A perspetiva ciência, tecnologia e sociedade no ensino das ciências naturais: Um estudo com alunos do 7ºano de ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andreia Marlise Carneiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2376
Resumo: Vivemos num mundo em que o desenvolvimento científico e tecnológico ocorre a um ritmo cada vez maior, pelo que diversos autores defendem que a perspetiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), no Ensino das Ciências, pode ser importante para incrementar o interesse dos alunos pela aprendizagem da Ciência, levando-os a compreender quer os benefícios, quer as limitações da Ciência e da Tecnologia, assim como as influências recíprocas entre estas componentes e a Sociedade e o Ambiente. Desta forma, a perspetiva CTS poderá contribuir para a formação de cidadãos cientificamente informados e intervenientes na Sociedade democrática, tomando decisões conscientes e fundamentadas. O presente trabalho visa a obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e teve por base o estágio pedagógico efetuado na Escola S/3 S. Pedro, em Vila Real. Este relatório reflete a prática pedagógica desenvolvida no 7º ano de Ciências Naturais e no 11º ano de Biologia e Geologia. Pretende-se com este trabalho referir a importância do Ensino das Ciências e da literacia científica na aprendizagem dos alunos e realçar os métodos, estratégias e recursos de ensino-aprendizagem aplicados segundo a orientação CTS. O estudo de caso, de natureza qualitativa, foi efetuado no 3º ciclo do Ensino Básico (7º ano) e pretendemos com ele demonstrar a importância da orientação CTS no Ensino das Ciências e na aprendizagem dos alunos. Apresentámos a revisão da literatura de duas das unidades lecionadas na prática letiva, as planificações elaboradas para as turmas onde incidiu o estudo, a reflexão da prática pedagógica, os resultados obtidos com a aplicação da orientação CTS no Ensino das Ciências e a respetiva análise dos resultados na turma de estudo e na turma de controlo. A realização deste relatório, assim como a prática pedagógica, foi importante para a nossa formação profissional. Além disso, permitiu-nos pôr em prática a perspetiva CTS no Ensino das Ciências e verificar o seu efeito na aprendizagem dos alunos e, também, adquirir experiência no campo da investigação em educação. Este trabalho pode, ainda, ajudar outros professores que pretendam realizar investigações e/ou aplicar, nas suas aulas, metodologias novas e comprovadamente úteis para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, assim como para uma melhor aprendizagem dos conteúdos científicos.
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O presente trabalho visa a obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e teve por base o estágio pedagógico efetuado na Escola S/3 S. Pedro, em Vila Real. Este relatório reflete a prática pedagógica desenvolvida no 7º ano de Ciências Naturais e no 11º ano de Biologia e Geologia. Pretende-se com este trabalho referir a importância do Ensino das Ciências e da literacia científica na aprendizagem dos alunos e realçar os métodos, estratégias e recursos de ensino-aprendizagem aplicados segundo a orientação CTS. O estudo de caso, de natureza qualitativa, foi efetuado no 3º ciclo do Ensino Básico (7º ano) e pretendemos com ele demonstrar a importância da orientação CTS no Ensino das Ciências e na aprendizagem dos alunos. Apresentámos a revisão da literatura de duas das unidades lecionadas na prática letiva, as planificações elaboradas para as turmas onde incidiu o estudo, a reflexão da prática pedagógica, os resultados obtidos com a aplicação da orientação CTS no Ensino das Ciências e a respetiva análise dos resultados na turma de estudo e na turma de controlo. A realização deste relatório, assim como a prática pedagógica, foi importante para a nossa formação profissional. Além disso, permitiu-nos pôr em prática a perspetiva CTS no Ensino das Ciências e verificar o seu efeito na aprendizagem dos alunos e, também, adquirir experiência no campo da investigação em educação. Este trabalho pode, ainda, ajudar outros professores que pretendam realizar investigações e/ou aplicar, nas suas aulas, metodologias novas e comprovadamente úteis para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, assim como para uma melhor aprendizagem dos conteúdos científicos.We live in a world where scientific and technological development occurs at an ever increasing rate, for this reason many authors report that the Science, Technology and Society (STS) perspective is important in science teaching to enhance students interest in learning Science and to understand the benefits and limitations of Science and Technology for Society and the Environment, in order to be scientifically informed citizens, to intervene in the democratic society, taking conscious decisions. This report aims to obtain the master's degree in teaching Biology and Geology in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education, the internship of teaching practice was made in S/3 S. Pedro School in Vila Real. This report reflects the pedagogical practice developed in the 7th grade of Natural Sciences and the 11th grade of Biology and Geology. The aim of this work refer to the importance of science education and scientific literacy in student learning and enhance the methods, strategies and resources for teaching and learning applied under the STS guidance. The case study was made on the 3rd cycle of Basic Education (7th grade) and he intend to demonstrate the importance of STS guidance in science teaching and student learning. We have presented a review of the literature of two units taught in teaching practice, lesson plans prepared for the classes where focused study, reflection of teaching practice, the results obtained with the application of the STS guidance in Science Teaching and the respective analysis of the results in the study group and control group. The completion of this report, as well as the pedagogical practice were important to our professional training and also allowed us to put into practice the STS perspective in science teaching, seeing its effect on student learning and also gain experience in the field of research in education. This work may also help other teachers wishing to undertake research and/or apply new methodologies in their classrooms for personal and professional development of student and for better learning of scientific content.2013-05-09T10:10:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2376porCarvalho, Andreia Marlise Carneiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:56.850926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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