Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8857
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação
id RCAP_e9d576642e8c33abdfc940a0a5485a63
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8857
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga681.324621.395Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias de Informação e ComunicaçãoÉ verdade que desde os primórdios da humanidade estamos dependentes das tecnologias, mas hoje mais do que nunca isso se verifica. São exemplo disso, o telemóvel e o Messenger. Estas duas recentes e populares tecnologias de informação e comunicação da sociedade contemporânea cativaram as crianças não sendo, por isso, de estranhar o modo apaixonado como utilizam e manipulam no quotidiano estas tecnologias que privilegiam a escrita. Enquanto actores sociais, as crianças assumem um papel pioneiro no que diz respeito às tendências tecnológicas em voga na sociedade de consumo globalizada. Contudo, a forma como as crianças usam estas tecnologias na gestão do dia-a-dia comunicacional e relacional é, ainda, pouco documentada cientificamente. Há uma nova geração, com características de mobilidade e interactividade próprias, cujo quotidiano, subordinado às novas tecnologias, assenta numa forma de comunicar, relacionar e viver ainda desconhecido para nós. Este estudo quantitativo visa estudar como crianças do 5º e 6º ano de duas escolas do distrito de Braga utilizam o telemóvel e o Messenger; aferir se são dependentes destes meios de comunicação; e verificar se as características sóciodemográficas têm alguma influência na utilização destas tecnologias.It is true that from the origins of the humanity we are dependent on the technologies, but today that happens more than ever. The mobile phone and the Messenger, two of the most recent and popular information and communication technologies of the contemporary society are an example of that. They fascinate children and, therefore, it is not strange the way they use and manipulate in everyday life these technologies that privilege the writing. While social actors, children assume a pioneer role concerning the technological tendencies of nowadays globalized consumption society. Nevertheless, the way children use these technologies in the management of day to day communicational and relational life is still very little scientifically documented. There is a new generation, which everyday life is subordinated to the new technologies, with its own characteristics of mobility and interactivity and a way of communicating, relating and living, still unknown for us. This quantitative research aims to study how children of the 5th and 6th grade from two schools on the district of Braga use the mobile phone and the Messenger; to check if they are dependants of these media; and verify if social-demographic characteristics influence in the use of these technologies.Machado, Maria José Alves da SilvaUniversidade do MinhoCastro, Teresa Sofia Pereira Dias de2008-09-292008-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:08.652043Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
title Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
spellingShingle Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de
681.324
621.395
title_short Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
title_full Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
title_fullStr Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
title_full_unstemmed Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
title_sort Quando as teclas falam, as palavras calam : estudo sobre a utilização do telemóvel e do messenger por crianças do 5º e 6º ano do distrito de Braga
author Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de
author_facet Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Maria José Alves da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv 681.324
621.395
topic 681.324
621.395
description Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-29
2008-09-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8857
url http://hdl.handle.net/1822/8857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132677420351488