Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marta Sofia Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10868
Resumo: O presente relatório baseou-se na reflexão e análise do processo de estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire durante o ano letivo 2014/2015. Foi realizada uma análise, reflexão e projeção relativamente às atividades desenvolvidas nas diferentes áreas definidas pelo guia de estágio 2014/2015: Área 1: Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2: Inovação e investigação; Área 3: Participação na escola e Área 4: Relação com a comunidade. Durante o relatório foram descritos os desafios com que me defrontei durante o estágio, bem como as estratégias para os superar. Na área 1, ao longo do ano letivo senti uma evolução significativa no meu desempenho na organização e gestão do ensino e da aprendizagem. Saliento como principal dificuldade a realização do diagnóstico, seguido do prognóstico, e desta forma a definição dos objetivos para os diversos alunos; em contrapartida como ponto forte destaco a capacidade de organização das aulas e de criação de climas positivos. Na área 2, a elaboração do projeto de investigação foi um momento de importante aprendizagem e de vivência no contexto da escola e futuramente este seria um estudo a realizar a todos os alunos do ensino básico e secundário. Na área 3 destaco como principal dificuldade a angariação de alunos para os treinos de Desporto Escolar (DE) e a capacidade de criar rotinas de treino com alunos pouco assíduos. Como ponto forte destaco a capacidade de condução do treino, numa modalidade com pouca experiência. Na área 4, destaco como ponto fraco a pouca autonomia dada pela diretora de turma. Esta foi uma área de grande interesse, pois através do estudo realizado à turma foi possível identificar as caraterísticas e as melhores estratégias a adotar. Para além de estes fatores foi fundamental compreender as funções do professor fora do contexto da aula de Educação Física.
id RCAP_ead3bfea228bdb1e7cc1c150d94636f9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEducação FísicaEstágio pedagógicoEstratégiasProcesso ensino-aprendizagemReflexãoAvaliação inicialFuturoAptidão físicaPlaneamentoPhysical EducationTeaching practiceStrategiesTeaching-learning processReflectionInitial assessmentFuturePhysical fitnessPlanningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório baseou-se na reflexão e análise do processo de estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire durante o ano letivo 2014/2015. Foi realizada uma análise, reflexão e projeção relativamente às atividades desenvolvidas nas diferentes áreas definidas pelo guia de estágio 2014/2015: Área 1: Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2: Inovação e investigação; Área 3: Participação na escola e Área 4: Relação com a comunidade. Durante o relatório foram descritos os desafios com que me defrontei durante o estágio, bem como as estratégias para os superar. Na área 1, ao longo do ano letivo senti uma evolução significativa no meu desempenho na organização e gestão do ensino e da aprendizagem. Saliento como principal dificuldade a realização do diagnóstico, seguido do prognóstico, e desta forma a definição dos objetivos para os diversos alunos; em contrapartida como ponto forte destaco a capacidade de organização das aulas e de criação de climas positivos. Na área 2, a elaboração do projeto de investigação foi um momento de importante aprendizagem e de vivência no contexto da escola e futuramente este seria um estudo a realizar a todos os alunos do ensino básico e secundário. Na área 3 destaco como principal dificuldade a angariação de alunos para os treinos de Desporto Escolar (DE) e a capacidade de criar rotinas de treino com alunos pouco assíduos. Como ponto forte destaco a capacidade de condução do treino, numa modalidade com pouca experiência. Na área 4, destaco como ponto fraco a pouca autonomia dada pela diretora de turma. Esta foi uma área de grande interesse, pois através do estudo realizado à turma foi possível identificar as caraterísticas e as melhores estratégias a adotar. Para além de estes fatores foi fundamental compreender as funções do professor fora do contexto da aula de Educação Física.This report was based on the reflection and analysis of teaching practice process, inserted in the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, held at the Secondary School Braamcamp Freire, during the school year 2014/2015. An analysis, reflection and projection was performed in respect of activities in different areas defined by stage guide 2014/2015: Area 1: Organization and Management of Teaching and Learning; Area 2: Innovation and Research; Area 3: Participation in school and area 4: Community relations. During the report I’ve described the challenges that confronted me during the stage, as well as strategies to overcome. In area 1, during the school year I felt a significant improvement in my performance, organization and management of