Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6855 |
Resumo: | A investigação em metodologias de ensino, que têm como finalidades desenvolver e praticar pedagogias mais atrativas, com vantagens ao nível do rendimento escolar dos alunos e que se posicionem como uma alternativa ao ensino tradicional, tem já uma longa história e não se avizinha um projeto concluído. Assim, e em tempos onde as novidades tecnológicas são quase diárias, cabe aos professores a introdução destes elementos nas suas salas de aula, como fatores adicionais de motivação, criatividade e exploração e que no seu conjunto se apresentam como um catalisador positivo em processos de ensino-aprendizagem. Neste contexto, surge este trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico decorrido na Escola S/3 de São Pedro em Vila Real, ao nível dos 8º e 10º anos de escolaridade e que visa a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Com este trabalho pretendemos fundamentar bibliograficamente a importância do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino das Ciências Naturais e a sua aplicação em contexto de sala de aula. É também realizada uma revisão da literatura onde se pretende aprofundar os conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas, nomeadamente “Ciclo de Matéria”, “Fluxo de Energia”, “Recursos Hídricos” e “Recursos Energéticos”. Pretende-se igualmente uma contextualização dos modelos, estratégias, métodos e recursos de ensino utilizados no decorrer do estágio pedagógico supervisionado e nos quais se integrou a aplicação das TIC. Apresentam-se as planificações das unidades de ensino, de acordo com as orientações curriculares nacionais do ensino das Ciências Naturais e uma reflexão crítica sobre a própria prática pedagógica. É ainda efetuado um estudo, de natureza quantitativa, ao nível do 3º ciclo do Ensino Básico, que permitiu verificar a influência positiva do uso das TIC, em contexto de sala de aula, promovendo o incremento de aprendizagens significativas. Este trabalho pode ainda ser útil para outros professores que pretendam realizar investigações nesta temática, e/ou utilizar metodologias de ensino manifestamente impulsionadoras do sucesso académico dos seus alunos. |
id |
RCAP_28d2cc186b4a09979003e4ee3078398e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano)Ciências naturaisEnsino/aprendizagemImportância das tecnologias da informação e comunicaçãoA investigação em metodologias de ensino, que têm como finalidades desenvolver e praticar pedagogias mais atrativas, com vantagens ao nível do rendimento escolar dos alunos e que se posicionem como uma alternativa ao ensino tradicional, tem já uma longa história e não se avizinha um projeto concluído. Assim, e em tempos onde as novidades tecnológicas são quase diárias, cabe aos professores a introdução destes elementos nas suas salas de aula, como fatores adicionais de motivação, criatividade e exploração e que no seu conjunto se apresentam como um catalisador positivo em processos de ensino-aprendizagem. Neste contexto, surge este trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico decorrido na Escola S/3 de São Pedro em Vila Real, ao nível dos 8º e 10º anos de escolaridade e que visa a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Com este trabalho pretendemos fundamentar bibliograficamente a importância do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino das Ciências Naturais e a sua aplicação em contexto de sala de aula. É também realizada uma revisão da literatura onde se pretende aprofundar os conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas, nomeadamente “Ciclo de Matéria”, “Fluxo de Energia”, “Recursos Hídricos” e “Recursos Energéticos”. Pretende-se igualmente uma contextualização dos modelos, estratégias, métodos e recursos de ensino utilizados no decorrer do estágio pedagógico supervisionado e nos quais se integrou a aplicação das TIC. Apresentam-se as planificações das unidades de ensino, de acordo com as orientações curriculares nacionais do ensino das Ciências Naturais e uma reflexão crítica sobre a própria prática pedagógica. É ainda efetuado um estudo, de natureza quantitativa, ao nível do 3º ciclo do Ensino Básico, que permitiu verificar a influência positiva do uso das TIC, em contexto de sala de aula, promovendo o incremento de aprendizagens significativas. Este trabalho pode ainda ser útil para outros professores que pretendam realizar investigações nesta temática, e/ou utilizar metodologias de ensino manifestamente impulsionadoras do sucesso académico dos seus alunos.Research in teaching methodologies, which have the purpose to develop and practice more attractive pedagogies, with advantages in terms of school performance of the students and to position themselves as an alternative to traditional teaching, has a long history and is not foresee a finished project. In times where the technological innovations happens almost daily, it is up to the teachers to introduce these elements in their classrooms, as additional factors of motivation, creativity and exploration which together appear as a positive catalyst in teaching-learning processes. In this context, appears this work produced