Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Liliana Filipa Aranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11493
Resumo: Este estudo surgiu devido a uma lacuna de investigação existente, sobre o estudo de satisfação de clientes, na banca corporativa de pequena dimensão mais propriamente, na zona de Trás-os-Montes, na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, CRL. Até ao momento existem alguns artigos/estudos sobre a satisfação de clientes em Portugal, contudo poucos abordam a área da Banca cooperativa, e não existe à data um estudo com foco numa população tão restrita, sendo acima de tudo esse o maior fator de inovação. A investigação a efetuar tem como objetivo entender qual o impacto de diversas dimensões como a qualidade do atendimento e funcionamento dos serviços, os recursos humanos, a confiança, a lealdade e os sentimentos influenciam a satisfação dos clientes. Será feita a aplicação de um questionário, previamente validado, onde se pretende avaliar o impacto de fatores como, a qualidade do atendimento pessoal, o funcionamento das Agências, os Recursos Humanos, a confiança, a lealdade e os sentimentos influenciam a satisfação do cliente com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, doravante CCAMTQ. O tratamento dos dados será feito com recurso aos softwares SPSS27/AMOS27 que permitirão estimar um modelo de equações estruturais. A principal inovação do estudo é a localização geográfica onde o mesmo é realizado, a zona de Trás-os-Montes e Alto Douro e ser introduzida uma nova dimensão denominada sentimentos/emoções na satisfação dos clientes a um questionário previamente validado e utilizado em diversos estudos.
id RCAP_e9bbf74043cbf5aab2e9834ad3a3b094
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11493
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.Satisfação de cliente bancárioLealdadeEste estudo surgiu devido a uma lacuna de investigação existente, sobre o estudo de satisfação de clientes, na banca corporativa de pequena dimensão mais propriamente, na zona de Trás-os-Montes, na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, CRL. Até ao momento existem alguns artigos/estudos sobre a satisfação de clientes em Portugal, contudo poucos abordam a área da Banca cooperativa, e não existe à data um estudo com foco numa população tão restrita, sendo acima de tudo esse o maior fator de inovação. A investigação a efetuar tem como objetivo entender qual o impacto de diversas dimensões como a qualidade do atendimento e funcionamento dos serviços, os recursos humanos, a confiança, a lealdade e os sentimentos influenciam a satisfação dos clientes. Será feita a aplicação de um questionário, previamente validado, onde se pretende avaliar o impacto de fatores como, a qualidade do atendimento pessoal, o funcionamento das Agências, os Recursos Humanos, a confiança, a lealdade e os sentimentos influenciam a satisfação do cliente com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, doravante CCAMTQ. O tratamento dos dados será feito com recurso aos softwares SPSS27/AMOS27 que permitirão estimar um modelo de equações estruturais. A principal inovação do estudo é a localização geográfica onde o mesmo é realizado, a zona de Trás-os-Montes e Alto Douro e ser introduzida uma nova dimensão denominada sentimentos/emoções na satisfação dos clientes a um questionário previamente validado e utilizado em diversos estudos.This study arose due to an existing research gap, on the study of customer satisfaction, in small-scale corporate banking, more specifically, in the Trás os Montes area, at Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, CRL. to date there are a few articles/studies on customer satisfaction in Portugal, however few address the area of cooperative banking, and there is no study to date focusing on such a restricted population, this being above all the biggest innovation factor. The research to be carried out aims to understand the impact of various dimensions such as the quality of service and operation of the Services, human resources, trust, loyalty and feelings influence customer satisfaction. A previously validated questionnaire will be applied, where it is intended to evaluate the impact of factors such as Quality of Personal Service, Agency Operation, Human Resources, Trust, Loyalty and Feelings influence on Customer satisfaction with CCAMTQ. Data processing will be done using SPSS27/AMOS27 software that will allow estimating a model of structural equations. The main innovation of the study is the geographical location where the study is carried out, the Trás-os-Montes and Alto Douro area, and the introduction of a new dimension called feelings/emotions in customer satisfaction to a previously validated questionnaire used in several studies.2023-04-12T12:44:46Z2022-10-31T00:00:00Z2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11493porFonseca, Liliana Filipa Arandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:40.328162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
title Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
spellingShingle Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
Fonseca, Liliana Filipa Aranda
Satisfação de cliente bancário
Lealdade
title_short Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
title_full Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
title_fullStr Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
title_full_unstemmed Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
title_sort Determinantes da satisfação dos clientes bancários: estudo do caso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, C.R.L.
author Fonseca, Liliana Filipa Aranda
author_facet Fonseca, Liliana Filipa Aranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Liliana Filipa Aranda
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação de cliente bancário
Lealdade
topic Satisfação de cliente bancário
Lealdade
description Este estudo surgiu devido a uma lacuna de investigação existente, sobre o estudo de satisfação de clientes, na banca corporativa de pequena dimensão mais propriamente, na zona de Trás-os-Montes, na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, CRL. Até ao momento existem alguns artigos/estudos sobre a satisfação de clientes em Portugal, contudo poucos abordam a área da Banca cooperativa, e não existe à data um estudo com foco numa população tão restrita, sendo acima de tudo esse o maior fator de inovação. A investigação a efetuar tem como objetivo entender qual o impacto de diversas dimensões como a qualidade do atendimento e funcionamento dos serviços, os recursos humanos, a confiança, a lealdade e os sentimentos influenciam a satisfação dos clientes. Será feita a aplicação de um questionário, previamente validado, onde se pretende avaliar o impacto de fatores como, a qualidade do atendimento pessoal, o funcionamento das Agências, os Recursos Humanos, a confiança, a lealdade e os sentimentos influenciam a satisfação do cliente com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Terra Quente, doravante CCAMTQ. O tratamento dos dados será feito com recurso aos softwares SPSS27/AMOS27 que permitirão estimar um modelo de equações estruturais. A principal inovação do estudo é a localização geográfica onde o mesmo é realizado, a zona de Trás-os-Montes e Alto Douro e ser introduzida uma nova dimensão denominada sentimentos/emoções na satisfação dos clientes a um questionário previamente validado e utilizado em diversos estudos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31T00:00:00Z
2022-10-31
2023-04-12T12:44:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11493
url http://hdl.handle.net/10348/11493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137122256420864