Competência motora em crianças da Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, André Guilherme do Rosário
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/6112
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi analisar o nível de competência motora de crianças da Educação Pré-Escolar em diferentes escolas públicas do concelho de Beja, Portugal. Para avaliar o nível de competência motora, foi usada a bateria de testes MOBAK – KG. A amostra foi constituída por 94 crianças (46 raparigas e 48 rapazes), dos 3 aos 5 anos de idade. A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva de tendência central e de dispersão. Os resultados mostram que o ambiente, seja ele urbano ou rural, tem impacto significativo na CM das crianças, principalmente nos meninos. Os meninos de áreas urbanas apresentaram desempenho superior nas HM de controlo corporal e de objetos em comparação com seus colegas de áreas rurais. As raparigas não apresentaram diferenças significativas com base na localização geográfica, sugerindo que outros fatores, possivelmente socioeconómicos e culturais, têm maior influência na sua CM. A análise em função do género revelou que enquanto os rapazes mostraram diferenças com base no seu ambiente, as raparigas não mostraram tais diferenças, sugerindo que as expectativas e experiências culturais podem desempenhar um papel mais importante na sua CM do que a área de origem. Isto sugere que deve ser dada especial atenção às raparigas, observando mais de perto quais as variáveis que são as determinantes mais importantes do seu desenvolvimento em diferentes contextos. Isto permitirá o desenvolvimento de estratégias e intervenções mais eficazes e personalizadas para apoiar o desenvolvimento motor ideal de todas as meninas e meninos em idade pré-escolar.
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