Os meios publicitários: perceção dos Consumidores e consequência da exposição à Publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fonseca, Teresa Cerquinho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15592
Resumo: As últimas duas décadas trouxeram ao panorama dos meios publicitários novos cenários e novas possibilidades na veiculação das mensagens. A comunicação online representa, hoje, um espaço incontornável na comunicação de marketing oferecendo múltiplos formatos e  soluções. Porém, e apesar do entusiasmo em torno da comunicação online, os meios  tradicionais de difusão mantêm, de algum modo, o seu papel na publicidade atual. Neste cenário, a presente investigação propõe-se analisar a perceção dos consumidores portugueses face à publicidade difundida em cada um dos meios publicitários ditos tradicionais – televisão, rádio, imprensa e outdoor - e face ao meio internet. Utilizando como abordagem metodológica o inquérito por questionário, foram auscultados cerca de duzentos consumidores portugueses abrangendo diversas faixas etárias e vários municípios. Em concreto procurou-se entender o papel de cada um dos meios na transmissão de “informação” e de “entretenimento”, mas  também na provocação de “irritação” junto do recetor. Foi ainda avaliada a “afinidade” dos consumidores pelos diversos meios assim como a capacidade de cada um deles desencadear um comportamento de compra. Após uma revisão da literatura que ilustra a investigação já desenvolvida sobre este tema, é apresentado o método utilizado no estudo empírico seguido da análise dos resultados obtidos. Por fim, são  apresentadas as principais conclusões, as implicações para os profissionais do marketing e da comunicação, assim como sugestões para futuras investigações.
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