Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Laurinda Teresa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5931
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como temática «O contributo do jogo dramático para a promoção da interacção entre as crianças no jardim-de-infância». Com este estudo pretendemos investigar de que modo a expressão dramática pode promover a interacção entre as crianças, assim como demonstrar de que forma a expressão dramática pode contribuir, de forma articulada e integradora, para o desenvolvimento global da criança, incluindo aqui as outras áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. A fundamentação teórica deste estudo centra-se no processo de desenvolvimento cognitivo da criança em idade pré-escolar. A metodologia adoptada foi a investigação-acção e os métodos de recolha de dados utilizados foram: a observação directa e participante, os registos fotográficos, os diálogos das crianças e a escala de envolvimento da criança. A análise dos dados obtidos demonstrou que as crianças realizaram experiências de aprendizagem que lhes permitiram desenvolver competências essenciais ao nível das diferentes áreas de conteúdo. Para além da introdução e das considerações finais, o trabalho comporta quatro partes essenciais: o enquadramento teórico, a metodologia adoptada, a contextualização da acção educativa e a descrição das actividades práticas, levadas a cabo no Jardim-de-infância onde o estudo se realizou.This report was conducted within the curriculum unit of Practice of Supervised Teaching from the course Masters on Pre-school Education and has as its theme "The use of drama to promote interaction among children in pre-school age." With this study we intend to research on how drama can promote interaction among children, as well as demonstrate how drama can contribute in a coordinated and integrated way to the overall development of the child, including here the other areas of content of the curriculum guidelines for pre-school education. The theoretical study focuses on the process of cognitive development of the child at pre-school age. The methodology used was an action research and the data collection methods used were by direct observation and participation, photographic records, children dialogues and the amount of their involvement. The results of the data base shows that children have learning experiences that allows them to develop the core skills at different levels from the content areas. Apart from the introduction and final consideration, the work has four main parts: theoretical framework, the methodology adopted, the contextualization of the learning plan and description of the practical activities undertaken within the pre-school where the study took place.
id RCAP_0d99765c7948aaeabb58ff78f34f1904
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5931
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolarEducação pré-escolarExperiências de aprendizagemDesenvolvimento cognitivoContributoInteracçãoSocializaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como temática «O contributo do jogo dramático para a promoção da interacção entre as crianças no jardim-de-infância». Com este estudo pretendemos investigar de que modo a expressão dramática pode promover a interacção entre as crianças, assim como demonstrar de que forma a expressão dramática pode contribuir, de forma articulada e integradora, para o desenvolvimento global da criança, incluindo aqui as outras áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. A fundamentação teórica deste estudo centra-se no processo de desenvolvimento cognitivo da criança em idade pré-escolar. A metodologia adoptada foi a investigação-acção e os métodos de recolha de dados utilizados foram: a observação directa e participante, os registos fotográficos, os diálogos das crianças e a escala de envolvimento da criança. A análise dos dados obtidos demonstrou que as crianças realizaram experiências de aprendizagem que lhes permitiram desenvolver competências essenciais ao nível das diferentes áreas de conteúdo. Para além da introdução e das considerações finais, o trabalho comporta quatro partes essenciais: o enquadramento teórico, a metodologia adoptada, a contextualização da acção educativa e a descrição das actividades práticas, levadas a cabo no Jardim-de-infância onde o estudo se realizou.This report was conducted within the curriculum unit of Practice of Supervised Teaching from the course Masters on Pre-school Education and has as its theme "The use of drama to promote interaction among children in pre-school age." With this study we intend to research on how drama can promote interaction among children, as well as demonstrate how drama can contribute in a coordinated and integrated way to the overall development of the child, including here the other areas of content of the curriculum guidelines for pre-school education. The theoretical study focuses on the process of cognitive development of the child at pre-school age. The methodology used was an action research and the data collection methods used were by direct observation and participation, photographic records, children dialogues and the amount of their involvement. The results of the data base shows that children have learning experiences that allows them to develop the core skills at different levels from the content areas. Apart from the introduction and final consideration, the work has four main parts: theoretical framework, the methodology adopted, the contextualization of the learning plan and description of the practical activities undertaken within the pre-school where the study took place.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBBarros, Laurinda Teresa2011-07-21T17:14:14Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5931porBarros, Laurinda Teresa (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:19Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5931Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:09.419301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
Barros, Laurinda Teresa
Educação pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Contributo
Interacção
Socialização
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
author Barros, Laurinda Teresa
author_facet Barros, Laurinda Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Laurinda Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Contributo
Interacção
Socialização
topic Educação pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Contributo
Interacção
Socialização
description O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como temática «O contributo do jogo dramático para a promoção da interacção entre as crianças no jardim-de-infância». Com este estudo pretendemos investigar de que modo a expressão dramática pode promover a interacção entre as crianças, assim como demonstrar de que forma a expressão dramática pode contribuir, de forma articulada e integradora, para o desenvolvimento global da criança, incluindo aqui as outras áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. A fundamentação teórica deste estudo centra-se no processo de desenvolvimento cognitivo da criança em idade pré-escolar. A metodologia adoptada foi a investigação-acção e os métodos de recolha de dados utilizados foram: a observação directa e participante, os registos fotográficos, os diálogos das crianças e a escala de envolvimento da criança. A análise dos dados obtidos demonstrou que as crianças realizaram experiências de aprendizagem que lhes permitiram desenvolver competências essenciais ao nível das diferentes áreas de conteúdo. Para além da introdução e das considerações finais, o trabalho comporta quatro partes essenciais: o enquadramento teórico, a metodologia adoptada, a contextualização da acção educativa e a descrição das actividades práticas, levadas a cabo no Jardim-de-infância onde o estudo se realizou.This report was conducted within the curriculum unit of Practice of Supervised Teaching from the course Masters on Pre-school Education and has as its theme "The use of drama to promote interaction among children in pre-school age." With this study we intend to research on how drama can promote interaction among children, as well as demonstrate how drama can contribute in a coordinated and integrated way to the overall development of the child, including here the other areas of content of the curriculum guidelines for pre-school education. The theoretical study focuses on the process of cognitive development of the child at pre-school age. The methodology used was an action research and the data collection methods used were by direct observation and participation, photographic records, children dialogues and the amount of their involvement. The results of the data base shows that children have learning experiences that allows them to develop the core skills at different levels from the content areas. Apart from the introduction and final consideration, the work has four main parts: theoretical framework, the methodology adopted, the contextualization of the learning plan and description of the practical activities undertaken within the pre-school where the study took place.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-21T17:14:14Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5931
url http://hdl.handle.net/10198/5931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Laurinda Teresa (2011). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135199737413632