Circuitos elétricos : uma ponte para o ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passareira, Maria José Lourenço
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14163
Resumo: Este trabalho parte de um problema que afeta a maioria dos sistemas de ensino e preocupa a sociedade em geral: os maus resultados obtidos por um número expressivo de alunos na aprendizagem das ciências experimentais, nomeadamente na Física, e o decréscimo de interesse que os jovens mostram por áreas fundamentais da ciência. Da vivência profissional, da autora deste estudo, surgem evidências do que consideramos serem lacunas graves quando iniciam o 10º ano de escolaridade, referentes à temática circuitos elétricos simples, quer ao nível concetual quer ao nível laboratorial. Neste contexto, procurámos detetar possíveis ideias informais e/ou conceções erradas, averiguar as competências e dificuldades manifestadas pelos alunos no âmbito dos circuitos elétricos simples e investigar possíveis razões subjacentes às fragilidades manifestadas pelos alunos. Procurámos, também, avaliar o efeito da implementação de uma sequência didática desenhada com a preocupação de contribuir para a resolução dos problemas identificados nas aprendizagens dos alunos. A fundamentação teórica adotada teve como suporte a teoria da aprendizagem significativa inicialmente proposta por Ausubel e enriquecida pela contribuição das teorias desenvolvidas por vários investigadores, nomeadamente Novak, Vygodsky, Vergnaud e Moreira. A sequência didática desenhada foi aplicada a uma turma do 10º ano do curso de ciências e tecnologias e na sua elaboração e implementação foi privilegiado o trabalho prático, nomeadamente o trabalho laboratorial, a interação social na sala de aula e a mediação do professor. Além dos alunos da turma participaram ainda neste estudo um grupo de 33 professores através da resposta a um questionário, com o objetivo de recolher informações que contribuíssem para dar resposta às questões de investigação. Pela natureza da problemática em estudo e pelo número reduzido de participantes, foi utilizada como estratégia de investigação um estudo de caso, não sendo, por isso, um estudo que vise a generalização de resultados. A análise dos resultados obtidos, através dos dados recolhidos por diversos instrumentos, mostra que a abordagem didática se revelou positiva, pois permitiu uma evolução dos alunos no campo concetual dos circuitos elétricos e possibilitou o desenvolvimento de várias competências, nomeadamente em termos laboratoriais. Os resultados obtidos revelam, ainda, alguns indícios que podem eventualmente explicar as fragilidades reveladas pelos alunos no âmbito da aprendizagem dos circuitos elétricos simples.
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Neste contexto, procurámos detetar possíveis ideias informais e/ou conceções erradas, averiguar as competências e dificuldades manifestadas pelos alunos no âmbito dos circuitos elétricos simples e investigar possíveis razões subjacentes às fragilidades manifestadas pelos alunos. Procurámos, também, avaliar o efeito da implementação de uma sequência didática desenhada com a preocupação de contribuir para a resolução dos problemas identificados nas aprendizagens dos alunos. A fundamentação teórica adotada teve como suporte a teoria da aprendizagem significativa inicialmente proposta por Ausubel e enriquecida pela contribuição das teorias desenvolvidas por vários investigadores, nomeadamente Novak, Vygodsky, Vergnaud e Moreira. A sequência didática desenhada foi aplicada a uma turma do 10º ano do curso de ciências e tecnologias e na sua elaboração e implementação foi privilegiado o trabalho prático, nomeadamente o trabalho laboratorial, a interação social na sala de aula e a mediação do professor. Além dos alunos da turma participaram ainda neste estudo um grupo de 33 professores através da resposta a um questionário, com o objetivo de recolher informações que contribuíssem para dar resposta às questões de investigação. Pela natureza da problemática em estudo e pelo número reduzido de participantes, foi utilizada como estratégia de investigação um estudo de caso, não sendo, por isso, um estudo que vise a generalização de resultados. A análise dos resultados obtidos, através dos dados recolhidos por diversos instrumentos, mostra que a abordagem didática se revelou positiva, pois permitiu uma evolução dos alunos no campo concetual dos circuitos elétricos e possibilitou o desenvolvimento de várias competências, nomeadamente em termos laboratoriais. Os resultados obtidos revelam, ainda, alguns indícios que podem eventualmente explicar as fragilidades reveladas pelos alunos no âmbito da aprendizagem dos circuitos elétricos simples.This study is based on a problem which affects most school systems, and represents a major concern to society in general: the poor results obtained by a large number of students while learning experimental sciences, namely physics, and the decrease of interest which young people show for key areas of science. From the professional experience of this study’s author results evidence of what we consider to be serious gaps regarding the student’s knowledge when they start the 10º ano de escolaridade (equivalent to a 10th grade), referring to simple electrical circuits, either at conceptual level or laboratory level. Within this context, we sought to detect possible informal ideas and/or misconceptions, examine the skills and difficulties experienced by students regarding simple electric circuits, and investigate possible reasons underlying the weaknesses expressed by students. We also sought to evaluate the effect of implementation of a didactic sequence based on the concern to solve the problems identified regarding students’ learning issues. The theoretical framework adopted was based on the meaningful learning theory, first proposed by Ausubel and enriched by the contribution of theories developed by various researchers, including Novak, Vygodsky, Vergnaud and Moreira. The didactic sequence chosen was used on a 10th grade students’ class of science and technology, and its elaboration and implementing privileged practical work, including laboratory work, social interaction in the classroom, and the teacher’s mediation role. Besides this group of students a group of 33 teachers participated in this study. The latter answered a questionnaire, which aimed at gathering information which would contribute to answer the research questions. Given the nature of the problem under study and the small number of participants, a case study was used as a research strategy, therefore it is not a study which aims to generalize the results. The analysis of the results obtained using data gathered with different instruments shows that the didactic approach proved positive, as it allowed an evolution of the students regarding the conceptual field of electrical circuits, and allowed the development of various skills, namely laboratory related. The results also reveal some evidence which may eventually explain the weaknesses revealed by the students’ learning issues regarding simple electric circuits.Universidade de Aveiro2015-05-28T15:29:10Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14163TID:201585162porPassareira, Maria José Lourençoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:51Zoai:ria.ua.pt:10773/14163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:48.368073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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