Narrativas visuais : uma forma de comunicar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Barroso Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20886
Resumo: A linguagem visual é uma forma privilegiada de expressão, de representação da realidade e de construção de pensamentos. A imagem para além de ser considerada um meio poderoso de expressão e de comunicação é também um ícone, representação dos homens, da natureza e do invisível. Neste sentido, a educação para a compreensão e criação da imagem é essencial no contexto sociocultural atual. O presente relatório tem como objetivo demonstrar de que modo as várias formas de arte, a par da literatura, podem contribuir para uma melhor educação artística alicerçada na potenciação da curiosidade, interesse, participação, desenvolvendo o sentido crítico e melhorando a comunicação entre os alunos, dentro e fora da sala de aula. Através da análise de imagens selecionadas, foi proposto todo um caminho em torno de debates de ideias de momentos de reflexão, de confronto de opiniões, relacionados com os vários trabalhos produzidos durante as aulas, quer individualmente, quer em contexto de turma. Com este estudo pretende-se ainda que os alunos adquiram formação no âmbito das Artes Visuais, reconheçam o papel da trajetória histórica com a Cultura Visual, relacionando-o com o tema proposto “Narrativas Visuais uma forma de Comunicar”, como recurso educativo no ensino das Artes Visuais.
id RCAP_ea9c5a5b6b3bece3b2824064012f1598
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas visuais : uma forma de comunicarImagem visualLinguagem visualComunicaçãoLiteracia visualVisual imageVisual languageCommunicationVisual literacyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA linguagem visual é uma forma privilegiada de expressão, de representação da realidade e de construção de pensamentos. A imagem para além de ser considerada um meio poderoso de expressão e de comunicação é também um ícone, representação dos homens, da natureza e do invisível. Neste sentido, a educação para a compreensão e criação da imagem é essencial no contexto sociocultural atual. O presente relatório tem como objetivo demonstrar de que modo as várias formas de arte, a par da literatura, podem contribuir para uma melhor educação artística alicerçada na potenciação da curiosidade, interesse, participação, desenvolvendo o sentido crítico e melhorando a comunicação entre os alunos, dentro e fora da sala de aula. Através da análise de imagens selecionadas, foi proposto todo um caminho em torno de debates de ideias de momentos de reflexão, de confronto de opiniões, relacionados com os vários trabalhos produzidos durante as aulas, quer individualmente, quer em contexto de turma. Com este estudo pretende-se ainda que os alunos adquiram formação no âmbito das Artes Visuais, reconheçam o papel da trajetória histórica com a Cultura Visual, relacionando-o com o tema proposto “Narrativas Visuais uma forma de Comunicar”, como recurso educativo no ensino das Artes Visuais.Visual language is a privileged form of expression, representation of reality and construction of thinking. Besides being considered a powerful means of expression and communication, the image is also an icon, a representation of men, nature and the invisible. This way, the education for the understanding and creation of the image is essential in the present social and cultural contexts. The purpose of the present report is to demonstrate in which way the different forms of art, together with literature, may contribute to a better artistic education grounded in the potentiation of curiosity, interest, participation, developing the critical sense and improving communication among students, in and outside the classroom. Through the analysis of selected images, a debate of ideas with moments of reflection was proposed, with the confrontation of opinions, related to the various works produced in class, both individually and in group context. This study intends to make students acquire training in the area of Visual Arts, furthermore, it intends to make them recognise the historical trajectory with Visual Culture, relating it to the theme “Visual Narratives a Way of Communicating”, as an educational resource in Visual Arts teaching.Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoreira, Maria Barroso Pereira2016-10-13T15:38:22Z2016-07-1120162016-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20886TID:201657872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:17.684544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas visuais : uma forma de comunicar
title Narrativas visuais : uma forma de comunicar
spellingShingle Narrativas visuais : uma forma de comunicar
Moreira, Maria Barroso Pereira
Imagem visual
Linguagem visual
Comunicação
Literacia visual
Visual image
Visual language
Communication
Visual literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Narrativas visuais : uma forma de comunicar
title_full Narrativas visuais : uma forma de comunicar
title_fullStr Narrativas visuais : uma forma de comunicar
title_full_unstemmed Narrativas visuais : uma forma de comunicar
title_sort Narrativas visuais : uma forma de comunicar
author Moreira, Maria Barroso Pereira
author_facet Moreira, Maria Barroso Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria Barroso Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem visual
Linguagem visual
Comunicação
Literacia visual
Visual image
Visual language
Communication
Visual literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Imagem visual
Linguagem visual
Comunicação
Literacia visual
Visual image
Visual language
Communication
Visual literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A linguagem visual é uma forma privilegiada de expressão, de representação da realidade e de construção de pensamentos. A imagem para além de ser considerada um meio poderoso de expressão e de comunicação é também um ícone, representação dos homens, da natureza e do invisível. Neste sentido, a educação para a compreensão e criação da imagem é essencial no contexto sociocultural atual. O presente relatório tem como objetivo demonstrar de que modo as várias formas de arte, a par da literatura, podem contribuir para uma melhor educação artística alicerçada na potenciação da curiosidade, interesse, participação, desenvolvendo o sentido crítico e melhorando a comunicação entre os alunos, dentro e fora da sala de aula. Através da análise de imagens selecionadas, foi proposto todo um caminho em torno de debates de ideias de momentos de reflexão, de confronto de opiniões, relacionados com os vários trabalhos produzidos durante as aulas, quer individualmente, quer em contexto de turma. Com este estudo pretende-se ainda que os alunos adquiram formação no âmbito das Artes Visuais, reconheçam o papel da trajetória histórica com a Cultura Visual, relacionando-o com o tema proposto “Narrativas Visuais uma forma de Comunicar”, como recurso educativo no ensino das Artes Visuais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T15:38:22Z
2016-07-11
2016
2016-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20886
TID:201657872
url http://hdl.handle.net/10400.14/20886
identifier_str_mv TID:201657872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131858971131904