O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16112 |
Resumo: | Tendo como pressupostos, a urgência de controlo, avaliação e inovação na gestão hospitalar pública, e o facto de o Balanced Scorecard (BSC) ser uma ferramenta gerencial, com provas dadas em outros sectores de atividade, este trabalho tem como objetivo central o desenvolvimento de um “BSC Hospitalar”, para a gestão e monitorização de uma estratégia, previamente definida, de forma a racionalizar a gestão, utilizar eficazmente os recursos e melhorar o desempenho. Para conseguir esse objetivo, o trabalho apresenta-se organizado em cinco capítulos: Enquadramento teórico; Bases Conceptuais; Metodologia; Desenvolvimento do “BSC Hospitalar ”; e Síntese conclusiva. A metodologia utilizada assenta, essencialmente, na análise documental e organizacional, complementada com entrevista semiestruturada aos administradores hospitalares. Como resultado, tendo por base uma realidade hospitalar concreta, elabora-se e detalha-se exaustivamente um modelo teórico (BSC Hospitalar) que se desenvolve em seis fases: (1) Diagnóstico Estratégico; (2) Clarificação Estratégica; (3) Estabelecimento das Perspetivas e Identificação dos Objetivos, Fatores Críticos de Sucesso e Indicadores Estratégicos; (4) Definição das Metas, Iniciativas e Planos de ação; (5) Análise do Desempenho Organizacional, com base em alguns indicadores, e (6) Revisão Tácita e Estratégica. Uma vez que a Revisão só faz sentido após a implementação prática do modelo, não é, por essa razão, alvo de qualquer abordagem. O trabalho permite concluir da real possibilidade, senão mesmo particular adequação do BSC à gestão estratégica dos hospitais públicos, por duas razões principais. Em primeiro lugar, porque obriga à definição prévia de um rumo estratégico, com o qual se alinha toda a organização; em segundo, porque incorpora na gestão, indicadores não - financeiros, relacionados com as pessoas e a qualidade dos cuidados, ambos essenciais em unidades que prestam cuidados de saúde, que se querem diferenciados e de qualidade. /ABSTRACT - Assuming lhe urgency for controlo, evaluation and innovation in public hospitals management, and the fact that the Balanced Scorecard (BSC) is a management tool with recognized value in other sectors of activity, this thesis main objective is the development of a “Hospital BSC”, for the management and evaluation of a previously defined strategy, as a way of rationalizing management, using resources effectively and improving hospital performance. This thesis is organized in five chapters, namely: Theoretical framing; Conceptual Bases; Methodology; Development of the “Hospital BSC”; and Conclusive Synthesis. The chosen methodology is based, essentially, in the documentary and organizational analysis, complemented with a semi-structured interview to two hospital administrators. As a result, based on a specific hospital reality, a theoretical model (Hospital BSC) is elaborated and highly detailed, being developed in six stages: (1) Strategic Diagnosis; (2) Strategy Clarification; (3) Establishment of the Objectives, Critical Success Factors and Strategy Indicators; (4) Definition of Goals, Initiatives and Action Plans; (5) Organizational Performance Analysis, based on selected indicators, and (6) Tactical and Strategic Revision. As the Revision only makes sense after the practical implementation of the model, it is not, for that reason, subject to any sort of approach. This thesis reveals the real possibility, and even high suitability of the BSC to strategic management of public hospitals, for two main reasons. In the first place, because it compels to the previous definition of a strategic route, with which all the organization lines up; in the second place, because it incorporates non-financial indicators in management, related to the people and the quality of care, both of which are essential in units that provide health care, desired to be of a high standard of development and quality. |
id |
