A revolução tecnológica: mudanças no mercado de trabalho educacional do nível superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Mateus Mendonça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9566
Resumo: Neste trabalho pretende-se analisar as mudanças ocorridas na gestão de uma Instituição de Ensino Superior Particular no Brasil no contexto da revolução tecnológica, ou quarta revolução industrial, dentro do mercado educacional brasileiro. O Governo Federal do Brasil determinou através de uma nova legislação que as Instituições de Nível Superior (IES – Instituições de Ensino Superior) se reestruturassem tecnologicamente, adequando a gestão dos seus processos internos no que diz respeito à inovação. Essa nova estrutura tecnológica gerará maior velocidade de resposta, melhorias na qualidade dos serviços prestados, segurança digital, cruzamento de dados da IES com os dados do Ministério da Educação (MEC) e facilitará também a tomada de decisão ao nível da gestão da Instituição de Ensino. A mudança no cenário educacional, além de provocar melhorias nos controles governamentais, tem impacto direto no desenvolvimento de processos internos da IES como captação de novos alunos, melhoria na comunicação com clientes / fornecedores, e de uma forma geral proporciona a melhoria na performance da gestão da Instituição de Ensino. É apresentado um caso de estudo de uma IES em particular e descrito como alguns dos sistemas e aplicações de tecnologias de informação e comunicação provocaram uma transformação digital em benefício da instituição, do seu funcionamento e dos alunos.
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