Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rodrigo da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66864
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal verificar se a abordagem do conteúdo de multiplicação de matrizes, a partir da utilização de transformações geométricas, pode contribuir positivamente para incentivar o estudo e a aprendizagem desse assunto. Para isso foram realizados três encontros com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre letivo do ano passado. No primeiro e no terceiro encontros desta prática foram discutidas questões teóricas sobre o conteúdo em questão, enquanto que, no segundo encontro, foi utilizado o programa GeoGebra objetivando proporcionar aos alunos um meio de analisar o que acontece geometricamente quando multiplicamos matrizes que representam transformações geométricas. A metodologia escolhida para a realização da coleta de dados e organização estrutural do trabalho foi a Engenharia Didática, proposta por Michele Artigue. Este texto apresenta ainda conceitos e resultados básicos sobre matrizes e transformações geométricas, assim como a descrição dos encontros e a análise das perguntas e comentários feitos pelos alunos durante as atividades, a fim de obter dados que ajudem a avaliar se a prática realizada cumpriu os objetivos iniciais.
id UFRGS-2_6b2950286b29cc6afd4f9e7f7f068fa2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66864
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cruz, Rodrigo daRodrigues, Virginia Maria2013-02-22T01:39:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66864000871955Este trabalho tem como objetivo principal verificar se a abordagem do conteúdo de multiplicação de matrizes, a partir da utilização de transformações geométricas, pode contribuir positivamente para incentivar o estudo e a aprendizagem desse assunto. Para isso foram realizados três encontros com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre letivo do ano passado. No primeiro e no terceiro encontros desta prática foram discutidas questões teóricas sobre o conteúdo em questão, enquanto que, no segundo encontro, foi utilizado o programa GeoGebra objetivando proporcionar aos alunos um meio de analisar o que acontece geometricamente quando multiplicamos matrizes que representam transformações geométricas. A metodologia escolhida para a realização da coleta de dados e organização estrutural do trabalho foi a Engenharia Didática, proposta por Michele Artigue. Este texto apresenta ainda conceitos e resultados básicos sobre matrizes e transformações geométricas, assim como a descrição dos encontros e a análise das perguntas e comentários feitos pelos alunos durante as atividades, a fim de obter dados que ajudem a avaliar se a prática realizada cumpriu os objetivos iniciais.The main goal of this monography is to verify if the approach of teaching matrix multiplication by using geometric transformations can contribute positively to encourage students to study and learn this topic. For that reason we had three meetings with a High School junior class at a private school in Porto Alegre, during the second semester of last year. In the first and third meetings we have discussed theoretical questions about the subject, while in the second meeting we have used the software GeoGebra to provide the students a way to analize the geometric effect of multiplying matrices that represent geometric transformations. The methodology that was chosen for collecting data and structural organization of our work was Didactic Engineering, proposed by Michele Artigue. This essay also presents concepts and basic results about matrices and geometric transformations, as well as a description of the meetings and an analysis of the questions and comments the students have made during the activities, which allowed us to evaluate the classes.application/pdfporTransformações geométricasMultiplicação de matrizesGeoGebra : SoftwareEngenharia didáticaMatrix multiplicationGeometric transformationsDidactic engineeringGeoGebraEnsino de multiplicação de matrizes via transformações geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871955.pdf000871955.pdfTexto completoapplication/pdf1213948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/1/000871955.pdff31f8b944b9004204aec2cfbf038cd76MD51TEXT000871955.pdf.txt000871955.pdf.txtExtracted Texttext/plain123952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/2/000871955.pdf.txtf7dca1ad39a1cb39be991d7549c8ab5fMD52THUMBNAIL000871955.pdf.jpg000871955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/3/000871955.pdf.jpga02e18f7e946fca5a54321a5421421c0MD5310183/668642018-10-17 07:48:27.993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66864Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
title Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
spellingShingle Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
Cruz, Rodrigo da
Transformações geométricas
Multiplicação de matrizes
GeoGebra : Software
Engenharia didática
Matrix multiplication
Geometric transformations
Didactic engineering
GeoGebra
title_short Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
title_full Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
title_fullStr Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
title_full_unstemmed Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
title_sort Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
author Cruz, Rodrigo da
author_facet Cruz, Rodrigo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Rodrigo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Virginia Maria
contributor_str_mv Rodrigues, Virginia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Transformações geométricas
Multiplicação de matrizes
GeoGebra : Software
Engenharia didática
topic Transformações geométricas
Multiplicação de matrizes
GeoGebra : Software
Engenharia didática
Matrix multiplication
Geometric transformations
Didactic engineering
GeoGebra
dc.subject.eng.fl_str_mv Matrix multiplication
Geometric transformations
Didactic engineering
GeoGebra
description Este trabalho tem como objetivo principal verificar se a abordagem do conteúdo de multiplicação de matrizes, a partir da utilização de transformações geométricas, pode contribuir positivamente para incentivar o estudo e a aprendizagem desse assunto. Para isso foram realizados três encontros com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre letivo do ano passado. No primeiro e no terceiro encontros desta prática foram discutidas questões teóricas sobre o conteúdo em questão, enquanto que, no segundo encontro, foi utilizado o programa GeoGebra objetivando proporcionar aos alunos um meio de analisar o que acontece geometricamente quando multiplicamos matrizes que representam transformações geométricas. A metodologia escolhida para a realização da coleta de dados e organização estrutural do trabalho foi a Engenharia Didática, proposta por Michele Artigue. Este texto apresenta ainda conceitos e resultados básicos sobre matrizes e transformações geométricas, assim como a descrição dos encontros e a análise das perguntas e comentários feitos pelos alunos durante as atividades, a fim de obter dados que ajudem a avaliar se a prática realizada cumpriu os objetivos iniciais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66864
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871955
url http://hdl.handle.net/10183/66864
identifier_str_mv 000871955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/1/000871955.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/2/000871955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/3/000871955.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f31f8b944b9004204aec2cfbf038cd76
f7dca1ad39a1cb39be991d7549c8ab5f
a02e18f7e946fca5a54321a5421421c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438151118848