GeomCasting: an experience in secondary education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.7 |
Resumo: | Neste artigo vamos apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do 11ºano deescolaridade (ano terminal) na disciplina de Geometria Descritiva A. Num contexto em queo insucesso é elevado no exame nacional e também na frequência da mesma, os principaisobjectivos que motivaram a realização desta experiência pedagógica, o GeomCasting,foram, por um lado, aumentar o interesse e a motivação dos alunos, assim como a eficáciadas aprendizagens e por outro preparar para o exame nacional. O projecto consistiu nodesenvolvimento de aplicações multimédia baseadas no conceito depodcast/vodcast/screencast, o GeomCast. Estas aplicações foram criadas pela docente epelos alunos (em grupo), cujo objectivo foi permitir que os alunos revejam os conteúdoscurriculares da disciplina em qualquer lugar ou hora, a partir da Internet, dos ipods outelemóveis, sempre que necessitem refrescar a memória, uma vez que estas aplicaçõesestão disponíveis no blog da turma.Palavras-chave: GeomCast; podcast; Geometria Descritiva; exame nacional. |
id |
RCAP_eb79c2dfe5abc1fa4d6598cd2a3f690a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/7 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
GeomCasting: an experience in secondary educationGeomCasting: uma experiência no ensino secundárioNeste artigo vamos apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do 11ºano deescolaridade (ano terminal) na disciplina de Geometria Descritiva A. Num contexto em queo insucesso é elevado no exame nacional e também na frequência da mesma, os principaisobjectivos que motivaram a realização desta experiência pedagógica, o GeomCasting,foram, por um lado, aumentar o interesse e a motivação dos alunos, assim como a eficáciadas aprendizagens e por outro preparar para o exame nacional. O projecto consistiu nodesenvolvimento de aplicações multimédia baseadas no conceito depodcast/vodcast/screencast, o GeomCast. Estas aplicações foram criadas pela docente epelos alunos (em grupo), cujo objectivo foi permitir que os alunos revejam os conteúdoscurriculares da disciplina em qualquer lugar ou hora, a partir da Internet, dos ipods outelemóveis, sempre que necessitem refrescar a memória, uma vez que estas aplicaçõesestão disponíveis no blog da turma.Palavras-chave: GeomCast; podcast; Geometria Descritiva; exame nacional.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.7https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.7EduSer; Vol. 1 No. 1 (2009): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 1 n. 1 (2009): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 1 N.º 1 (2009): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/7https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/7/10Rocha, Aurora PereiraCoutinho, Clara Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-18T06:01:14Zoai:eduser.ipb.pt:article/7Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:48.694270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GeomCasting: an experience in secondary education GeomCasting: uma experiência no ensino secundário |
title |
GeomCasting: an experience in secondary education |
spellingShingle |
GeomCasting: an experience in secondary education Rocha, Aurora Pereira |
title_short |
GeomCasting: an experience in secondary education |
title_full |
GeomCasting: an experience in secondary education |
title_fullStr |
GeomCasting: an experience in secondary education |
title_full_unstemmed |
GeomCasting: an experience in secondary education |
title_sort |
GeomCasting: an experience in secondary education |
author |
Rocha, Aurora Pereira |
author_facet |
Rocha, Aurora Pereira Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Aurora Pereira Coutinho, Clara Pereira |
description |
Neste artigo vamos apresentar uma experiência desenvolvida numa turma do 11ºano deescolaridade (ano terminal) na disciplina de Geometria Descritiva A. Num contexto em queo insucesso é elevado no exame nacional e também na frequência da mesma, os principaisobjectivos que motivaram a realização desta experiência pedagógica, o GeomCasting,foram, por um lado, aumentar o interesse e a motivação dos alunos, assim como a eficáciadas aprendizagens e por outro preparar para o exame nacional. O projecto consistiu nodesenvolvimento de aplicações multimédia baseadas no conceito depodcast/vodcast/screencast, o GeomCast. Estas aplicações foram criadas pela docente epelos alunos (em grupo), cujo objectivo foi permitir que os alunos revejam os conteúdoscurriculares da disciplina em qualquer lugar ou hora, a partir da Internet, dos ipods outelemóveis, sempre que necessitem refrescar a memória, uma vez que estas aplicaçõesestão disponíveis no blog da turma.Palavras-chave: GeomCast; podcast; Geometria Descritiva; exame nacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.7 https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.7 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/7 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/7/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 1 No. 1 (2009): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 1 n. 1 (2009): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 1 N.º 1 (2009): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939847081984 |