A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5860 |
Resumo: | O relatório de estágio que agora se apresenta constitui uma reflexão em torno das atividades, letivas e não letivas, dinamizadas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda, no ano letivo 2014/2015. Além da descrição natural que um trabalho científico desta natureza implica, procurámos apresentar vários momentos reflexivos, quer sobre aspetos atinentes à prática pedagógica, quer sobre a Escola dos nossos dias, não deixando de lado alguns dos problemas que afetam direta ou indiretamente o ensino, em geral, e os nossos discentes, em particular. Identificado um dos maiores problemas das turmas com as quais laborámos, a dificuldade em escrever com qualidade, procurámos inspiração em certos especialistas consagrados nestas áreas e aplicámos alguns conhecimentos adquiridos que se materializaram em atividades específicas para o efeito que, de resto, evidenciaram a importância das oficinas de escrita (e do trabalho por tarefas) para o processo de ensino-aprendizagem da mencionada competência. |
id |
RCAP_745aa71dc316bfc79bfc4b1075ca4a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5860 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma línguaExpressão EscritaOficina de EscritaRelatório de EstágioDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO relatório de estágio que agora se apresenta constitui uma reflexão em torno das atividades, letivas e não letivas, dinamizadas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda, no ano letivo 2014/2015. Além da descrição natural que um trabalho científico desta natureza implica, procurámos apresentar vários momentos reflexivos, quer sobre aspetos atinentes à prática pedagógica, quer sobre a Escola dos nossos dias, não deixando de lado alguns dos problemas que afetam direta ou indiretamente o ensino, em geral, e os nossos discentes, em particular. Identificado um dos maiores problemas das turmas com as quais laborámos, a dificuldade em escrever com qualidade, procurámos inspiração em certos especialistas consagrados nestas áreas e aplicámos alguns conhecimentos adquiridos que se materializaram em atividades específicas para o efeito que, de resto, evidenciaram a importância das oficinas de escrita (e do trabalho por tarefas) para o processo de ensino-aprendizagem da mencionada competência.Luís, Carla Sofia Gomes XavieruBibliorumCosta, Tânia Patrícia Pires da2018-08-29T15:52:43Z2015-10-52015-11-062015-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5860TID:201647028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:18:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:18:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua |
title |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua |
spellingShingle |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua Costa, Tânia Patrícia Pires da Expressão Escrita Oficina de Escrita Relatório de Estágio Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua |
title_full |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua |
title_fullStr |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua |
title_full_unstemmed |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua |
title_sort |
A relevância das oficinas de escrita no processo de ensino-aprendizagem de uma língua |
author |
Costa, Tânia Patrícia Pires da |
author_facet |
Costa, Tânia Patrícia Pires da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Carla Sofia Gomes Xavier uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Tânia Patrícia Pires da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão Escrita Oficina de Escrita Relatório de Estágio Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Expressão Escrita Oficina de Escrita Relatório de Estágio Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O relatório de estágio que agora se apresenta constitui uma reflexão em torno das atividades, letivas e não letivas, dinamizadas no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda, no ano letivo 2014/2015. Além da descrição natural que um trabalho científico desta natureza implica, procurámos apresentar vários momentos reflexivos, quer sobre aspetos atinentes à prática pedagógica, quer sobre a Escola dos nossos dias, não deixando de lado alguns dos problemas que afetam direta ou indiretamente o ensino, em geral, e os nossos discentes, em particular. Identificado um dos maiores problemas das turmas com as quais laborámos, a dificuldade em escrever com qualidade, procurámos inspiração em certos especialistas consagrados nestas áreas e aplicámos alguns conhecimentos adquiridos que se materializaram em atividades específicas para o efeito que, de resto, evidenciaram a importância das oficinas de escrita (e do trabalho por tarefas) para o processo de ensino-aprendizagem da mencionada competência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-5 2015-11-06 2015-11-06T00:00:00Z 2018-08-29T15:52:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/5860 TID:201647028 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/5860 |
identifier_str_mv |
TID:201647028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549614586265600 |