Relacionamentos em sala de aula: um estudo sobre o processo inclusivo da criança com deficiência mental no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Maria Paula Martins Fonseca Sampaio da Silva Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11919
Resumo: Esta dissertação analisa a percepção do tipo de relação estabelecido entre os professores do ensino regular/especial e os alunos com deficiência mental relativamente aos restantes alunos da sala. Foram aplicados 176 questionários correspondentes aos alunos envolvidos no estudo por parte do professor do ensino regular e a 22 alunos pelos professores do ensino especial. Para avaliar o relacionamento entre os pares foi aplicada uma técnica sociométrica aos 176 alunos. A primeira parte revê a literatura acerca da inclusão, deficiência mental e relacionamento interpessoal. A segunda parte consiste no estudo empírico. Participaram 176 alunos do Ensino Básico; 11 professores do ensino regular e 5 professores do ensino especial. A análise dos dados permitiu-nos inferir que a percepção dos professores do ensino regular relativamente a todos os alunos é de maior dependência, assim como a percepção de ambos os professores relativamente aos alunos com deficiência mental. Os pares nem sempre aceitam a inclusão de crianças diferentes; ### ABSTRACT: This dissertation analyzes the perception of the type of relationship established between regular/special teachers and students with special learning disabilities in relation to other pupils of the inclusive classroom. It were applied 176 questionnaires corresponding to students involved in the study by regular teachers and 22 students by special teachers. To evaluate the relationship between pairs it was applied a sociometric to all 176 students. The first part reviews the literature about the inclusion, disability and interpersonal relationship. The second part consists of an empirical study. 176 students participated in the Basic Education; 11 regular teachers and five special education teachers. The data analysis allowed us to infer that the perception of regular teachers towards all students is more dependent, as well as perception of both teachers towards to students with learning disabilities. Pairs do not always accept the inclusion of different children.
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