Análise da estrutura de pavimento do projeto de execução da ligação da EN329 à EN229 (Vila de Sátão)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luís Miguel dos Santos Paulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93505
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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As vias de comunicação municipais são importantes, a sua complementaridade à rede nacional é fundamental, para garantir a acessibilidade a algumas populações e o escoamento do produto das suas atividades económicas. Na pavimentação de estradas tem-se presenciado uma evolução técnica que é extremamente importante, de modo a encontrar e aperfeiçoar o melhor método de dimensionamento, um objetivo que a engenharia deverá alcançar.Com este trabalho prende-se analisar o projeto de dimensionamento da estrutura de pavimento da ligação da EN229 com a EN329, uma ligação que visa retirar o tráfego de atravessamento de veículos pesados do centro da vila de Sátão. O projeto em questão baseou-se apenas nas estruturas de pavimento definidas no Manual de Conceção de Pavimentos para Rede Rodoviária Nacional (MACOPAV) desenvolvido pela Junta Autónoma de Estradas, agora Infraestruturas de Portugal. Assim sendo, pretende-se avaliar o efeito de diferentes variáveis (nomeadamente, volume de tráfego, sua agressividade e crescimento, velocidade do tráfego, temperatura, capacidade de suporte da fundação e tipo de betume) na estrutura do pavimento. Para tal, comparam-se procedimentos do MACOPAV e do método da Shell, calcula-se a resposta estrutural nos prontos críticos da estrutura do pavimento, recorrendo ao KENPAVE, e compara-se essa resposta com a obtida nas leis de transferência da Shell, de modo a obter o dano que deverá ser cerca de 80%. Adicionalmente, são estudados cenários associados ao tráfego que poderá ser gerado pelo parque empresarial de Sátão, até agora reduzido.Da análise efetuada, concluiu-se que as variáveis com maior impacto na estrutura do pavimento são o módulo de deformabilidade do solo de fundação, a agressividade do tráfego, o tipo de betume e a velocidade.With the lack of government investment on local roads, city councils are forced to make major investments in road construction in order to create alternatives to heavy-crossing traffic from the center of their towns and cities.The need to reduce costs while maintaining the quality of roads is fundamental for the financial equilibrium of municipalities, so a quality project and a low labor cost must be guaranteed. The municipal roads are important, their complementarity to the national network is fundamental, to guarantee the accessibility to some populations and the disposal of the product of their economic activities. In the paving of roads has been witnessed a technical evolution that is extremely important to find and perfect the best method of design, a goal that engineering must achieve.The aim of this work is to analyze the design of the EN229 link pavement structure with EN329, a link that aims to remove heavy traffic from the center of the town of Sátão. The project in question was based only on the pavement structures defined in the Manual for the Design of Pavements for National Road Network (MACOPAV) developed by the Autonomous Roads Board, now Infrastructures of Portugal. Thus, it is intended to evaluate the effect of different variables (namely, traffic volume, its aggressiveness and growth, traffic speed, temperature, foundation support capacity and type of bitumen) in the pavement structure. For this, MACOPAV and Shell method procedures are compared, the structural response is calculated on the critical ready-made pavement structure using KENPAVE and this response is compared with that obtained in the Shell transfer laws, in order to obtain the damage that should be about 80%. In addition, scenarios associated with traffic that can be generated by the business park of Sátão, until now reduced, are studied.From the analysis carried out, it was concluded that the variables with the greatest impact on the pavement structure are the deformability modulus of the subgrade, the agressiveness factor, the bitumen grade and the speed.2019-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93505http://hdl.handle.net/10316/93505TID:202306747porOliveira, Luís Miguel dos Santos Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:55:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:25.510327Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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