Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coroado, Mafalda Raquel de Matos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7987
Resumo: A importância do estudo das rotinas familiares tem sido evidenciada na literatura, salientando-se o seu papel protetor relativamente à saúde das crianças, nomeadamente no que concerne à saúde física. Alguns instrumentos têm vindo a ser desenvolvidos para avaliarem as rotinas, no entanto ainda se verifica a existência de poucas ferramentas para a avaliação das rotinas das crianças em idade pré-escolar. A presente investigação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um primeiro estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa do Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ: P; Wittig, 2005), assim como contribuir para a compreensão da relação entre as rotinas das crianças em idade pré-escolar, as rotinas familiares e o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças. Para a realização deste estudo recorreu-se a uma amostra composta por 104 pais de crianças em idade pré-escolar, residentes nos distritos de Castelo Branco e Santarém. A análise fatorial exploratória realizada demonstrou que a estrutura original do instrumento não se revelou a mais apropriada para a presente amostra, sendo apresentada uma solução fatorial de 6 fatores. O coeficiente de alfa de Cronbach para a escala total foi de .85. No que diz respeito a diferenças nas rotinas da criança atendendo à classificação do IMC verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da escala total do CRQ: P, e das subescalas Disciplina e Atividades/Atenção Positiva, com as crianças de peso normal a apresentarem mais rotinas. Nas rotinas familiares da Hora de Jantar não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças com diferentes níveis de IMC. São discutidas as características psicométricas da versão portuguesa do CRQ:P, bem como os contributos para o estudo das rotinas em crianças em idade pré-escolar.
id RCAP_ea2823215451238a0943d3f6a5f86e99
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolarUm estudo exploratórioChild Routines Questionnaire: PreschoolÍndice de Massa CorporalPré-EscolarRotinas da CriançaRotinas FamiliaresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA importância do estudo das rotinas familiares tem sido evidenciada na literatura, salientando-se o seu papel protetor relativamente à saúde das crianças, nomeadamente no que concerne à saúde física. Alguns instrumentos têm vindo a ser desenvolvidos para avaliarem as rotinas, no entanto ainda se verifica a existência de poucas ferramentas para a avaliação das rotinas das crianças em idade pré-escolar. A presente investigação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um primeiro estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa do Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ: P; Wittig, 2005), assim como contribuir para a compreensão da relação entre as rotinas das crianças em idade pré-escolar, as rotinas familiares e o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças. Para a realização deste estudo recorreu-se a uma amostra composta por 104 pais de crianças em idade pré-escolar, residentes nos distritos de Castelo Branco e Santarém. A análise fatorial exploratória realizada demonstrou que a estrutura original do instrumento não se revelou a mais apropriada para a presente amostra, sendo apresentada uma solução fatorial de 6 fatores. O coeficiente de alfa de Cronbach para a escala total foi de .85. No que diz respeito a diferenças nas rotinas da criança atendendo à classificação do IMC verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da escala total do CRQ: P, e das subescalas Disciplina e Atividades/Atenção Positiva, com as crianças de peso normal a apresentarem mais rotinas. Nas rotinas familiares da Hora de Jantar não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças com diferentes níveis de IMC. São discutidas as características psicométricas da versão portuguesa do CRQ:P, bem como os contributos para o estudo das rotinas em crianças em idade pré-escolar.The importance of studying family routines has been emphasized in the literature for several reasons. One of them is their protective role regarding the children's health, particularly with regard to physical health. Some instruments have been developed to assess routines, however, there are still few tools to evaluate the routines of younger children. The main goal of this research is the development of an exploratory study of adaptation and validation to the Portuguese population of the Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ: P; Wittig, 2005), as well as to contribute to the understanding of the relation between family and child routines and the children’s Body Mass Index (BMI). For the present study, the sample included 104 parents of preschool children living in the districts of Castelo Branco and Santarém. The exploratory factor analysis revealed that the original factor structure of the instrument was not the most appropriate, and a factor solution of 6 factors was presented. The Cronbach alpha coefficient for the total scale was .85. Regarding differences on the child's routines according to the classification of BMI, statistically significant differences were found for the total scale of the CRQ: P, and the subscales Discipline and Activities/Positive Attention, with children with normal weight having more routines. There were no significant differences in the family mealtime routine between children with different BMI. The psychometric characteristics of the Portuguese version of the CRQ: P are discussed, as well as the contributions for the study of routines in preschool children.Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaMajor, Sofia de OliveirauBibliorumCoroado, Mafalda Raquel de Matos2019-12-18T17:24:46Z2017-07-202017-06-272017-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7987TID:202341143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:25.400220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
Um estudo exploratório
title Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
spellingShingle Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
Coroado, Mafalda Raquel de Matos
Child Routines Questionnaire: Preschool
Índice de Massa Corporal
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Rotinas Familiares
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
title_full Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
title_fullStr Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
title_sort Rotinas da criança, rotinas familiares e saúde física da criança em idade pré-escolar
author Coroado, Mafalda Raquel de Matos
author_facet Coroado, Mafalda Raquel de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa
Major, Sofia de Oliveira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Coroado, Mafalda Raquel de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Child Routines Questionnaire: Preschool
Índice de Massa Corporal
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Rotinas Familiares
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Child Routines Questionnaire: Preschool
Índice de Massa Corporal
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Rotinas Familiares
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A importância do estudo das rotinas familiares tem sido evidenciada na literatura, salientando-se o seu papel protetor relativamente à saúde das crianças, nomeadamente no que concerne à saúde física. Alguns instrumentos têm vindo a ser desenvolvidos para avaliarem as rotinas, no entanto ainda se verifica a existência de poucas ferramentas para a avaliação das rotinas das crianças em idade pré-escolar. A presente investigação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um primeiro estudo exploratório de adaptação e validação para a população portuguesa do Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ: P; Wittig, 2005), assim como contribuir para a compreensão da relação entre as rotinas das crianças em idade pré-escolar, as rotinas familiares e o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças. Para a realização deste estudo recorreu-se a uma amostra composta por 104 pais de crianças em idade pré-escolar, residentes nos distritos de Castelo Branco e Santarém. A análise fatorial exploratória realizada demonstrou que a estrutura original do instrumento não se revelou a mais apropriada para a presente amostra, sendo apresentada uma solução fatorial de 6 fatores. O coeficiente de alfa de Cronbach para a escala total foi de .85. No que diz respeito a diferenças nas rotinas da criança atendendo à classificação do IMC verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da escala total do CRQ: P, e das subescalas Disciplina e Atividades/Atenção Positiva, com as crianças de peso normal a apresentarem mais rotinas. Nas rotinas familiares da Hora de Jantar não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre crianças com diferentes níveis de IMC. São discutidas as características psicométricas da versão portuguesa do CRQ:P, bem como os contributos para o estudo das rotinas em crianças em idade pré-escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-20
2017-06-27
2017-07-20T00:00:00Z
2019-12-18T17:24:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7987
TID:202341143
url http://hdl.handle.net/10400.6/7987
identifier_str_mv TID:202341143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136378162774016