A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Sandra Araújo Kuznetsova
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7626
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_ea47ec1be02986b5b485ca584f39297f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7626
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigasDança clássicaRespiraçãoCoordenaçãoAllegroClassical balletCoordinationBreathingRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O nosso estágio desenvolveu-se no âmbito das aulas de técnica de dança clássica (TDC) com uma turma de 17 alunas do 7º ano vocacional da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN). O objetivo principal do estágio, cujos resultados apresentamos neste Relatório, consistiu em „alertar‟ as alunas para a importância da correta coordenação dos braços (aliada à totalidade do corpo) na execução do grande allegro. Efetivamente, tal coordenação, trabalhada e „absorvida‟ de forma consciente e consistente, e em conjunto com uma respiração atenta e cuidada, pode influenciar beneficamente a amplitude, a deslocação, a precisão e, em última análise, o aspeto „estético‟ do grande allegro. Considerámos a nossa temática pertinente na medida em que a vasta e variada bibliografia consagrada à dança clássica não aborda este assunto de modo específico e pormenorizadamente, tratando-o, normalmente, como um assunto em certa medida apenas „adjacente‟, subsidiário (pelo que recorremos frequentemente à experiência pessoal enquanto bailarina profissional). Não obstante, a aturada pesquisa bibliográfica por nós efetuada ajudou-nos a enquadrar e a fundamentar muitas das ideias diretrizes, das afirmações e das conclusões apresentadas no presente Relatório. A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho encontra-se sob a égide da investigação-ação. Por essa razão os instrumentos de recolha de dados a que recorremos são típicos deste género de estudo; efetuámos grelhas de observação e diários de bordo que, aliados à pesquisa bibliográfica nos ajudaram a estruturar o Relatório, bem como a „afinar‟ a própria estratégia de intervenção ao longo do período de lecionação. De uma maneira geral considerámos que os resultados da nossa intervenção pedagógica foram satisfatórios; conseguimos que a maioria das alunas aprendesse, aplicasse e parcialmente interiorizasse a correta coordenação dos braços ao longo da aula, beneficiando desta maneira também a execução dos grandes saltos.ABSTRACT: Our internship was developed in the Classical Ballet course with 17 students from the seventh year of Vocational Dance Education in The National Conservatory Dance School of Portugal (EDCN). The main objective of our Internship, with its results presented in this Final Report, consists in transmitting the importance of proper coordination of the arms (coordinated with the rest of the body) during the grand allegro. Actually, coordination, worked and absorbed in a conscious and consistent manner, with the attend and careful use of breathing, can benefit the amplitude, movement, precision and the aesthetic aspect of the grand allegro. We consider that our theme is pertinent since the vast majority and diverse bibliography consecrated to Classical Ballet, does not approach this specific detailed matter, but deals with this matter merely secondary attached (and therefore we used our professional dance experience frequently). Not despite, the vast bibliographical research has helped us to frame and support many direct ideas, affirmations and conclusions presented in this Report. The practiced methodology to elaborate this report lies under the action-research method. For this reason the instruments of data collection used are typical for this kind of investigation; we used observation grids and a logbook which, combined with our theoretical framework helped us structure the Report, as did it fine tune our intervention strategy for teaching throughout the internship. In general we consider that the majority of students learned, applied and partially interiorized the correct arm coordination over the course of the class, benefitting in this way also the execution of the big jumps.Nascimento, VandaRCIPLResende, Sandra Araújo Kuznetsova2017-11-29T15:18:41Z2016-10-252016-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7626TID:201338521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:31.632814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
title A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
spellingShingle A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
Resende, Sandra Araújo Kuznetsova
Dança clássica
Respiração
Coordenação
Allegro
Classical ballet
Coordination
Breathing
title_short A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
title_full A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
title_fullStr A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
title_full_unstemmed A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
title_sort A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
author Resende, Sandra Araújo Kuznetsova
author_facet Resende, Sandra Araújo Kuznetsova
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Vanda
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Sandra Araújo Kuznetsova
dc.subject.por.fl_str_mv Dança clássica
Respiração
Coordenação
Allegro
Classical ballet
Coordination
Breathing
topic Dança clássica
Respiração
Coordenação
Allegro
Classical ballet
Coordination
Breathing
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-25
2016-10-25T00:00:00Z
2017-11-29T15:18:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7626
TID:201338521
url http://hdl.handle.net/10400.21/7626
identifier_str_mv TID:201338521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426084741120