Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Rita Bizarro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8564
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_eb53c529404a00ec8976bc50a11578cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalEquilíbrioTécnica de dança clássicaPreparação físicaInterdisciplinaridadeBalanceClassical dancePhysical preparationInterdisciplinarityRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaCom este estágio, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, pretendeu-se aperfeiçoar a capacidade de equilíbrio em alunos do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), através de estratégias interdisciplinares entre a Técnica de Dança Clássica (TDC) e a Preparação Física (PF). O percurso realizado neste ano letivo de 2016/2017 fica documentado através deste relatório de Estágio, que é o culminar do desenvolvimento da prática pedagógica na Instituição acima referida. Desta forma, a nível da disciplina de PF, foi desenvolvido e aplicado um circuito de treino específico que se entendeu capaz de contribuir para a melhoria do equilíbrio e que esta se refletisse na prática da técnica de dança. O intuito da aplicação deste circuito foi o fortalecimento e resistência muscular e o aperfeiçoamento dos diferentes mecanismos do equilíbrio: vestibular, visual e propriocetivo tendo sempre em conta o trabalho da postura, en dehors e “core”, como objetivos específicos. Na disciplina de TDC o ponto fulcral a desenvolver foi a ponte entre a imagética da aplicação do circuito de treino do equilíbrio e os conteúdos programáticos do 3º ano, tendo como objetivos específicos aprender a executar pirouette de 4ª e 5ª posição e seu aprimoramento; consolidar a pirouette de 2ª posição; trabalhar a meia ponta nas várias fases da aula (barra e centro) e aperfeiçoar o equilíbrio nas grandes poses (com e sem ½ ponta). A metodologia que norteou os procedimentos e a recolha de dados foi a Investigação-ação e, neste sentido, utilizaram-se as tabelas de observação, diários de bordo, videogravações, registos fotográficos e entrevista. Efetuámos testes complementares à metodologia, assim, para a avaliação do equilíbrio dinâmico, aplicou-se o Y Balance Test e para a avaliação do equilíbrio estático o retiré à ½ ponta. Com base nos resultados obtidos nos testes de avaliação do equilíbrio e o seu cruzamento com a observação efetuada pode inferir-se que os objetivos propostos foram alcançados, havendo uma melhoria no equilíbrio através de um programa de treino em dança que consistiu na intervenção pedagógica de 2 blocos de aulas em TDC e da aplicação de um circuito de treino em PF.ABSTRACT - This work is part of a traineeship Introduction course unit from the Master degree in Teaching Dance. With this traineeship’s proposal the master degree student intends to develop the balance in the 3rd grade’s students from the National Conservatory Dance School by the interdisciplinarity in Classical Dance and Physical Preparation subjects, in order to improve the students balance. Thereby, and using the Physical Preparation, it would be required a brief specific training in order to contribute to the establishment of the balance skills and to reflect the same in the practice of dance technique. This specific training is based on the strengthening and muscular endurance in order to contribute to the improvement of different balance mechanisms: vestibular, visual and proprioceptive. The contents of this subject, posture, turn out and core would be trained as well. The main point to be developed in the Classical Dance Technique classes would have as basis the program contents of the 3rd grade and the following detailed items: prepare the pirouette learning and also the progress of the same; work the half point in different stages of the class (bar and center practice) and improve the balance in large poses (with or without ½ point). The methodology is based on the investigation-action methodology. The techniques and the tools for the data collection would comprise of observation tables, the use of evaluation tests of balance (execution of a dynamic balance at half point and also using the Star Excursion Balance Test modified), logbooks and audiovisual records (photos and videos). With the result of the obtained data in the evaluation balance tests and the junction with the observation made we can interfere that the proposed aims were reached because there was an improvement in balance through a training dancing programme that consisted of an educational intervention of two blocs of classes in TDC and the application of a training circuit in PF.Nascimento, Vanda Maria dos SantosRCIPLCarvalho, Ana Rita Bizarro2018-06-05T13:26:36Z2017-11-102017-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8564TID:201773082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:18.364764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
spellingShingle Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Carvalho, Ana Rita Bizarro
Equilíbrio
Técnica de dança clássica
Preparação física
Interdisciplinaridade
Balance
Classical dance
Physical preparation
Interdisciplinarity
title_short Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_full Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_fullStr Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_sort Estratégias interdisciplinares entre a técnica de dança clássica e a preparação física com vista ao reforço do equilíbrio: 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
author Carvalho, Ana Rita Bizarro
author_facet Carvalho, Ana Rita Bizarro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Vanda Maria dos Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Rita Bizarro
dc.subject.por.fl_str_mv Equilíbrio
Técnica de dança clássica
Preparação física
Interdisciplinaridade
Balance
Classical dance
Physical preparation
Interdisciplinarity
topic Equilíbrio
Técnica de dança clássica
Preparação física
Interdisciplinaridade
Balance
Classical dance
Physical preparation
Interdisciplinarity
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
2017-11-10T00:00:00Z
2018-06-05T13:26:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8564
TID:201773082
url http://hdl.handle.net/10400.21/8564
identifier_str_mv TID:201773082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133435167506432