As competências em literacia científica em manuais escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Plantier Santos Lobo, 1961-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8105
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_eb4bfeafdd3aaf60dee4f711623b44ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências em literacia científica em manuais escolaresDidáctica das ciênciasLiteracia científicaManuais de ensinoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Este estudo incide sobre a análise das atividades de aprendizagem e sobre a avaliação formativa da área curricular “Gestão Sustentável dos Recursos” pertencente ao Currículo Nacional do Ensino Básico-Competências Essenciais1 em manuais escolares. Trata-se de apurar recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa, a ênfase do desenvolvimento de competências veiculada pelos manuais escolares analisados, de modo a averiguar a sua sintonia com a estrutura conceptual do PISA 2006 cujo contexto da avaliação em Ciência inclui o tema da “Gestão Sustentável dos Recursos”. Pretendemos contribuir para a reflexão sobre as atividades de aprendizagem em manuais, uma vez que estes instrumentos didáticos são considerados poderosos por influenciarem estudantes e professores na compreensão e comunicação do conhecimento científico. Os resultados mostram sintonia, nos princípios, entre as estruturas conceptuais do Currículo e as do PISA 2006. Ao nível dos manuais estudados, esta sintonia não é perfeita dado que dão primazia à competência ”Explicação científica de fenómenos ” em detrimento da “Identificação de questões científicas” ligada à compreensão dos aspetos característicos da Ciência como forma de investigação. A análise dos dados evidencia com efeito, ênfase no conhecimento factual, ilustrado nas atividades de aprendizagem pela leitura e interpretação, seguidas da transcrição de informação adequada ao contexto, como forma de aquisição de conhecimento científico. Esta ênfase manifesta-se, ainda, na opção por questões do tipo resposta curta/fechada e no entendimento do conceito literacia científica que marcado pela aquisição de conhecimento factual de um determinado contexto, sem que este surja associado à compreensão dos conceitos.This study focuses on the analysis of learning activities and on the evaluation of the formative curricular area “Sustainable Management of Resources” of the National Curriculum in school textbooks. Through a qualitative and interpretative method, the goal is to evaluate the emphasis given by some selected textbooks to the development of competences as to verify if they are on line with the framework of the PISA 2006 whose assessment includes the subject “Sustainable Management of Resources”. Given that these didactic tools are considered powerful as they influence students and teachers in understanding and communicating scientific knowledge , we search through this study to contribute for a reflection on the learning contribution of school textbooks. The results demonstrate a relationship between the curriculum and the conceptual framework of PISA 2006, but this conclusion is valid only partially at the level of textbooks. In fact, we conclude that the manuals considered give priority to skills development and factual knowledge based on reading and interpretation of information as a means of acquiring scientific knowledge to the detriment of competences aimed to develop the understanding of fundamental features of science as an element of research. This emphasis shown by the results is associated to a particular attention on contents as demonstrated by the kind of issues addressed and on the formulation of the concept of scientific literacy defined as to acquire factual knowledge from certain context.Galvão, Cecília, 1955-Repositório da Universidade de LisboaAntunes, Maria Plantier Santos Lobo, 1961-2013-03-26T16:10:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:45.678132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências em literacia científica em manuais escolares
title As competências em literacia científica em manuais escolares
spellingShingle As competências em literacia científica em manuais escolares
Antunes, Maria Plantier Santos Lobo, 1961-
Didáctica das ciências
Literacia científica
Manuais de ensino
Teses de mestrado - 2012
title_short As competências em literacia científica em manuais escolares
title_full As competências em literacia científica em manuais escolares
title_fullStr As competências em literacia científica em manuais escolares
title_full_unstemmed As competências em literacia científica em manuais escolares
title_sort As competências em literacia científica em manuais escolares
author Antunes, Maria Plantier Santos Lobo, 1961-
author_facet Antunes, Maria Plantier Santos Lobo, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galvão, Cecília, 1955-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Maria Plantier Santos Lobo, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica das ciências
Literacia científica
Manuais de ensino
Teses de mestrado - 2012
topic Didáctica das ciências
Literacia científica
Manuais de ensino
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-26T16:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8105
url http://hdl.handle.net/10451/8105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220543590400