Desenvolvimento de uma oficina de escrita numa turma de literatura portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sílvia Reis, 1980-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33068
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
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spelling Desenvolvimento de uma oficina de escrita numa turma de literatura portuguesaOficinas de escritaLiteraturaCoesão textualRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017O presente trabalho descreve as fases de preparação e implementação de um projeto pedagógico numa turma do 11º ano de Literatura Portuguesa da Escola Secundária de Camões, desenvolvido no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional IV – Português, do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol. Ao longo de cinco aulas de noventa minutos, pretendeu-se desenvolver as competências de escrita dos alunos, sobretudo de escrita formal de natureza expositiva--argumentativa, através de uma oficina/estaleiro de escrita (Jolibert, 1988; Jolibert & Sraiki, 2006), desenhada em consonância com os objetivos do programa da disciplina de Literatura Portuguesa e a partir da noção do conceito de escrita como a) um processo complexo que inclui três subprocessos: planificação, textualização e revisão; b) um domínio de estreita relação com a competência linguística e metalinguística do aluno, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de pensar a macroestrutura textual (Barbeiro e Pereira, 2007). A metodologia adotada envolveu a aplicação de um pré-teste de diagnóstico e de um pós-teste de aferição dos efeitos produzidos. A intervenção didática incidiu maioritariamente nas questões da coesão textual e da estrutura temática e informacional, através de um trabalho para o qual contribuíram várias atividades, assentes na exploração dos seguintes conteúdos: as características principais do texto expositivo-argumentativo; o papel de alguns tipos de marcadores discursivos na construção deste tipo de texto e os diferentes subprocessos envolvidos na escrita. Após uma análise comparativa entre o pré-teste e o pós-teste, verificou-se uma ligeira alteração nos comportamentos de escrita dos alunos, com especial incidência nos segmentos da introdução e da conclusão, porém manifestam ainda fragilidades na produção de textos expositivo-argumentativos.Este trabajo describe las fases de preparación e implementación de un proyecto pedagógico en una clase de 11º de Literatura Portuguesa da la Escola Secundária de Camões, desarrollado en el ámbito de la asignatura de Introdução à Prática Profissional IV – Português, del Master en Ensino de Português e Espanhol. A lo largo de cinco clases de noventa minutos, se buscó desarrollar las competencias de escritura de los alumnos, sobre todo de escritura formal de naturaleza expositiva-argumentativa. El chantier d’écriture (Jolibert, 1988; Jolibert & Sraiki 2006) que se planteó fue creado de acuerdo con los objetivos del programa de la asig-natura de Literatura Portuguesa y partiendo del concepto de escritura como a) un pro-ceso complejo que incluye tres subprocesos: planificación, redacción y revisión; b) un dominio de fuerte relación con la competencia lingüística y metalingüística del alumno, en particular con la capacidad de pensar la macro estructura de un texto (Bar-beiro e Pereira, 2007). En la metodología adoptada constó la aplicación de un test de diagnóstico y de un pos test para evaluar los efectos producidos. La intervención didáctica incidió sobre todo en cuestiones de cohesión textual y de estructura temática e informacional, a través de actividades con exploración de los siguientes contenidos: las principales características del texto expositivo-argumen-tativo; el papel de algunos tipos de marcadores discursivos en la construcción de ese tipo de texto y los diferentes subprocesos de la escritura. Los resultados obtenidos, a partir del análisis comparativo entre el pre test y el pos test, demuestran la existencia de una ligera alteración en los comportamientos de escritura de los alumnos, en particular en los segmentos de la introducción y de la conclusión, manifestando todavía fragilidades en la redacción de textos expositivo-argumentativos.Santos, Ana Lúcia, 1972-Duarte, Cristina, 1956-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Sílvia Reis, 1980-2018-05-02T13:25:30Z20172017-06-142017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:15.050558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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