Alteração da deglutição: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Luciana Sofia Ascensão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48669
Resumo: Curso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny e Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado
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spelling Alteração da deglutição: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na comunidadeTranstornos de DeglutiçãoEnfermagem em ReabilitaçãoInquéritos e QuestionáriosEnfermagemCiências da SaúdeCurso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny e Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão MachadoO processo de deglutição integra uma das mais importantes funções fisiológicas para a manutenção da vida, pois é através do ato de deglutir que os seres humanos adquirem os nutrientes necessários para o funcionamento do seu organismo. A deglutição é um mecanismo complexo que implica a participação coordenada de várias áreas anatômicas que, por meio de movimentos e pressões, permitem que o alimento seja conduzido de forma eficiente e segura desde a cavidade oral até ao estômago. Qualquer compromisso neste processo denomina-se disfagia e pode levar a diversas complicações como desnutrição, desidratação, pneumonia de aspiração, aumento de reinternamentos hospitalares e isolamento social, contribuindo, desta forma, para a diminuição da qualidade de vida da pessoa e dos seus cuidadores. Para a prevenção ou diminuição destas complicações, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) deve intervir com o objetivo de capacitar o utente e o cuidador para a melhoria do processo de deglutição. O EEER, além de planear e intervir autonomamente, deverá promover a formação dos enfermeiros da prática clínica. Assim, o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de opção, teve como intuito aprimorar o conhecimento e melhorar a capacidade dos enfermeiros de uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) para intervir em utentes com compromisso da deglutição e seus familiares cuidadores, de forma a aumentar a qualidade dos cuidados prestados. A metodologia utilizada na elaboração deste relatório foi o Projeto de Melhoria da Qualidade (PMQ), como estratégia de intervenção profissional, tendo-se realizado uma formação em serviço e uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL).The process of swallowing is one of the most important physiological functions for maintaining life, since it is through the act of swallowing that human beings acquire the nutrients necessary for their bodies to function. Swallowing is a complex mechanism that involves the coordinated participation of various anatomical areas which, through movements and pressure, allow food to be carried efficiently and safely from the oral cavity to the stomach. Any compromise in this process is called dysphagia and can lead to various complications such as malnutrition, dehydration, aspiration pneumonia, increased hospital readmissions and social isolation, thus contributing to a reduced quality of life for the person and their carers. In order to prevent or reduce these complications, the Rehabilitation Nurse Specialist (RNS) must intervene with the aim of training the patient and carer to improve the swallowing process. As well as planning and intervening autonomously, the RNS should promote the training of nurses in clinical practice. Thus, the work carried out during the option internship was aimed at improving the knowledge and capacity of nurses in a Continuous Care Unit (CCU) to intervene with patients with swallowing problems and their family carers, in order to increase the quality of care provided. The methodology used to produce this report was the Quality Improvement Project (QIP) as a professional intervention strategy, with in-service training and an Integrative Literature Review (ILR).Rocha, Inês Alves da Rocha e SilvaRodrigues, Tânia Marisa PintoRepositório ComumSalvador, Luciana Sofia Ascensão2023-10-272023-08-312025-08-31T00:00:00Z2023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48669TID:203382021porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-29T16:31:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:45.980528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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