50% inspiração, 50% diversão. Estórias articuladas - uma abordagem analógica e digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ângela Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19256
Resumo: O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Neste documento de natureza reflexiva encontra-se espelhado o processo da formação da mestranda durante a PES, pelo que se desenvolveram basicamente as quatro fases da supervisão: observação, planificação, ação e reflexão, contribuindo estas para a transformação da prática educativa e, ainda, o projeto de Investigação que envolve o professor no processo reflexivo. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Deste modo, a PES ofereceu a oportunidade de pensar, planear, arriscar e implementar diversas estratégias e explorar recursos analógicos e digitais que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem das crianças nos dois ciclos de ensino (1ºCEB e 2ºCEB). Assim a mestranda deteve uma visão longitudinal de ambos os contextos, adaptando as suas práticas e a sua postura às necessidades emergentes. Face a uma metodologia com características de investigação-ação, este RE apresenta ainda um capítulo referente à componente investigativa em formato de artigo científico. Nesta investigação procurou-se averiguar e conhecer o impacto do uso de recursos analógico e digitais no envolvimento e na construção de aprendizagens em conteúdos específicos das áreas de Matemática e Português, em alunos do 4º ano de escolaridade. Sendo, no entanto, este RE a conclusão da formação inicial da docente de perfil duplo, a mestranda tem plena consciência de que este é apenas o início do seu sonho e da enorme caminhada que pretende percorrer. Desta forma considera-se que o professor deve ansiar pela transformação das práticas educativas, procurando inspirações no contexto que permitam inovar e criar práticas e estratégias que fomentem o interesse dos alunos, levando estes a construir conhecimentos de forma divertida e interessada. Assim sendo, é fundamental que o docente se empenhe e se entregue plenamente à condição 50% inspiração e 50% diversão, que dá nome ao presente relatório de estágio.
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Neste documento de natureza reflexiva encontra-se espelhado o processo da formação da mestranda durante a PES, pelo que se desenvolveram basicamente as quatro fases da supervisão: observação, planificação, ação e reflexão, contribuindo estas para a transformação da prática educativa e, ainda, o projeto de Investigação que envolve o professor no processo reflexivo. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Deste modo, a PES ofereceu a oportunidade de pensar, planear, arriscar e implementar diversas estratégias e explorar recursos analógicos e digitais que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem das crianças nos dois ciclos de ensino (1ºCEB e 2ºCEB). Assim a mestranda deteve uma visão longitudinal de ambos os contextos, adaptando as suas práticas e a sua postura às necessidades emergentes. Face a uma metodologia com características de investigação-ação, este RE apresenta ainda um capítulo referente à componente investigativa em formato de artigo científico. Nesta investigação procurou-se averiguar e conhecer o impacto do uso de recursos analógico e digitais no envolvimento e na construção de aprendizagens em conteúdos específicos das áreas de Matemática e Português, em alunos do 4º ano de escolaridade. Sendo, no entanto, este RE a conclusão da formação inicial da docente de perfil duplo, a mestranda tem plena consciência de que este é apenas o início do seu sonho e da enorme caminhada que pretende percorrer. Desta forma considera-se que o professor deve ansiar pela transformação das práticas educativas, procurando inspirações no contexto que permitam inovar e criar práticas e estratégias que fomentem o interesse dos alunos, levando estes a construir conhecimentos de forma divertida e interessada. Assim sendo, é fundamental que o docente se empenhe e se entregue plenamente à condição 50% inspiração e 50% diversão, que dá nome ao presente relatório de estágio.This Internship Report (RE) comes within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES), which is part of the Study Plan of the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in 2nd CEB. This reflective document reflects the process of the master's student training during the PES, in which the four phases of supervision were basically developed: observation, planning, action and thought, contributing to the transformation of educational practice and, also, the research project that involves the teacher in the reflective process. In the elaboration of this RE, theoretical and legal assumptions that support the educational and pedagogical practice of the master's student were mobilized in the context of action. In this way, PES offered the opportunity to think, plan, take risks and implement different strategies and explore analogic and digital resources that facilitated the teaching and learning process of children in the two cycles of education (1°CEB and 2°CEB). Thus, the master's student had a longitudinal view of both contexts, adapting her practices and posture to emerging needs. In view of a methodology with research-action characteristics, this RE also presents a chapter referring to the investigative component in the format of a scientific article. This investigation sought to investigate and understand the impact of the use of analogue and digital resources on the involvement and construction of learning in specific contents in the areas of Mathematics and Portuguese, in 4th grade students. Since, however, this RE is the conclusion of the initial training of a dual-profile teacher, the master's student is fully aware that this is just the beginning of her dream and of the enormous journey she intends to take. Thus, it is considered that the teacher should strive for the transformation of educational practices, seeking inspiration in the context that allow innovation and create practices and strategies that foster the interest of students, leading them to build knowledge in a fun and interesting way. Therefore, it is essential that the teacher commits and fully surrenders to the 50% inspiration and 50% fun condition, which gives its name to this internship report.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Ângela Silva2022-01-03T11:38:21Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19256TID:202940985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:19.759512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Ferreira, Ângela Silva
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