O povo da floresta adormecida : a população da ilha das Flores (1681-1720)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/283 |
Resumo: | Os primeiros povoadores da ilha evitaram as altas charnecas do interior, batidas pelo vento e de difícil acesso, e os seus descendentes seguiramlhes o exemplo, de modo que as povoações das Flores se foram distribuindo pela orla costeira. Mas o relevo acidentado e os muitos cursos de água dificultavam as comunicações entre os povoados. Por este motivo se pode afirmar que «o mar (...) substituiu parcialmente, até à relativamente poucas décadas, os caminhos que não havia»1. Nos Livros de Óbitos das freguesias de São Pedro em Ponta Delgada e de Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, confirmando, ainda que de forma trágica, a utilização do mar como estrada local, este surge como um lugar de morte. Por exemplo, no primeiro dia de Setembro de 1717, perderam nele a vida dois homens casados, moradores na Lomba, quando regressavam de Santa Cruz a casa2. Contudo, a percentagem de mortes em naufrágios é baixa, ficando, na freguesia de S. Pedro, um pouco aquém dos 3%, apesar da ligação ao mar pela navegação efectuada entre o porto de Ponta Delgada e o Corvo. Dos 304 óbitos aí ocorridos entre 1675 e 1720, apenas 9 se referem claramente a mortes em naufrágios. [...] |
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O povo da floresta adormecida : a população da ilha das Flores (1681-1720)Demografia HistóricaHistória dos Açores (séc. XVII-XVIII)Ilha das Flores (1681-1720)Sociedade Açoriana (séc. XVII-XVIII)Os primeiros povoadores da ilha evitaram as altas charnecas do interior, batidas pelo vento e de difícil acesso, e os seus descendentes seguiramlhes o exemplo, de modo que as povoações das Flores se foram distribuindo pela orla costeira. Mas o relevo acidentado e os muitos cursos de água dificultavam as comunicações entre os povoados. Por este motivo se pode afirmar que «o mar (...) substituiu parcialmente, até à relativamente poucas décadas, os caminhos que não havia»1. Nos Livros de Óbitos das freguesias de São Pedro em Ponta Delgada e de Nossa Senhora da Conceição em Santa Cruz, confirmando, ainda que de forma trágica, a utilização do mar como estrada local, este surge como um lugar de morte. Por exemplo, no primeiro dia de Setembro de 1717, perderam nele a vida dois homens casados, moradores na Lomba, quando regressavam de Santa Cruz a casa2. Contudo, a percentagem de mortes em naufrágios é baixa, ficando, na freguesia de S. Pedro, um pouco aquém dos 3%, apesar da ligação ao mar pela navegação efectuada entre o porto de Ponta Delgada e o Corvo. Dos 304 óbitos aí ocorridos entre 1675 e 1720, apenas 9 se referem claramente a mortes em naufrágios. [...]Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresBoavida, Isabel2009-09-14T11:04:18Z19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/283por"ARQUIPÉLAGO. História". ISSN 0871-7664. 2ª série, vol. 3 (1999): 177-2500871-7664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:26Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:15.794643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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