Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=b3QRzfeV |
Resumo: | A evidência científica tem demonstrado que a Realidade Virtual (RV) é uma estratégia de aprendizagem ativa fundamental, que permite aos estudantes adquirir um conjunto de conhecimentos e habilidades em ambientes seguros e realistas de forma a melhorar o pensamento crítico e a autoconfiança dos estudantes, (Ulrich et al., 2014) (Smith et al., 2018). O estudo tem como objetivo verificar a influência da prática simulada com recurso à Realidade Virtual Aumentada (RVA) na performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem na administração de medicação por via intramuscular (IM). Trata-se de um estudo quasi-experimental, com desenho antes e após com grupo único, com uma amostra por conveniência de 32 estudantes de uma escola de Enfermagem da zona centro do país. Foram aplicados três instrumentos de colheita de dados: questionário de caracterização sociodemográfica, grelha de observação da performance e escala da satisfação dos estudantes e autoconfiança com a aprendizagem. Para a caraterização, descrição e análise inferencial dos dados utilizou-se o programa Statistical Package Social Science versão 27 (Chicago, Illinois, 2020). A amostra do estudo tem uma média de idades de 20.84 anos, com uma prevalência do género feminino de 87.5%. Os resultados demonstraram-se a favor da Realidade Virtual Aumentada, estatisticamente significativos para a performance (z= 4,952; p <0,0001), satisfação (z= 4,556; p <0,0001) e a autoconfiança (z= 4,715; p <0,0001). A evidência produzida com esta investigação, revela que o recurso à ferramenta realidade virtual é uma boa estratégia de ensino/aprendizagem. |
id |
RCAP_eb2ad6632e7c837631d3d9ed0ced4c5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:12647 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentadarealidade virtualestudantessimulação e EnfermagemA evidência científica tem demonstrado que a Realidade Virtual (RV) é uma estratégia de aprendizagem ativa fundamental, que permite aos estudantes adquirir um conjunto de conhecimentos e habilidades em ambientes seguros e realistas de forma a melhorar o pensamento crítico e a autoconfiança dos estudantes, (Ulrich et al., 2014) (Smith et al., 2018). O estudo tem como objetivo verificar a influência da prática simulada com recurso à Realidade Virtual Aumentada (RVA) na performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem na administração de medicação por via intramuscular (IM). Trata-se de um estudo quasi-experimental, com desenho antes e após com grupo único, com uma amostra por conveniência de 32 estudantes de uma escola de Enfermagem da zona centro do país. Foram aplicados três instrumentos de colheita de dados: questionário de caracterização sociodemográfica, grelha de observação da performance e escala da satisfação dos estudantes e autoconfiança com a aprendizagem. Para a caraterização, descrição e análise inferencial dos dados utilizou-se o programa Statistical Package Social Science versão 27 (Chicago, Illinois, 2020). A amostra do estudo tem uma média de idades de 20.84 anos, com uma prevalência do género feminino de 87.5%. Os resultados demonstraram-se a favor da Realidade Virtual Aumentada, estatisticamente significativos para a performance (z= 4,952; p <0,0001), satisfação (z= 4,556; p <0,0001) e a autoconfiança (z= 4,715; p <0,0001). A evidência produzida com esta investigação, revela que o recurso à ferramenta realidade virtual é uma boa estratégia de ensino/aprendizagem.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2022-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=b3QRzfeVporhttp://web.esenfc.pt/?url=b3QRzfeVRodrigues, Susana Patrícia Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-10T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:12647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:20.046107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada |
title |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada |
spellingShingle |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada Rodrigues, Susana Patrícia Moura realidade virtual estudantes simulação e Enfermagem |
title_short |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada |
title_full |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada |
title_fullStr |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada |
title_full_unstemmed |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada |
title_sort |
Performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem com a prática simulada com realidade virtual aumentada |
author |
Rodrigues, Susana Patrícia Moura |
author_facet |
Rodrigues, Susana Patrícia Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Susana Patrícia Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
realidade virtual estudantes simulação e Enfermagem |
topic |
realidade virtual estudantes simulação e Enfermagem |
description |
A evidência científica tem demonstrado que a Realidade Virtual (RV) é uma estratégia de aprendizagem ativa fundamental, que permite aos estudantes adquirir um conjunto de conhecimentos e habilidades em ambientes seguros e realistas de forma a melhorar o pensamento crítico e a autoconfiança dos estudantes, (Ulrich et al., 2014) (Smith et al., 2018). O estudo tem como objetivo verificar a influência da prática simulada com recurso à Realidade Virtual Aumentada (RVA) na performance, satisfação e autoconfiança dos estudantes de Enfermagem na administração de medicação por via intramuscular (IM). Trata-se de um estudo quasi-experimental, com desenho antes e após com grupo único, com uma amostra por conveniência de 32 estudantes de uma escola de Enfermagem da zona centro do país. Foram aplicados três instrumentos de colheita de dados: questionário de caracterização sociodemográfica, grelha de observação da performance e escala da satisfação dos estudantes e autoconfiança com a aprendizagem. Para a caraterização, descrição e análise inferencial dos dados utilizou-se o programa Statistical Package Social Science versão 27 (Chicago, Illinois, 2020). A amostra do estudo tem uma média de idades de 20.84 anos, com uma prevalência do género feminino de 87.5%. Os resultados demonstraram-se a favor da Realidade Virtual Aumentada, estatisticamente significativos para a performance (z= 4,952; p <0,0001), satisfação (z= 4,556; p <0,0001) e a autoconfiança (z= 4,715; p <0,0001). A evidência produzida com esta investigação, revela que o recurso à ferramenta realidade virtual é uma boa estratégia de ensino/aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=b3QRzfeV |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=b3QRzfeV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=b3QRzfeV |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137236220903424 |