Aprendizagem de animação 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Miguel Ganhão Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52269
Resumo: Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_ea99a850ee253e1d291a1413f3f24a14
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem de animação 3DAnimaçãoModelação 3DMultimédiaEnsino secundário (12º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Neste relatório da prática de ensino supervisionada, apresentarei o contexto detalhado das várias aulas lecionadas com recurso a metodologias ativas, como Flipped Class Room ou MIPO, na área da animação 3D, no Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, Escola Secundária de Sacavém, Professora Cooperante Paula Alcobia e Turma 12º LH/SE, de 17 alunos, na disciplina de Aplicações Informáticas B no subdomínio: Tipos de Media dinâmicos: vídeo, áudio, animação no ano letivo 2020/21. Este trabalho teve por objetivo dotar os alunos de ferramentas técnicas, que lhes permitissem no final do ano letivo: • Desenvolver, modelar e animar, em ambiente digital, um modelo 3D; • Exportar e importar um projeto editável entre diferentes softwares; • Criar uma animação de introdução ao projeto final da disciplina. Para o efeito, foram revistos autores internacionais, como Bhati ou Mayer, em campos como o processo de produção multimédia 3D ou pelo estudo de uso de suportes multimédia em ensino. No fim da intervenção, os alunos foram capazes de produzir um filme de animação digital e, desta forma, responder à questão base inicial da intervenção: como realizar a avaliação estética de produtos multimédia em vídeo, através de modelação e animação 3D? A intervenção foi positiva, estando a sua discussão, em detalhe, documentada ao longo deste projeto, de importância relevante por ser em língua portuguesa com recurso a ferramentas multimédia freeware e standards, passível de ser replicado noutros meios académicos com sucesso.In this supervised teaching practice report, I will present the detailed context of the various classes taught using active methodologies, such as Flipped Classroom or MIPO, in the area of 3D animation, in Eduardo Gageiro Grouping Schools, Sacavém Secondary School, Paula Alcobia Cooperating Teacher and Class 12º LH/SE, of 17 students, in the subject of Computer Applications B in the subdomain: Types of Dynamic Media: video, audio, animation in school year 2020/21. This work aimed to provide students with technical tools that would allow them, at the end of the school year, • To develop, model and animate, in a digital environment, a 3D model; • Export and import an editable project between different software; • Create an introduction animation for the final project of the course. For this purpose, international authors, such as Bhati or Mayer, were reviewed, in fields such as the 3D multimedia production process or the study of the use of multimedia supports in teaching. At the end of the intervention, the students were able to produce a digital animation film thus, this way, answer the intervention initial question: how to carry out the aesthetic evaluation of multimedia video products, through 3D modelling and animation? The intervention was positive, with its discussion, in detail, documented throughout this project, of relevant importance for being in Portuguese, using freeware multimedia and standards tools, capable of being successfully replicated in other academic media.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Coelho, José Romana Baptista, 1986-Repositório da Universidade de LisboaMartins, João Miguel Ganhão Nunes2022-04-11T11:12:54Z20212021-06-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:25.966426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de animação 3D
title Aprendizagem de animação 3D
spellingShingle Aprendizagem de animação 3D
Martins, João Miguel Ganhão Nunes
Animação
Modelação 3D
Multimédia
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprendizagem de animação 3D
title_full Aprendizagem de animação 3D
title_fullStr Aprendizagem de animação 3D
title_full_unstemmed Aprendizagem de animação 3D
title_sort Aprendizagem de animação 3D
author Martins, João Miguel Ganhão Nunes
author_facet Martins, João Miguel Ganhão Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Coelho, José Romana Baptista, 1986-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Miguel Ganhão Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Modelação 3D
Multimédia
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Animação
Modelação 3D
Multimédia
Ensino secundário (12º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-06-21
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-11T11:12:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52269
url http://hdl.handle.net/10451/52269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134584513757184