using resources effectively and improving hospital performance. This thesis is organized in five chapters, namely: Theoretical framing; Conceptual Bases; Methodology; Development of the “Hospital BSC”; and Conclusive Synthesis. The chosen methodology is based, essentially, in the documentary and organizational analysis, complemented with a semi-structured interview to two hospital administrators. As a result, based on a specific hospital reality, a theoretical model (Hospital BSC) is elaborated and highly detailed, being developed in six stages: (1) Strategic Diagnosis; (2) Strategy Clarification; (3) Establishment of the Objectives, Critical Success Factors and Strategy Indicators; (4) Definition of Goals, Initiatives and Action Plans; (5) Organizational Performance Analysis, based on selected indicators, and (6) Tactical and Strategic Revision. As the Revision only makes sense after the practical implementation of the model, it is not, for that reason, subject to any sort of approach. This thesis reveals the real possibility, and even high suitability of the BSC to strategic management of public hospitals, for two main reasons. In the first place, because it compels to the previous definition of a strategic route, with which all the organization lines up; in the second place, because it incorporates non-financial indicators in management, related to the people and the quality of care, both of which are essential in units that provide health care, desired to be of a high standard of development and quality.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-01T00:00:00Z
2015-10-27T10:19:44Z
2015-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16112
http://hdl.handle.net/10174/16112
url http://hdl.handle.net/10174/16112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
jmrnq@clix.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568660721664