in the sphere of the teacher training elapsed in Secondary School S/3 São Pedro in Vila Real, to the level of key stage 3 and 4 and which aims to obtain a master's degree in “Teaching of Biology and Geology in 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education”. This thesis intends to base bibliographically the importance of using the information and communication technologies (ICT) in the teaching of natural sciences and their application in the classroom context. It is also created a literature review that aims to increase knowledge of the trained teaching units, including “Cycle of Matter”, “Energy Flow”, “Water Resources” and “Energy Resources”. It is also intended to do a contextualization models, strategies, methods and resources used during the supervised teaching practice and, in which, was integrated the use of ICT. The lesson plans of the educational units are presented in accordance with national curriculum guidelines of the teaching of Natural Sciences and a critical reflection on the own teaching practice. It was also conducted a quantitative study, in the 3rd Cycle of Basic Education level , which has demonstrated the positive influence of ICT in classroom context, promoting the increase of meaningful learning level. This thesis can still be useful for other teachers who wish to do research on this subject and/or use teaching methodologies to clearly stimulate their students academic success.2016-11-17T15:41:23Z2016-11-17T00:00:00Z2016-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6855porXavier, Carlos Eduardo Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:09.729005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) |
title |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) |
spellingShingle |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) Xavier, Carlos Eduardo Fernandes Ciências naturais Ensino/aprendizagem Importância das tecnologias da informação e comunicação |
title_short |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) |
title_full |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) |
title_fullStr |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) |
title_full_unstemmed |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) |
title_sort |
Integração das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) no ensino de Ciências Naturais: avaliação da aplicação das TIC ao nível do Ensino Básico (8º Ano) |
author |
Xavier, Carlos Eduardo Fernandes |
author_facet |
Xavier, Carlos Eduardo Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Carlos Eduardo Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências naturais Ensino/aprendizagem Importância das tecnologias da informação e comunicação |
topic |
Ciências naturais Ensino/aprendizagem Importância das tecnologias da informação e comunicação |
description |
A investigação em metodologias de ensino, que têm como finalidades desenvolver e praticar pedagogias mais atrativas, com vantagens ao nível do rendimento escolar dos alunos e que se posicionem como uma alternativa ao ensino tradicional, tem já uma longa história e não se avizinha um projeto concluído. Assim, e em tempos onde as novidades tecnológicas são quase diárias, cabe aos professores a introdução destes elementos nas suas salas de aula, como fatores adicionais de motivação, criatividade e exploração e que no seu conjunto se apresentam como um catalisador positivo em processos de ensino-aprendizagem. Neste contexto, surge este trabalho realizado no âmbito do estágio pedagógico decorrido na Escola S/3 de São Pedro em Vila Real, ao nível dos 8º e 10º anos de escolaridade e que visa a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Com este trabalho pretendemos fundamentar bibliograficamente a importância do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino das Ciências Naturais e a sua aplicação em contexto de sala de aula. É também realizada uma revisão da literatura onde se pretende aprofundar os conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas, nomeadamente “Ciclo de Matéria”, “Fluxo de Energia”, “Recursos Hídricos” e “Recursos Energéticos”. Pretende-se igualmente uma contextualização dos modelos, estratégias, métodos e recursos de ensino utilizados no decorrer do estágio pedagógico supervisionado e nos quais se integrou a aplicação das TIC. Apresentam-se as planificações das unidades de ensino, de acordo com as orientações curriculares nacionais do ensino das Ciências Naturais e uma reflexão crítica sobre a própria prática pedagógica. É ainda efetuado um estudo, de natureza quantitativa, ao nível do 3º ciclo do Ensino Básico, que permitiu verificar a influência positiva do uso das TIC, em contexto de sala de aula, promovendo o incremento de aprendizagens significativas. Este trabalho pode ainda ser útil para outros professores que pretendam realizar investigações nesta temática, e/ou utilizar metodologias de ensino manifestamente impulsionadoras do sucesso académico dos seus alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17T15:41:23Z 2016-11-17T00:00:00Z 2016-11-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6855 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137138331090944 |