Investigação dos efeitos das solicitações do tráfego sobre o desempenho de pavimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Júnior, José Leomar
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-09042018-102257/
Resumo: Este trabalho investiga os efeitos das solicitações do tráfego sobre o desempenho de pavimentos. Dentre vários fatores de tráfego analisados preliminarmente, são selecionados a carga por eixo, a pressão de enchimento dos pneus, o tipo de rodagem, o tipo de pneu e a distribuição da pressão de contato pneu-pavimento. Visando investigar em maior profundidade os efeitos desses fatores, inclusive os de suas interações, efetua-se uma programação fatorial de simulações determinísticas, que inclui também 8 estruturas de pavimento e 5 respostas estruturais: deflexão superficial, deformação horizontal de tração e deformação vertical de compressão na fibra inferior do revestimento asfáltico, deformação vertical de compressão no topo do subleito e tensão horizontal de tração na fibra inferior da camada tratada com cimento, calculadas por 2 programas computacionais (ELSYM5, para análises elástico-lineares, e ILLI-PAVE, para análises elástico-não-lineares). Da análise estatística dos resultados das simulações são obtidos modelos empírico-mecanísticos para cálculo dos Fatores de Equivalência de Cargas. Com esses Fatores de Equivalência de Cargas e mediante utilização do programa de Gerência de Pavimentos HDM III são calculados os impactos econômicos dos fatores de tráfego selecionados sobre as parcelas de custos rodoviários (construção, manutenção e operação). Faz-se análise crítica dos fatores de equivalência de cargas adotados pelas normas brasileiras e internacionais e apresentam-se sugestões para a incorporação dos resultados deste trabalho aos métodos de dimensionamento de pavimentos e de dosagem de misturas asfálticas. No que diz respeito à regulamentação técnica de pesos e dimensões dos veículos rodoviários de carga e à alocação dos custos, investigam-se, em detalhe, as implicações do uso de pneus extralargos em substituição às rodas duplas convencionais, a utilização de pneus com elevadas pressões de enchimento, vários cenários de sobrecarga e a utilização de veículos combinados longos (VCLs).
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