Aprendizagem de animação 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52269 |
Resumo: | Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_ea99a850ee253e1d291a1413f3f24a14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52269 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem de animação 3DAnimaçãoModelação 3DMultimédiaEnsino secundário (12º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Neste relatório da prática de ensino supervisionada, apresentarei o contexto detalhado das várias aulas lecionadas com recurso a metodologias ativas, como Flipped Class Room ou MIPO, na área da animação 3D, no Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, Escola Secundária de Sacavém, Professora Cooperante Paula Alcobia e Turma 12º LH/SE, de 17 alunos, na disciplina de Aplicações Informáticas B no subdomínio: Tipos de Media dinâmicos: vídeo, áudio, animação no ano letivo 2020/21. Este trabalho teve por objetivo dotar os alunos de ferramentas técnicas, que lhes permitissem no final do ano letivo: • Desenvolver, modelar e animar, em ambiente digital, um modelo 3D; • Exportar e importar um projeto editável entre diferentes softwares; • Criar uma animação de introdução ao projeto final da disciplina. Para o efeito, foram revistos autores internacionais, como Bhati ou Mayer, em campos como o processo de produção multimédia 3D ou pelo estudo de uso de suportes multimédia em ensino. No fim da intervenção, os alunos foram capazes de produzir um filme de animação digital e, desta forma, responder à questão base inicial da intervenção: como realizar a avaliação estética de produtos multimédia em vídeo, através de modelação e animação 3D? A intervenção foi positiva, estando a sua discussão, em detalhe, documentada ao longo deste projeto, de importância relevante por ser em língua portuguesa com recurso a ferramentas multimédia freeware e standards, passível de ser replicado noutros meios académicos com sucesso.In this supervised teaching practice report, I will present the detailed context of the various classes taught using active methodologies, such as Flipped Classroom or MIPO, in the area of 3D animation, in Eduardo Gageiro Grouping Schools, Sacavém Secondary School, Paula Alcobia Cooperating Teacher and Class 12º LH/SE, of 17 students, in the subject of Computer Applications B in the subdomain: Types of Dynamic Media: video, audio, animation in school year 2020/21. This work aimed to provide students with technical tools that would allow them, at the end of the school year, • To develop, model and animate, in a digital environment, a 3D model; • Export and import an editable project between different software; • Create an introduction animation for the final project of the course. For this purpose, international authors, such as Bhati or Mayer, were reviewed, in fields such as the 3D multimedia production process or the study of the use of multimedia supports in teaching. At the end of the intervention, the students were able to produce a digital animation film thus, this way, answer the intervention initial question: how to carry out the aesthetic evaluation of multimedia video products, through 3D modelling and animation? The intervention was positive, with its discussion, in detail, documented throughout this project, of relevant importance for being in Portuguese, using freeware multimedia and standards tools, capable of being successfully replicated in other academic media.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Coelho, José Romana Baptista, 1986-Repositório da Universidade de LisboaMartins, João Miguel Ganhão Nunes2022-04-11T11:12:54Z20212021-06-212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:25.966426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de animação 3D |
title |
Aprendizagem de animação 3D |
spellingShingle |
Aprendizagem de animação 3D Martins, João Miguel Ganhão Nunes Animação Modelação 3D Multimédia Ensino secundário (12º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aprendizagem de animação 3D |
title_full |
Aprendizagem de animação 3D |
title_fullStr |
Aprendizagem de animação 3D |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de animação 3D |
title_sort |
Aprendizagem de animação 3D |
author |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
author_facet |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Coelho, José Romana Baptista, 1986- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Modelação 3D Multimédia Ensino secundário (12º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Animação Modelação 3D Multimédia Ensino secundário (12º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-06-21 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-11T11:12:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52269 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134584513757184 |