Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22874 |
Resumo: | Este artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio. |
id |
RCAP_eab93af484fffdf58d86ba5629b327bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridadeReorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridadeArtigosEste artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.This paper describes an investigation that took place in 2007, in a 6th-grade class of a public school. In the investigation there was a reorganization of part of the mathematical curriculum, more precisely of a thematic unit – Geometry, adopting a Project Based Learning methodology as the mathematical experience that triggers learning. The purpose of this study is to examine in which way this approach influences the students in: their conceptual and procedural knowledge; their ability in mathematical communication and in their thinking processes.APM - Associação de Professores de Matemática2012-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22874por2183-28380872-3915Rebelo, Paula CristinaGomes, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.262072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade Rebelo, Paula Cristina Artigos |
title_short |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_full |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
title_sort |
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade |
author |
Rebelo, Paula Cristina |
author_facet |
Rebelo, Paula Cristina Gomes, Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Alexandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Paula Cristina Gomes, Alexandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22874 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478774583296 |