Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Paula Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22874
Resumo: Este artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.
id RCAP_eab93af484fffdf58d86ba5629b327bf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridadeReorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridadeArtigosEste artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.This paper describes an investigation that took place in 2007, in a 6th-grade class of a public school. In the investigation there was a reorganization of part of the mathematical curriculum, more precisely of a thematic unit – Geometry, adopting a Project Based Learning methodology as the mathematical experience that triggers learning. The purpose of this study is to examine in which way this approach influences the students in: their conceptual and procedural knowledge; their ability in mathematical communication and in their thinking processes.APM - Associação de Professores de Matemática2012-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22874por2183-28380872-3915Rebelo, Paula CristinaGomes, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.262072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
spellingShingle Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Rebelo, Paula Cristina
Artigos
title_short Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_full Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_fullStr Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
title_sort Reorganização Curricular da Geometria: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
author Rebelo, Paula Cristina
author_facet Rebelo, Paula Cristina
Gomes, Alexandra
author_role author
author2 Gomes, Alexandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Paula Cristina
Gomes, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo relata uma investigação efetuada em 2007 numa turma do 6.º ano de escolaridade, de uma escola pública. Nesta investigação procedeu-se à reorganização de parte do currículo de matemática, mais concretamente ao nível da Unidade Temática – Geometria, adotando-se a metodologia de Trabalho de Projeto como a experiência matemática desencadeadora da aprendizagem. Com este estudo, pretendeu-se analisar de que forma uma abordagem diferente da geometria, poderia influenciar os alunos, no que diz respeito ao conhecimento de conceitos e procedimentos matemáticos; à capacidade de comunicação matemática e ao raciocínio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22874
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478774583296