O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão, Susana Cristina Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12548
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares. A compreensão do que são empresas familiares, os vários conceitos de marketing interno e de qualidade total, as fontes e os instrumentos utilizados foram parte fundamental do estudo teórico. Para a sua elaboração foram efetuados questionários aos colaboradores de um grupo de empresas familiares e entrevista à gestora para a qualidade, e visaram atingir os objetivos específicos definidos para se alcançar o objetivo principal do trabalho. Com a realização do trabalho verificou-se que o marketing interno praticado pelas empresas analisadas influencia diretamente a qualidade total nos recursos humanos, na medida em que um colaborador satisfeito e motivado irá desempenhar as suas tarefas com uma maior eficiência e eficácia o que conduzirá a uma maior qualidade que se irá refletir no cliente externo; Abstract: The present work had as main objective to evaluate the impact of internal marketing and total quality in human resources in family businesses. The understanding of which are family businesses, the various concepts of internal marketing and overall quality, the sources and instruments used were a fundamental part of theoretical study. For its preparation were carried out questionnaires to employees of a group of family enterprises and an interview with managing for quality, and aimed at achieving specific objectives defined to achieve the main goal of the work. With the completion of the work it was found that the internal marketing practiced by companies analyzed directly influences the overall quality in human resources, to the extent that a satisfied and motivated developer will carry out its tasks with greater efficiency and effectiveness which will lead to a higher quality that will reflect on the external client.
id RCAP_ea7c9a4bd56fef79eac7e3e594dc2d6e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de casoMarketing internoQualidade totalGestão de recursos humanosEmpresas familiaresInternal marketingTotal qualityHuman resource managementFamily businessesO presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares. A compreensão do que são empresas familiares, os vários conceitos de marketing interno e de qualidade total, as fontes e os instrumentos utilizados foram parte fundamental do estudo teórico. Para a sua elaboração foram efetuados questionários aos colaboradores de um grupo de empresas familiares e entrevista à gestora para a qualidade, e visaram atingir os objetivos específicos definidos para se alcançar o objetivo principal do trabalho. Com a realização do trabalho verificou-se que o marketing interno praticado pelas empresas analisadas influencia diretamente a qualidade total nos recursos humanos, na medida em que um colaborador satisfeito e motivado irá desempenhar as suas tarefas com uma maior eficiência e eficácia o que conduzirá a uma maior qualidade que se irá refletir no cliente externo; Abstract: The present work had as main objective to evaluate the impact of internal marketing and total quality in human resources in family businesses. The understanding of which are family businesses, the various concepts of internal marketing and overall quality, the sources and instruments used were a fundamental part of theoretical study. For its preparation were carried out questionnaires to employees of a group of family enterprises and an interview with managing for quality, and aimed at achieving specific objectives defined to achieve the main goal of the work. With the completion of the work it was found that the internal marketing practiced by companies analyzed directly influences the overall quality in human resources, to the extent that a satisfied and motivated developer will carry out its tasks with greater efficiency and effectiveness which will lead to a higher quality that will reflect on the external client.Universidade de Évora2015-01-27T18:19:56Z2015-01-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12548http://hdl.handle.net/10174/12548TID:201190818porDepartamento de Gestãocris_serrao@hotmail.com256Serrão, Susana Cristina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:57.159423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
title O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
spellingShingle O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
Serrão, Susana Cristina Martins
Marketing interno
Qualidade total
Gestão de recursos humanos
Empresas familiares
Internal marketing
Total quality
Human resource management
Family businesses
title_short O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
title_full O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
title_fullStr O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
title_full_unstemmed O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
title_sort O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
author Serrão, Susana Cristina Martins
author_facet Serrão, Susana Cristina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão, Susana Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Qualidade total
Gestão de recursos humanos
Empresas familiares
Internal marketing
Total quality
Human resource management
Family businesses
topic Marketing interno
Qualidade total
Gestão de recursos humanos
Empresas familiares
Internal marketing
Total quality
Human resource management
Family businesses
description O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares. A compreensão do que são empresas familiares, os vários conceitos de marketing interno e de qualidade total, as fontes e os instrumentos utilizados foram parte fundamental do estudo teórico. Para a sua elaboração foram efetuados questionários aos colaboradores de um grupo de empresas familiares e entrevista à gestora para a qualidade, e visaram atingir os objetivos específicos definidos para se alcançar o objetivo principal do trabalho. Com a realização do trabalho verificou-se que o marketing interno praticado pelas empresas analisadas influencia diretamente a qualidade total nos recursos humanos, na medida em que um colaborador satisfeito e motivado irá desempenhar as suas tarefas com uma maior eficiência e eficácia o que conduzirá a uma maior qualidade que se irá refletir no cliente externo; Abstract: The present work had as main objective to evaluate the impact of internal marketing and total quality in human resources in family businesses. The understanding of which are family businesses, the various concepts of internal marketing and overall quality, the sources and instruments used were a fundamental part of theoretical study. For its preparation were carried out questionnaires to employees of a group of family enterprises and an interview with managing for quality, and aimed at achieving specific objectives defined to achieve the main goal of the work. With the completion of the work it was found that the internal marketing practiced by companies analyzed directly influences the overall quality in human resources, to the extent that a satisfied and motivated developer will carry out its tasks with greater efficiency and effectiveness which will lead to a higher quality that will reflect on the external client.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-01-27T18:19:56Z
2015-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12548
http://hdl.handle.net/10174/12548
TID:201190818
url http://hdl.handle.net/10174/12548
identifier_str_mv TID:201190818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
cris_serrao@hotmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136544725925888