Avaliação da agressividade do tráfego pesado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiras, Hélder dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48221
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Infraestruturas Viárias)
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spelling Avaliação da agressividade do tráfego pesadoEvaluation of the heavy traffic damage on road pavementsPavimentos flexíveisDimensionamentoTráfegoAgressividadeFlexible pavementsDesignTrafficDamageEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado em Engenharia Urbana (área de especialização em Infraestruturas Viárias)Os dados de tráfego integram as ações fundamentais a considerar no dimensionamento de pavimentos rodoviários. O número equivalente de eixos equivalente ao eixo padrão (NEEP) utilizado no dimensionamento de pavimentos é dado pelo tráfego acumulado de veículos pesados durante o período de vida útil do pavimento, multiplicado por um fator camião, que traduz a agressividade desses mesmos veículos. Os veículos que circulam com cargas por eixo acima do limite máximo legal provocam danos significativos nos pavimentos, aumentando o custo da sua construção ou reabilitação. Através de postos de pesagem e contagem de veículos pesados, instalados em vários locais da rede rodoviária, é possível fazer uma correta avaliação do tráfego, e investigar o impacto dos veículos que circulam sobrecarregados. O presente estudo tem como principal objetivo a avaliação da agressividade do tráfego pesado recorrendo a resultados de uma campanha de pesagem de veículos pesados, utilizando para o efeito diferentes métodos no cálculo da agressividade. Para a realização deste trabalho foram usados três métodos no cálculo da agressividade, nomeadamente o método da 4ª potência, o método francês e o método desenvolvido pelo Professor Jorge Pais, designado neste trabalho por método JPais. A investigação permitiu, a partir dos resultados obtidos, avaliar o efeito das sobrecargas no dimensionamento de pavimentos flexíveis.Traffic data constitute a fundamental input required on the road pavement design. The equivalent number of standard axles (ESAL), used in the road pavement design, is determined by the accumulated traffic of overload vehicles during the useful life of the pavement, multiplied by a truck factor, which reflects the damage of those vehicles in the pavement. Vehicles that travel with axle loads above the maximum legal limit cause significant damage to the pavements, increasing the pavement construction and rehabilitation cost. Through installed weigh stations, and counting trucks, installed at various locations on the road network, it is possible to make a correct assessment of the traffic, and to investigate the impact of overloaded vehicles. This study has as main objective to evaluate the damage of overload traffic using the results of a weighing stations of heavy vehicles, using different methods for the calculation. To accomplish this work, three methods were used to calculate the damage, namely, the fourth power method, the French method and JPais method, the last developed by Professor Jorge Pais. The investigation allowed, with the obtained results, to evaluate the effect of the overload vehicles in the design of flexible pavements.Pais, Jorge C.Universidade do MinhoFigueiras, Hélder dos Santos2017-03-232017-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48221por201682974info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48221Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:31.567194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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