Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8857 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação |
id |
RCAP_e9d576642e8c33abdfc940a0a5485a63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga681.324621.395Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias de Informação e ComunicaçãoÉ verdade que desde os primórdios da humanidade estamos dependentes das tecnologias, mas hoje mais do que nunca isso se verifica. São exemplo disso, o telemóvel e o Messenger. Estas duas recentes e populares tecnologias de informação e comunicação da sociedade contemporânea cativaram as crianças não sendo, por isso, de estranhar o modo apaixonado como utilizam e manipulam no quotidiano estas tecnologias que privilegiam a escrita. Enquanto actores sociais, as crianças assumem um papel pioneiro no que diz respeito às tendências tecnológicas em voga na sociedade de consumo globalizada. Contudo, a forma como as crianças usam estas tecnologias na gestão do dia-a-dia comunicacional e relacional é, ainda, pouco documentada cientificamente. Há uma nova geração, com características de mobilidade e interactividade próprias, cujo quotidiano, subordinado às novas tecnologias, assenta numa forma de comunicar, relacionar e viver ainda desconhecido para nós. Este estudo quantitativo visa estudar como crianças do 5º e 6º ano de duas escolas do distrito de Braga utilizam o telemóvel e o Messenger; aferir se são dependentes destes meios de comunicação; e verificar se as características sóciodemográficas têm alguma influência na utilização destas tecnologias.It is true that from the origins of the humanity we are dependent on the technologies, but today that happens more than ever. The mobile phone and the Messenger, two of the most recent and popular information and communication technologies of the contemporary society are an example of that. They fascinate children and, therefore, it is not strange the way they use and manipulate in everyday life these technologies that privilege the writing. While social actors, children assume a pioneer role concerning the technological tendencies of nowadays globalized consumption society. Nevertheless, the way children use these technologies in the management of day to day communicational and relational life is still very little scientifically documented. There is a new generation, which everyday life is subordinated to the new technologies, with its own characteristics of mobility and interactivity and a way of communicating, relating and living, still unknown for us. This quantitative research aims to study how children of the 5th and 6th grade from two schools on the district of Braga use the mobile phone and the Messenger; to check if they are dependants of these media; and verify if social-demographic characteristics influence in the use of these technologies.Machado, Maria José Alves da SilvaUniversidade do MinhoCastro, Teresa Sofia Pereira Dias de2008-09-292008-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:08.652043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga |
title |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga |
spellingShingle |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de 681.324 621.395 |
title_short |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga |
title_full |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga |
title_fullStr |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga |
title_full_unstemmed |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga |
title_sort |
Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga |
author |
Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de |
author_facet |
Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Maria José Alves da Silva Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
681.324 621.395 |
topic |
681.324 621.395 |
description |
Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-29 2008-09-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8857 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132677420351488 |