RCAP_e9b1eea5699fc9fc13c643aa2e804c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16112 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital públicoEstratégiaObjetivosIndicadoresMetasBalanced ScorecardStrategyObjectivesIndicatorsGoalsTendo como pressupostos, a urgência de controlo, avaliação e inovação na gestão hospitalar pública, e o facto de o Balanced Scorecard (BSC) ser uma ferramenta gerencial, com provas dadas em outros sectores de atividade, este trabalho tem como objetivo central o desenvolvimento de um “BSC Hospitalar”, para a gestão e monitorização de uma estratégia, previamente definida, de forma a racionalizar a gestão, utilizar eficazmente os recursos e melhorar o desempenho. Para conseguir esse objetivo, o trabalho apresenta-se organizado em cinco capítulos: Enquadramento teórico; Bases Conceptuais; Metodologia; Desenvolvimento do “BSC Hospitalar ”; e Síntese conclusiva. A metodologia utilizada assenta, essencialmente, na análise documental e organizacional, complementada com entrevista semiestruturada aos administradores hospitalares. Como resultado, tendo por base uma realidade hospitalar concreta, elabora-se e detalha-se exaustivamente um modelo teórico (BSC Hospitalar) que se desenvolve em seis fases: (1) Diagnóstico Estratégico; (2) Clarificação Estratégica; (3) Estabelecimento das Perspetivas e Identificação dos Objetivos, Fatores Críticos de Sucesso e Indicadores Estratégicos; (4) Definição das Metas, Iniciativas e Planos de ação; (5) Análise do Desempenho Organizacional, com base em alguns indicadores, e (6) Revisão Tácita e Estratégica. Uma vez que a Revisão só faz sentido após a implementação prática do modelo, não é, por essa razão, alvo de qualquer abordagem. O trabalho permite concluir da real possibilidade, senão mesmo particular adequação do BSC à gestão estratégica dos hospitais públicos, por duas razões principais. Em primeiro lugar, porque obriga à definição prévia de um rumo estratégico, com o qual se alinha toda a organização; em segundo, porque incorpora na gestão, indicadores não - financeiros, relacionados com as pessoas e a qualidade dos cuidados, ambos essenciais em unidades que prestam cuidados de saúde, que se querem diferenciados e de qualidade. /ABSTRACT - Assuming lhe urgency for controlo, evaluation and innovation in public hospitals management, and the fact that the Balanced Scorecard (BSC) is a management tool with recognized value in other sectors of activity, this thesis main objective is the development of a “Hospital BSC”, for the management and evaluation of a previously defined strategy, as a way of rationalizing management, using resources effectively and improving hospital performance. This thesis is organized in five chapters, namely: Theoretical framing; Conceptual Bases; Methodology; Development of the “Hospital BSC”; and Conclusive Synthesis. The chosen methodology is based, essentially, in the documentary and organizational analysis, complemented with a semi-structured interview to two hospital administrators. As a result, based on a specific hospital reality, a theoretical model (Hospital BSC) is elaborated and highly detailed, being developed in six stages: (1) Strategic Diagnosis; (2) Strategy Clarification; (3) Establishment of the Objectives, Critical Success Factors and Strategy Indicators; (4) Definition of Goals, Initiatives and Action Plans; (5) Organizational Performance Analysis, based on selected indicators, and (6) Tactical and Strategic Revision. As the Revision only makes sense after the practical implementation of the model, it is not, for that reason, subject to any sort of approach. This thesis reveals the real possibility, and even high suitability of the BSC to strategic management of public hospitals, for two main reasons. In the first place, because it compels to the previous definition of a strategic route, with which all the organization lines up; in the second place, because it incorporates non-financial indicators in management, related to the people and the quality of care, both of which are essential in units that provide health care, desired to be of a high standard of development and quality.Universidade de Évora2015-10-27T10:19:44Z2015-10-272006-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16112http://hdl.handle.net/10174/16112pordep. C.S.jmrnq@clix.pt661Nunes, Jorge Manuel Raposoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:34.355632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público |
title |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público |
spellingShingle |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público Nunes, Jorge Manuel Raposo Estratégia Objetivos Indicadores Metas Balanced Scorecard Strategy Objectives Indicators Goals |
title_short |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público |
title_full |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público |
title_fullStr |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público |
title_full_unstemmed |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público |
title_sort |
O balanced scorecard na gestão estratégica de um hospital público |
author |
Nunes, Jorge Manuel Raposo |
author_facet |
