A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7626 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
id |
RCAP_ea47ec1be02986b5b485ca584f39297f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigasDança clássicaRespiraçãoCoordenaçãoAllegroClassical balletCoordinationBreathingRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.O nosso estágio desenvolveu-se no âmbito das aulas de técnica de dança clássica (TDC) com uma turma de 17 alunas do 7º ano vocacional da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN). O objetivo principal do estágio, cujos resultados apresentamos neste Relatório, consistiu em „alertar‟ as alunas para a importância da correta coordenação dos braços (aliada à totalidade do corpo) na execução do grande allegro. Efetivamente, tal coordenação, trabalhada e „absorvida‟ de forma consciente e consistente, e em conjunto com uma respiração atenta e cuidada, pode influenciar beneficamente a amplitude, a deslocação, a precisão e, em última análise, o aspeto „estético‟ do grande allegro. Considerámos a nossa temática pertinente na medida em que a vasta e variada bibliografia consagrada à dança clássica não aborda este assunto de modo específico e pormenorizadamente, tratando-o, normalmente, como um assunto em certa medida apenas „adjacente‟, subsidiário (pelo que recorremos frequentemente à experiência pessoal enquanto bailarina profissional). Não obstante, a aturada pesquisa bibliográfica por nós efetuada ajudou-nos a enquadrar e a fundamentar muitas das ideias diretrizes, das afirmações e das conclusões apresentadas no presente Relatório. A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho encontra-se sob a égide da investigação-ação. Por essa razão os instrumentos de recolha de dados a que recorremos são típicos deste género de estudo; efetuámos grelhas de observação e diários de bordo que, aliados à pesquisa bibliográfica nos ajudaram a estruturar o Relatório, bem como a „afinar‟ a própria estratégia de intervenção ao longo do período de lecionação. De uma maneira geral considerámos que os resultados da nossa intervenção pedagógica foram satisfatórios; conseguimos que a maioria das alunas aprendesse, aplicasse e parcialmente interiorizasse a correta coordenação dos braços ao longo da aula, beneficiando desta maneira também a execução dos grandes saltos.ABSTRACT: Our internship was developed in the Classical Ballet course with 17 students from the seventh year of Vocational Dance Education in The National Conservatory Dance School of Portugal (EDCN). The main objective of our Internship, with its results presented in this Final Report, consists in transmitting the importance of proper coordination of the arms (coordinated with the rest of the body) during the grand allegro. Actually, coordination, worked and absorbed in a conscious and consistent manner, with the attend and careful use of breathing, can benefit the amplitude, movement, precision and the aesthetic aspect of the grand allegro. We consider that our theme is pertinent since the vast majority and diverse bibliography consecrated to Classical Ballet, does not approach this specific detailed matter, but deals with this matter merely secondary attached (and therefore we used our professional dance experience frequently). Not despite, the vast bibliographical research has helped us to frame and support many direct ideas, affirmations and conclusions presented in this Report. The practiced methodology to elaborate this report lies under the action-research method. For this reason the instruments of data collection used are typical for this kind of investigation; we used observation grids and a logbook which, combined with our theoretical framework helped us structure the Report, as did it fine tune our intervention strategy for teaching throughout the internship. In general we consider that the majority of students learned, applied and partially interiorized the correct arm coordination over the course of the class, benefitting in this way also the execution of the big jumps.Nascimento, VandaRCIPLResende, Sandra Araújo Kuznetsova2017-11-29T15:18:41Z2016-10-252016-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7626TID:201338521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:31.632814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas |
title |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas |
spellingShingle |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas Resende, Sandra Araújo Kuznetsova Dança clássica Respiração Coordenação Allegro Classical ballet Coordination Breathing |
title_short |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas |
title_full |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas |
title_fullStr |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas |
title_full_unstemmed |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas |
title_sort |
A coordenação dos braços como potenciador técnico e artístico do grande allegro na aula de técnica de dança clássica : Escola de Dança do Conservatório Nacional 7º ano / turma de raparigas |
author |
Resende, Sandra Araújo Kuznetsova |
author_facet |
Resende, Sandra Araújo Kuznetsova |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Vanda RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Sandra Araújo Kuznetsova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança clássica Respiração Coordenação Allegro Classical ballet Coordination Breathing |
topic |
Dança clássica Respiração Coordenação Allegro Classical ballet Coordination Breathing |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-25 2016-10-25T00:00:00Z 2017-11-29T15:18:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/7626 TID:201338521 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/7626 |
identifier_str_mv |
TID:201338521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133426084741120 |