O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12548 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares. A compreensão do que são empresas familiares, os vários conceitos de marketing interno e de qualidade total, as fontes e os instrumentos utilizados foram parte fundamental do estudo teórico. Para a sua elaboração foram efetuados questionários aos colaboradores de um grupo de empresas familiares e entrevista à gestora para a qualidade, e visaram atingir os objetivos específicos definidos para se alcançar o objetivo principal do trabalho. Com a realização do trabalho verificou-se que o marketing interno praticado pelas empresas analisadas influencia diretamente a qualidade total nos recursos humanos, na medida em que um colaborador satisfeito e motivado irá desempenhar as suas tarefas com uma maior eficiência e eficácia o que conduzirá a uma maior qualidade que se irá refletir no cliente externo; Abstract: The present work had as main objective to evaluate the impact of internal marketing and total quality in human resources in family businesses. The understanding of which are family businesses, the various concepts of internal marketing and overall quality, the sources and instruments used were a fundamental part of theoretical study. For its preparation were carried out questionnaires to employees of a group of family enterprises and an interview with managing for quality, and aimed at achieving specific objectives defined to achieve the main goal of the work. With the completion of the work it was found that the internal marketing practiced by companies analyzed directly influences the overall quality in human resources, to the extent that a satisfied and motivated developer will carry out its tasks with greater efficiency and effectiveness which will lead to a higher quality that will reflect on the external client. |
id |
RCAP_ea7c9a4bd56fef79eac7e3e594dc2d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12548 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de casoMarketing internoQualidade totalGestão de recursos humanosEmpresas familiaresInternal marketingTotal qualityHuman resource managementFamily businessesO presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares. A compreensão do que são empresas familiares, os vários conceitos de marketing interno e de qualidade total, as fontes e os instrumentos utilizados foram parte fundamental do estudo teórico. Para a sua elaboração foram efetuados questionários aos colaboradores de um grupo de empresas familiares e entrevista à gestora para a qualidade, e visaram atingir os objetivos específicos definidos para se alcançar o objetivo principal do trabalho. Com a realização do trabalho verificou-se que o marketing interno praticado pelas empresas analisadas influencia diretamente a qualidade total nos recursos humanos, na medida em que um colaborador satisfeito e motivado irá desempenhar as suas tarefas com uma maior eficiência e eficácia o que conduzirá a uma maior qualidade que se irá refletir no cliente externo; Abstract: The present work had as main objective to evaluate the impact of internal marketing and total quality in human resources in family businesses. The understanding of which are family businesses, the various concepts of internal marketing and overall quality, the sources and instruments used were a fundamental part of theoretical study. For its preparation were carried out questionnaires to employees of a group of family enterprises and an interview with managing for quality, and aimed at achieving specific objectives defined to achieve the main goal of the work. With the completion of the work it was found that the internal marketing practiced by companies analyzed directly influences the overall quality in human resources, to the extent that a satisfied and motivated developer will carry out its tasks with greater efficiency and effectiveness which will lead to a higher quality that will reflect on the external client.Universidade de Évora2015-01-27T18:19:56Z2015-01-272013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12548http://hdl.handle.net/10174/12548TID:201190818porDepartamento de Gestãocris_serrao@hotmail.com256Serrão, Susana Cristina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:57.159423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso |
title |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso |
spellingShingle |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso Serrão, Susana Cristina Martins Marketing interno Qualidade total Gestão de recursos humanos Empresas familiares Internal marketing Total quality Human resource management Family businesses |
title_short |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso |
title_full |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso |
title_fullStr |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso |
title_sort |
O impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares: estudo de caso |
author |
Serrão, Susana Cristina Martins |
author_facet |
Serrão, Susana Cristina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrão, Susana Cristina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing interno Qualidade total Gestão de recursos humanos Empresas familiares Internal marketing Total quality Human resource management Family businesses |
topic |
Marketing interno Qualidade total Gestão de recursos humanos Empresas familiares Internal marketing Total quality Human resource management Family businesses |
description |
O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o impacto do marketing interno e da qualidade total nos recursos humanos nas empresas familiares. A compreensão do que são empresas familiares, os vários conceitos de marketing interno e de qualidade total, as fontes e os instrumentos utilizados foram parte fundamental do estudo teórico. Para a sua elaboração foram efetuados questionários aos colaboradores de um grupo de empresas familiares e entrevista à gestora para a qualidade, e visaram atingir os objetivos específicos definidos para se alcançar o objetivo principal do trabalho. Com a realização do trabalho verificou-se que o marketing interno praticado pelas empresas analisadas influencia diretamente a qualidade total nos recursos humanos, na medida em que um colaborador satisfeito e motivado irá desempenhar as suas tarefas com uma maior eficiência e eficácia o que conduzirá a uma maior qualidade que se irá refletir no cliente externo; Abstract: The present work had as main objective to evaluate the impact of internal marketing and total quality in human resources in family businesses. The understanding of which are family businesses, the various concepts of internal marketing and overall quality, the sources and instruments used were a fundamental part of theoretical study. For its preparation were carried out questionnaires to employees of a group of family enterprises and an interview with managing for quality, and aimed at achieving specific objectives defined to achieve the main goal of the work. With the completion of the work it was found that the internal marketing practiced by companies analyzed directly influences the overall quality in human resources, to the extent that a satisfied and motivated developer will carry out its tasks with greater efficiency and effectiveness which will lead to a higher quality that will reflect on the external client. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-01-27T18:19:56Z 2015-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12548 http://hdl.handle.net/10174/12548 TID:201190818 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12548 |
identifier_str_mv |
TID:201190818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão cris_serrao@hotmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136544725925888 |