Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Manuel Martins
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22330
Resumo: MESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
id RCAP_eb3541747db3a8f327820f8b1f83961d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.TecnologiaCompetênciasEstratégiaCompetitividadeProdutividadeGestão IndustrialInovaçãoTechnologyCompetenciesStrategyCompetitivityProductivityIndustrial Mangement e InnovationMESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.O enquadramento empresarial actual é caracterizado por um meio envolvente em constante turbulência e incerteza, exigindo assim diferentes actuações e uma nova forma de estar por parte das organizações. A actividade empresarial deixou de conhecer fronteiras, defrontando assim desafios cada vez mais complexos. As empresas deverão dar ênfase à produtividade, sustentada pela criação de valor. Neste contexto, as empresas devem reagir de forma sistemática, através de uma gestão racional dos determinantes da competitividade, integrando a inovação como um factor diferenciador Promove-se uma reflexão sobre a forma de incrementar a competitividade das empresas e identificar os factores críticos de sucesso. Os grandes desafios que se colocam ao nível da gestão industrial obrigam à consolidação dos efeitos conjugados da produtividade e das competências e a sua ampliação no quadro da competitividade industrial.The modem empresarial environment is characterized by permanet incertain in turbulence that requires differente performs and also a new way of being from the company^ side. The entreprises lett their own frontiers to act in a very complex context. The companies should gave more emphases to the productivity that should be suported by client perceived values. On this context, tíie companies should react, in a sistematic way, by a rational management on the competitivity determinants, integrating innovation as a differenciation factor. We promote a relflection about the way how to increase the industry organization competitivity and identify the industry criticai sucess factors. The important challenges in industrial management levei oblige the companies to consolidate together the effects of productivity and competencies on industrial competitivity.ISEGGonçalves, FernandoRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Manuel Martins2021-10-21T10:35:25Z19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22330porLourenço, Manuel Martins (1999). " Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:47.034712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
title Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
spellingShingle Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
Lourenço, Manuel Martins
Tecnologia
Competências
Estratégia
Competitividade
Produtividade
Gestão Industrial
Inovação
Technology
Competencies
Strategy
Competitivity
Productivity
Industrial Mangement e Innovation
title_short Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
title_full Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
title_fullStr Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
title_full_unstemmed Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
title_sort Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
author Lourenço, Manuel Martins
author_facet Lourenço, Manuel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fernando
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Manuel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Competências
Estratégia
Competitividade
Produtividade
Gestão Industrial
Inovação
Technology
Competencies
Strategy
Competitivity
Productivity
Industrial Mangement e Innovation
topic Tecnologia
Competências
Estratégia
Competitividade
Produtividade
Gestão Industrial
Inovação
Technology
Competencies
Strategy
Competitivity
Productivity
Industrial Mangement e Innovation
description MESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-01T00:00:00Z
2021-10-21T10:35:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22330
url http://hdl.handle.net/10400.5/22330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lourenço, Manuel Martins (1999). " Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG
publisher.none.fl_str_mv ISEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131160461180928