Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, José Filipe Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/41013
Resumo: Num mercado industrial altamente competitivo e em constante transformação digital, é imperativo que as empresas reajam de forma ágil, adaptando-se de imediato aos novos paradigmas de mercado. Este trabalho tem como objetivo analisar uma empresa do setor metalomecânico, a Tormel – Tornearia Mecânica, Lda., uma empresa de cariz familiar sediada em Águeda, que se dedica à prestação de serviços de tornearia. Propomos o desenvolvimento de um plano de marketing digital que auxilie esta empresa no processo de internacionalização em direção a Espanha, enquanto a capacita para se ajustar às novas realidades de negócios, tais como a digitalização do processo comercial e uma nova abordagem aos ecossistemas empresariais. O processo tem início com uma caracterização detalhada da Tormel, seguida de uma análise dos mercados nacional e espanhol. O resultado será um plano de marketing digital estrategicamente centrado no processo comercial que se orienta principalmente para as plataformas digitais desde a abordagem até ao fecho de negócios. O propósito principal deste plano de marketing digital é permitir que a empresa execute uma internacionalização estratégica e orientada para o mercado espanhol, servindo, simultaneamente, como uma valiosa lição para o seu futuro processo de expansão internacional.
id RCAP_eb7b4ed5de00c3b93c67c0e8b2ca74ed
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/41013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano estratégico para a internacionalização da empresa TormelPlano de marketing digitalComunicação integradaEstratégia de marketingNum mercado industrial altamente competitivo e em constante transformação digital, é imperativo que as empresas reajam de forma ágil, adaptando-se de imediato aos novos paradigmas de mercado. Este trabalho tem como objetivo analisar uma empresa do setor metalomecânico, a Tormel – Tornearia Mecânica, Lda., uma empresa de cariz familiar sediada em Águeda, que se dedica à prestação de serviços de tornearia. Propomos o desenvolvimento de um plano de marketing digital que auxilie esta empresa no processo de internacionalização em direção a Espanha, enquanto a capacita para se ajustar às novas realidades de negócios, tais como a digitalização do processo comercial e uma nova abordagem aos ecossistemas empresariais. O processo tem início com uma caracterização detalhada da Tormel, seguida de uma análise dos mercados nacional e espanhol. O resultado será um plano de marketing digital estrategicamente centrado no processo comercial que se orienta principalmente para as plataformas digitais desde a abordagem até ao fecho de negócios. O propósito principal deste plano de marketing digital é permitir que a empresa execute uma internacionalização estratégica e orientada para o mercado espanhol, servindo, simultaneamente, como uma valiosa lição para o seu futuro processo de expansão internacional.In a highly competitive industrial market undergoing constant digital transformation, it is imperative that companies react quickly, adapting immediately to new market paradigms. This work aims to analyze a metalworking sector company, Tormel – Tornearia Mecânica, Lda., a family-owned company based in Águeda, which provides turning services. We propose the development of a digital marketing plan to guide this company throughout the internationalization process towards Spain, while enabling it to adjust to new business realities, such as digitalization of the commercial process and a new approach to business ecosystems. The process begins with a detailed characterization of Tormel, followed by an analysis of the Portuguese and Spanish markets. The result will be a digital marketing plan strategically focused on the commercial process that is mainly oriented towards digital platforms from approach to closing business deals. The main purpose of this digital marketing plan is to allow the company to carry out a strategic internationalization focused on the Spanish market, while simultaneously serving as a valuable lesson for its future international expansion process.2024-03-11T10:47:49Z2023-12-21T00:00:00Z2023-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/41013porGarcia, José Filipe Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-18T01:47:39Zoai:ria.ua.pt:10773/41013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:02:08.177606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
title Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
spellingShingle Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
Garcia, José Filipe Gonçalves
Plano de marketing digital
Comunicação integrada
Estratégia de marketing
title_short Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
title_full Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
title_fullStr Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
title_full_unstemmed Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
title_sort Plano estratégico para a internacionalização da empresa Tormel
author Garcia, José Filipe Gonçalves
author_facet Garcia, José Filipe Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, José Filipe Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing digital
Comunicação integrada
Estratégia de marketing
topic Plano de marketing digital
Comunicação integrada
Estratégia de marketing
description Num mercado industrial altamente competitivo e em constante transformação digital, é imperativo que as empresas reajam de forma ágil, adaptando-se de imediato aos novos paradigmas de mercado. Este trabalho tem como objetivo analisar uma empresa do setor metalomecânico, a Tormel – Tornearia Mecânica, Lda., uma empresa de cariz familiar sediada em Águeda, que se dedica à prestação de serviços de tornearia. Propomos o desenvolvimento de um plano de marketing digital que auxilie esta empresa no processo de internacionalização em direção a Espanha, enquanto a capacita para se ajustar às novas realidades de negócios, tais como a digitalização do processo comercial e uma nova abordagem aos ecossistemas empresariais. O processo tem início com uma caracterização detalhada da Tormel, seguida de uma análise dos mercados nacional e espanhol. O resultado será um plano de marketing digital estrategicamente centrado no processo comercial que se orienta principalmente para as plataformas digitais desde a abordagem até ao fecho de negócios. O propósito principal deste plano de marketing digital é permitir que a empresa execute uma internacionalização estratégica e orientada para o mercado espanhol, servindo, simultaneamente, como uma valiosa lição para o seu futuro processo de expansão internacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T00:00:00Z
2023-12-21
2024-03-11T10:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/41013
url http://hdl.handle.net/10773/41013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138193852858368