Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Fábio Luiz Derossi Cavalcanti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84670
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_498861768640302ddb1901e7d1ad270b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio EletrônicoApplication of the Balanced Scorecard for Growth in Electronic CommerceBalanced ScorecardComércio EletrônicoCrescimentoIndicadoresObjetivos EstratégicosBalanced ScorecardE-commerceGrowthIndicatorsStrategic ObjectivesRelatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaControlar e monitorar o exponencial crescimento de uma empresa startup na fase inicial de seu desenvolvimento pode ser a chave de sucesso para o futuro da companhia. Nos primeiros anos, as startups crescem a uma taxa elevadíssima, suas operações mudam de escala e suas estratégias sofrem alterações constantes – ainda mais no comércio eletrônico onde as mudanças são frenéticas e a competição acirrada. Glamping Hub está inserida exatamente nesse cenário. Uma plataforma digital para locação de propriedades alternativas em contato com a natureza, que desde sua criação em 2014, já aumentou o volume de sua operação em mais de quinze vezes. Esse crescimento brutal exige da liderança uma nova forma de gestão para manter toda a empresa integrada e orientada para atingimento dos objetivos. Neste contexto o modelo desenvolvido por Kaplan e Norton (1992), o Balanced Scorecard (BSC) surge como opção para controlar as medidas de desempenho financeiras e não-financeiras com o objetivo de guiar a empresa para cumprimento de sua missão e alcance da sua visão, respeitando sempre seus valores. Este modelo revolucionou os sistemas de gestão tradicionais, agregando elementos antes ignorados pelos gestores, explorando as relações causa-efeito dos objetivos estratégicos, utilizando métricas e indicadores para assegurar o cumprimento das metas estipuladas. Este trabalho apresenta uma revisão teórica da literatura, composta não apenas pelo modelo BSC, mas também de vários fatores importantes a serem considerados em negócios digitais, como embasamento para o objetivo principal do trabalho que é a aplicação do modelo na empresa, juntamente com análises e críticas dos resultados esperados.Controlling and monitoring the exponential growth of a startup company in the initial phase of its development may be the key to success for the company's future. In the early years, startups grow at a very high rate, their operations change in scale and their strategies change constantly – even more in e-commerce, where the changes are frenetic and there is a fierce competition. Glamping Hub is exactly in this scenario. A digital platform for renting alternative properties in the nature, which since its inception in 2014, has already increased its operation volume by more than fifteen times. This brutal growth requires that leadership provides a new form of managing to keep the whole company integrated and goal-oriented. In this context, the model developed by Kaplan and Norton (1992), Balanced Scorecard (BSC), is an option to control financial and non-financial performance measures with the objective of guiding the company to fulfill its mission and reach its vision, always respecting their values. This model has revolutionized traditional management systems, adding elements previously overlooked by managers, exploring cause-and-effect relationships of strategic objectives, using metrics and indicators to ensure compliance with stated goals. This paper presents a theoretical literature review, composed not only of the BSC model, but also of several important factors to be considered in digital business, as a basis for the main objective of the work that is the application of the model in the company, together with analysis and criticism to the expected results.2018-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84670http://hdl.handle.net/10316/84670TID:202159310porFilho, Fábio Luiz Derossi Cavalcantiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-27T15:00:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:13.720218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
Application of the Balanced Scorecard for Growth in Electronic Commerce
title Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
spellingShingle Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
Filho, Fábio Luiz Derossi Cavalcanti
Balanced Scorecard
Comércio Eletrônico
Crescimento
Indicadores
Objetivos Estratégicos
Balanced Scorecard
E-commerce
Growth
Indicators
Strategic Objectives
title_short Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
title_full Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
title_fullStr Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
title_full_unstemmed Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
title_sort Aplicação do Balanced Scorecard para Crescimento no Comércio Eletrônico
author Filho, Fábio Luiz Derossi Cavalcanti
author_facet Filho, Fábio Luiz Derossi Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Fábio Luiz Derossi Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard
Comércio Eletrônico
Crescimento
Indicadores
Objetivos Estratégicos
Balanced Scorecard
E-commerce
Growth
Indicators
Strategic Objectives
topic Balanced Scorecard
Comércio Eletrônico
Crescimento
Indicadores
Objetivos Estratégicos
Balanced Scorecard
E-commerce
Growth
Indicators
Strategic Objectives
description Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84670
http://hdl.handle.net/10316/84670
TID:202159310
url http://hdl.handle.net/10316/84670
identifier_str_mv TID:202159310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133952656539648