Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22330 |
Resumo: | MESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. |
id |
RCAP_eb3541747db3a8f327820f8b1f83961d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22330 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado.TecnologiaCompetênciasEstratégiaCompetitividadeProdutividadeGestão IndustrialInovaçãoTechnologyCompetenciesStrategyCompetitivityProductivityIndustrial Mangement e InnovationMESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.O enquadramento empresarial actual é caracterizado por um meio envolvente em constante turbulência e incerteza, exigindo assim diferentes actuações e uma nova forma de estar por parte das organizações. A actividade empresarial deixou de conhecer fronteiras, defrontando assim desafios cada vez mais complexos. As empresas deverão dar ênfase à produtividade, sustentada pela criação de valor. Neste contexto, as empresas devem reagir de forma sistemática, através de uma gestão racional dos determinantes da competitividade, integrando a inovação como um factor diferenciador Promove-se uma reflexão sobre a forma de incrementar a competitividade das empresas e identificar os factores críticos de sucesso. Os grandes desafios que se colocam ao nível da gestão industrial obrigam à consolidação dos efeitos conjugados da produtividade e das competências e a sua ampliação no quadro da competitividade industrial.The modem empresarial environment is characterized by permanet incertain in turbulence that requires differente performs and also a new way of being from the company^ side. The entreprises lett their own frontiers to act in a very complex context. The companies should gave more emphases to the productivity that should be suported by client perceived values. On this context, tíie companies should react, in a sistematic way, by a rational management on the competitivity determinants, integrating innovation as a differenciation factor. We promote a relflection about the way how to increase the industry organization competitivity and identify the industry criticai sucess factors. The important challenges in industrial management levei oblige the companies to consolidate together the effects of productivity and competencies on industrial competitivity.ISEGGonçalves, FernandoRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Manuel Martins2021-10-21T10:35:25Z19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22330porLourenço, Manuel Martins (1999). " Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:47.034712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. |
title |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. |
spellingShingle |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. Lourenço, Manuel Martins Tecnologia Competências Estratégia Competitividade Produtividade Gestão Industrial Inovação Technology Competencies Strategy Competitivity Productivity Industrial Mangement e Innovation |
title_short |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. |
title_full |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. |
title_fullStr |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. |
title_full_unstemmed |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. |
title_sort |
Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado. |
author |
Lourenço, Manuel Martins |
author_facet |
Lourenço, Manuel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Manuel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Competências Estratégia Competitividade Produtividade Gestão Industrial Inovação Technology Competencies Strategy Competitivity Productivity Industrial Mangement e Innovation |
topic |
Tecnologia Competências Estratégia Competitividade Produtividade Gestão Industrial Inovação Technology Competencies Strategy Competitivity Productivity Industrial Mangement e Innovation |
description |
MESTRADO EM ECONOMIA E GESTÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-01-01T00:00:00Z 2021-10-21T10:35:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/22330 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/22330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lourenço, Manuel Martins (1999). " Dimensão estratégica da tecnologia em nichos de mercado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131160461180928 |