Estudo qualitativo sobre o programa ACT : exploração das perceções de pais de diferentes níveis socioeconómicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37932 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018 |
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Estudo qualitativo sobre o programa ACT : exploração das perceções de pais de diferentes níveis socioeconómicosProgramas de intervençãoEnvolvimento dos paisVulnerabilidade socialTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018A desvantagem socioeconómica tem sido associada a um menor envolvimento dos pais em programas de intervenção parental e, consequentemente, ao menor alcance e eficácia destes programas em grupos mais vulneráveis. O presente estudo surgiu para dar continuidade ao primeiro estudo piloto do programa Adults and Children Together- Raising Safe Kids (ACT-RSK) com pais portugueses, cujo objetivo foi conhecer as experiências dos pais em relação à sua participação no programa. A amostra deste primeiro estudo piloto era composta apenas por pais com formação superior. Assim, o presente estudo procurou explorar a perspetiva de pais de diversos níveis socioeconómicos (NSEs) relativamente à sua participação no programa ACT-RSK. Mais especificamente, pretendeu conhecer os motivos para a participação, as mudanças sentidas como resultado do programa, as barreiras e facilitadores percebidos na fase de adesão inicial e na fase de implementação das estratégias aprendidas, e sugestões de melhoria do programa. A amostra incluiu onze pais (oito do grupo de NSE superior e três do grupo de NSE inferior) de crianças dos dois aos cinco anos. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, para uma posterior análise de conteúdo, da Escala de Participação na Intervenção Psicológica e de um Questionário Sociodemográfico. A resolução de problemas específicos foi o principal motivo para a participação de ambos os grupos. Após a participação no programa, todos os pais identificaram mudanças positivas em domínios relacionados com as suas principais necessidades. Todos os pais verificaram melhorias na sua autorregulação emocional, a maioria aumentou o seu conhecimento acerca da criança e sentiu uma melhoria na relação pai-criança, e todos reportaram um aumento de práticas positivas. Contudo, o grupo de NSE inferior foi o que mais sentiu barreiras ao longo do programa, indicando que é particularmente importante que os dinamizadores estejam atentos a possíveis dificuldades (práticas, psicológicas e relacionadas com as exigências específicas do programa) encontradas por estes pais, e que possam intervir no sentido de promover um maior envolvimento geral destes. Ademais, verificou-se que o apoio do parceiro foi um facilitador transversal desde a tomada de decisão em participar até à implementação e manutenção de mudanças. Embora se tenha observado que uma parte significativa dos pais cumpriu na totalidade os objetivos por eles estabelecidos, para a maioria dos pais de NSE inferior os objetivos foram parcialmente cumpridos. Estes resultados sugerem a pertinência da realização de um maior número de sessões ou de sessões de follow-up, no sentido de manter os pais motivados e apoiar a nível das dificuldades sentidas na implementação e manutenção de mudanças. Persiste a necessidade de futuras investigações com amostras mais representativas que incluam participantes com características sociodemográficas mais diversificadas e um maior número de pais com outras características de vulnerabilidade. Outra linha futura de investigação seria conhecer os motivos pelos quais os pais recusaram participar e desistiram do programa, e explorar a perspetiva dos dinamizadores que aplicaram o programa acerca das barreiras, facilitadores e mudanças que perceberam nos pais.Socioeconomic disadvantage has been associated with lower levels of involvement of parents in parent training programs, which compromises the reach and efficacy of these programs in vulnerable groups. The present study gives continuity to the first pilot study of the Adults and Children Together - Raising Safe Kids Program (ACT-RSK) with portuguese parents and whose goal was to understand the parents’ perspectives about their participation in the program. The sample of this pilot study included only parents with higher education. Therefore, the present study explored the perspective of parents with different socioeconomic statuses (SESs) about their participation in ACT-RSK Program. More specifically, this study aims to know parents’ motives to participate in the program, perceived changes as a result of the programme, perceived barriers and facilitators in the enrolment phase and in the implementation of newly learned strategies and techniques, and their suggestions for improvements. The sample consisted of eleven parents (eight from the group with higher SES and three from the group with lower SES) of children with ages between two and five years old. The data was collected through a semi-structured interview, for later content analysis, through the Participation in Psychological Intervention Scale, and through a Sociodemographic Questionnaire. The resolution of specific problems was the major motive for participation among parents. After their participation in the program, all parents perceived positive changes in areas related to their main needs. All parents felt improvements in their emotional regulation, most of them felt an increase of knowledge about their children and identified an improvement in the parent-child relationship, and all of them reported an increase of positive parenting practices. Yet, the group with lower SES felt barriers more frequently during the participation, which indicates that is particularly important that the practitioners are aware of possible difficulties (practical, psychological and program related) felt by these parents, and intervene to promote parents´ involvement during the programme In addition, the results showed that the partner support was a facilitator through all the involvement phases from enrollement to the implementation and maintenance of changes. Although it was observed that a significant part of the parents fulfilled the goals set by themselves, for the majority of parents of lower SES the goals were only partially fulfilled. These results suggest the need of a larger number of sessions or follow-up sessions, to keep the parents motivated and to support their difficulties in the implementation and maintenance of changes. The need for further research with more representative samples persists, including participants with more diverse sociodemographic characteristics and a larger number of parents with other characteristics of vulnerability. Another future line of research would be to know the reasons why parents refused to participate and droped-out of the program, and to explore the perspective of the program practitioners about the barriers, facilitators, and changes they perceived in parents.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaLeça, Maria Leonor Lemos Gomes de Pontes2019-04-18T08:41:53Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37932TID:202188159porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:54.204988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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