Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Catarina Patrícia Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1850
Resumo: Este relatório final é composto por duas partes, sendo que uma delas faz um registo global acerca do estágio desenvolvido, tanto a nível da Educação Pré-escolar como do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mencionando, principalmente, as exigências do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um texto que comporta uma reflexão sobre determinados aspetos pedagógicos, que visam a promoção de aprendizagens efetivas e significativas dos alunos. A segunda parte deste relatório final, consiste numa investigação sobre o trabalho da escola e dos professores com os alunos oriundos de estratos socioculturais desfavorecidos, tendo como suporte uma orientação sociológica. Este estudo faz uma abordagem da evolução que a educação sofreu ao longo dos últimos tempos, dando ênfase ao ensino de elites, que se baseava nas práticas tradicionais/expositivas, e ao ensino de massas, que se perspetiva uma prática direcionada para o construtivismo. Este último suscitou, ao longo do relatório final, uma análise da heterogeneidade social e cultural, é-lhe dado também uma maior relevância, pois a prática pedagógica e curricular assume uma especial importância face à caraterização da população escolar, de modo a dar resposta às suas dificuldades/necessidades. As alterações curriculares e pedagógicas face à diversidade cultural dos alunos, envolvem certos problemas estruturais da educação, tais como o mando centralizado que os documentos normativos exercem sobre o funcionamento das escolas. Neste caso, a impotência da escola em relação ao combate das desigualdades sociais, torna-se evidente, implicando aspetos como a seletividade escolar, as pré-noções concebidas pelos professores, os códigos linguísticos e a metodologia aplicada. Face às abordagens teóricas e empíricas, reforçamos o facto de que a organização escolar do estudo evidencia uma visão mais ampla no que diz respeito ao desenvolvimento e gestão curricular, apostando na superação dos problemas escolares anteriormente suscitados.
id RCAP_ea26d94607712382d9f7a93e19056d17
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escolaEscolaSocializaçãoAprendizagemCulturaSociedadeDiversidadeEste relatório final é composto por duas partes, sendo que uma delas faz um registo global acerca do estágio desenvolvido, tanto a nível da Educação Pré-escolar como do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mencionando, principalmente, as exigências do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um texto que comporta uma reflexão sobre determinados aspetos pedagógicos, que visam a promoção de aprendizagens efetivas e significativas dos alunos. A segunda parte deste relatório final, consiste numa investigação sobre o trabalho da escola e dos professores com os alunos oriundos de estratos socioculturais desfavorecidos, tendo como suporte uma orientação sociológica. Este estudo faz uma abordagem da evolução que a educação sofreu ao longo dos últimos tempos, dando ênfase ao ensino de elites, que se baseava nas práticas tradicionais/expositivas, e ao ensino de massas, que se perspetiva uma prática direcionada para o construtivismo. Este último suscitou, ao longo do relatório final, uma análise da heterogeneidade social e cultural, é-lhe dado também uma maior relevância, pois a prática pedagógica e curricular assume uma especial importância face à caraterização da população escolar, de modo a dar resposta às suas dificuldades/necessidades. As alterações curriculares e pedagógicas face à diversidade cultural dos alunos, envolvem certos problemas estruturais da educação, tais como o mando centralizado que os documentos normativos exercem sobre o funcionamento das escolas. Neste caso, a impotência da escola em relação ao combate das desigualdades sociais, torna-se evidente, implicando aspetos como a seletividade escolar, as pré-noções concebidas pelos professores, os códigos linguísticos e a metodologia aplicada. Face às abordagens teóricas e empíricas, reforçamos o facto de que a organização escolar do estudo evidencia uma visão mais ampla no que diz respeito ao desenvolvimento e gestão curricular, apostando na superação dos problemas escolares anteriormente suscitados.This final report is composed by two parts, where one of them consists of an overall record on the stage of, both at pre-school education and at the first cycle of Basic Education (CEB), citing primarily the requirements on the process of teaching and learning. This is a text that includes a reflection on certain educational aspects, with the aim to promote significant and effective learning of students. The second part of this report consists in an investigation into the work of schools and teachers with students from disadvantaged socio-cultural backgrounds, supported by a sociological orientation. This study is an approach to the evolution of education that has suffered over recent times, emphasizing the teaching of elites, which was based on traditional practices / exhibitions, and education of the big groups which is a practice oriented by perspective to constructivism. The final report is based on the analysis of social and cultural heterogeneity and gives even greater importance because of the curriculum and pedagogical practice. Therefore more importance is given to the characterization of the school population in order to meet to their problems/needs. Curricular and pedagogical changes in the comparison to cultural diversity of students, involves certain structural problems of education, such as "mando centralizado normative documents" that have on the functioning of schools In this case, the importance of school towards combating social inequalities is evident, such as the selection of schools, pre-notions by teachers, language codes and methodology applied. Given the theoretical and empirical approaches, we reinforce the fact that the school organization of the study, highlights a broader view regarding the development and management curriculum, focusing on overcoming the problems raised before.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRamalho, HenriqueRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Catarina Patrícia Almeida2013-10-16T12:51:13Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1850porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.108354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
title Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
spellingShingle Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
Marques, Catarina Patrícia Almeida
Escola
Socialização
Aprendizagem
Cultura
Sociedade
Diversidade
title_short Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
title_full Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
title_fullStr Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
title_full_unstemmed Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
title_sort Práticas de ensino supervisionadas e uma abordagem sociológica ao trabalho da escola
author Marques, Catarina Patrícia Almeida
author_facet Marques, Catarina Patrícia Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Ramalho, Henrique
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Catarina Patrícia Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Socialização
Aprendizagem
Cultura
Sociedade
Diversidade
topic Escola
Socialização
Aprendizagem
Cultura
Sociedade
Diversidade
description Este relatório final é composto por duas partes, sendo que uma delas faz um registo global acerca do estágio desenvolvido, tanto a nível da Educação Pré-escolar como do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mencionando, principalmente, as exigências do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um texto que comporta uma reflexão sobre determinados aspetos pedagógicos, que visam a promoção de aprendizagens efetivas e significativas dos alunos. A segunda parte deste relatório final, consiste numa investigação sobre o trabalho da escola e dos professores com os alunos oriundos de estratos socioculturais desfavorecidos, tendo como suporte uma orientação sociológica. Este estudo faz uma abordagem da evolução que a educação sofreu ao longo dos últimos tempos, dando ênfase ao ensino de elites, que se baseava nas práticas tradicionais/expositivas, e ao ensino de massas, que se perspetiva uma prática direcionada para o construtivismo. Este último suscitou, ao longo do relatório final, uma análise da heterogeneidade social e cultural, é-lhe dado também uma maior relevância, pois a prática pedagógica e curricular assume uma especial importância face à caraterização da população escolar, de modo a dar resposta às suas dificuldades/necessidades. As alterações curriculares e pedagógicas face à diversidade cultural dos alunos, envolvem certos problemas estruturais da educação, tais como o mando centralizado que os documentos normativos exercem sobre o funcionamento das escolas. Neste caso, a impotência da escola em relação ao combate das desigualdades sociais, torna-se evidente, implicando aspetos como a seletividade escolar, as pré-noções concebidas pelos professores, os códigos linguísticos e a metodologia aplicada. Face às abordagens teóricas e empíricas, reforçamos o facto de que a organização escolar do estudo evidencia uma visão mais ampla no que diz respeito ao desenvolvimento e gestão curricular, apostando na superação dos problemas escolares anteriormente suscitados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-16T12:51:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1850
url http://hdl.handle.net/10400.19/1850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876456468480