Nunes, Jorge Manuel Raposo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Jorge Manuel Raposo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Objetivos Indicadores Metas Balanced Scorecard Strategy Objectives Indicators Goals |
topic |
Estratégia Objetivos Indicadores Metas Balanced Scorecard Strategy Objectives Indicators Goals |
description |
Tendo como pressupostos, a urgência de controlo, avaliação e inovação na gestão hospitalar pública, e o facto de o Balanced Scorecard (BSC) ser uma ferramenta gerencial, com provas dadas em outros sectores de atividade, este trabalho tem como objetivo central o desenvolvimento de um “BSC Hospitalar”, para a gestão e monitorização de uma estratégia, previamente definida, de forma a racionalizar a gestão, utilizar eficazmente os recursos e melhorar o desempenho. Para conseguir esse objetivo, o trabalho apresenta-se organizado em cinco capítulos: Enquadramento teórico; Bases Conceptuais; Metodologia; Desenvolvimento do “BSC Hospitalar ”; e Síntese conclusiva. A metodologia utilizada assenta, essencialmente, na análise documental e organizacional, complementada com entrevista semiestruturada aos administradores hospitalares. Como resultado, tendo por base uma realidade hospitalar concreta, elabora-se e detalha-se exaustivamente um modelo teórico (BSC Hospitalar) que se desenvolve em seis fases: (1) Diagnóstico Estratégico; (2) Clarificação Estratégica; (3) Estabelecimento das Perspetivas e Identificação dos Objetivos, Fatores Críticos de Sucesso e Indicadores Estratégicos; (4) Definição das Metas, Iniciativas e Planos de ação; (5) Análise do Desempenho Organizacional, com base em alguns indicadores, e (6) Revisão Tácita e Estratégica. Uma vez que a Revisão só faz sentido após a implementação prática do modelo, não é, por essa razão, alvo de qualquer abordagem. O trabalho permite concluir da real possibilidade, senão mesmo particular adequação do BSC à gestão estratégica dos hospitais públicos, por duas razões principais. Em primeiro lugar, porque obriga à definição prévia de um rumo estratégico, com o qual se alinha toda a organização; em segundo, porque incorpora na gestão, indicadores não - financeiros, relacionados com as pessoas e a qualidade dos cuidados, ambos essenciais em unidades que prestam cuidados de saúde, que se querem diferenciados e de qualidade. /ABSTRACT - Assuming lhe urgency for controlo, evaluation and innovation in public hospitals management, and the fact that the Balanced Scorecard (BSC) is a management tool with recognized value in other sectors of activity, this thesis main objective is the development of a “Hospital BSC”, for the management and evaluation of a previously defined strategy, as a way of rationalizing management, using resources effectively and improving hospital performance. This thesis is organized in five chapters, namely: Theoretical framing; Conceptual Bases; Methodology; Development of the “Hospital BSC”; and Conclusive Synthesis. The chosen methodology is based, essentially, in the documentary and organizational analysis, complemented with a semi-structured interview to two hospital administrators. As a result, based on a specific hospital reality, a theoretical model (Hospital BSC) is elaborated and highly detailed, being developed in six stages: (1) Strategic Diagnosis; (2) Strategy Clarification; (3) Establishment of the Objectives, Critical Success Factors and Strategy Indicators; (4) Definition of Goals, Initiatives and Action Plans; (5) Organizational Performance Analysis, based on selected indicators, and (6) Tactical and Strategic Revision. As the Revision only makes sense after the practical implementation of the model, it is not, for that reason, subject to any sort of approach. This thesis reveals the real possibility, and even high suitability of the BSC to strategic management of public hospitals, for two main reasons. In the first place, because it compels to the previous definition of a strategic route, with which all the organization lines up; in the second place, because it incorporates non-financial indicators in management, related to the people and the quality of care, both of which are essential in units that provide health care, desired to be of a high standard of development and quality. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-01T00:00:00Z 2015-10-27T10:19:44Z 2015-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16112 http://hdl.handle.net/10174/16112 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
dep. C.S. jmrnq@clix.pt 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136568660721664 |