teaching and learning. The main difficulty was the diagnosis, followed by the prognosis, that led to a hard goal definition for the various students. As strong points a good organizational skill and friendly atmosphere. In Area 2 the preparation of the research project, it was an important moment of learning and experience in the school context and in the future this would be extendind the whole study for every basic and secondary school students. In area 3 the main difficulty was attracting students to the school sports training and the ability to create workout routines for not assiduous children. As strong point, training driving ability on a low experienced sport. In area 4, the class leadership can be more active, making it the weak point. This was an area of great interest because it was held a class study which facilitated the identification of features and the best strategies to adopt with the class and students. Apart from these factors was essential to understand the teachers functions outside the context of Physical Education class.Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaSantos, Marta Sofia Silva2016-02-08T13:08:46Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/10868TID:201234670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:15.617266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
spellingShingle Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Santos, Marta Sofia Silva
Educação Física
Estágio pedagógico
Estratégias
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Avaliação inicial
Futuro
Aptidão física
Planeamento
Physical Education
Teaching practice
Strategies
Teaching-learning process
Reflection
Initial assessment
Future
Physical fitness
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_fullStr Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full_unstemmed Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_sort Relatório elaborado com vista à obtenção [do] grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
author Santos, Marta Sofia Silva
author_facet Santos, Marta Sofia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa Marques
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marta Sofia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio pedagógico
Estratégias
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Avaliação inicial
Futuro
Aptidão física
Planeamento
Physical Education
Teaching practice
Strategies
Teaching-learning process
Reflection
Initial assessment
Future
Physical fitness
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Estágio pedagógico
Estratégias
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Avaliação inicial
Futuro
Aptidão física
Planeamento
Physical Education
Teaching practice
Strategies
Teaching-learning process
Reflection
Initial assessment
Future
Physical fitness
Planning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório baseou-se na reflexão e análise do processo de estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire durante o ano letivo 2014/2015. Foi realizada uma análise, reflexão e projeção relativamente às atividades desenvolvidas nas diferentes áreas definidas pelo guia de estágio 2014/2015: Área 1: Organização e gestão do ensino e da aprendizagem; Área 2: Inovação e investigação; Área 3: Participação na escola e Área 4: Relação com a comunidade. Durante o relatório foram descritos os desafios com que me defrontei durante o estágio, bem como as estratégias para os superar. Na área 1, ao longo do ano letivo senti uma evolução significativa no meu desempenho na organização e gestão do ensino e da aprendizagem. Saliento como principal dificuldade a realização do diagnóstico, seguido do prognóstico, e desta forma a definição dos objetivos para os diversos alunos; em contrapartida como ponto forte destaco a capacidade de organização das aulas e de criação de climas positivos. Na área 2, a elaboração do projeto de investigação foi um momento de importante aprendizagem e de vivência no contexto da escola e futuramente este seria um estudo a realizar a todos os alunos do ensino básico e secundário. Na área 3 destaco como principal dificuldade a angariação de alunos para os treinos de Desporto Escolar (DE) e a capacidade de criar rotinas de treino com alunos pouco assíduos. Como ponto forte destaco a capacidade de condução do treino, numa modalidade com pouca experiência. Na área 4, destaco como ponto fraco a pouca autonomia dada pela diretora de turma. Esta foi uma área de grande interesse, pois através do estudo realizado à turma foi possível identificar as caraterísticas e as melhores estratégias a adotar. Para além de estes fatores foi fundamental compreender as funções do professor fora do contexto da aula de Educação Física.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-08T13:08:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10868
TID:201234670
url http://hdl.handle.net/10400.5/10868
identifier_str_mv TID:201234670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131055399108608