Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66864 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal verificar se a abordagem do conteúdo de multiplicação de matrizes, a partir da utilização de transformações geométricas, pode contribuir positivamente para incentivar o estudo e a aprendizagem desse assunto. Para isso foram realizados três encontros com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre letivo do ano passado. No primeiro e no terceiro encontros desta prática foram discutidas questões teóricas sobre o conteúdo em questão, enquanto que, no segundo encontro, foi utilizado o programa GeoGebra objetivando proporcionar aos alunos um meio de analisar o que acontece geometricamente quando multiplicamos matrizes que representam transformações geométricas. A metodologia escolhida para a realização da coleta de dados e organização estrutural do trabalho foi a Engenharia Didática, proposta por Michele Artigue. Este texto apresenta ainda conceitos e resultados básicos sobre matrizes e transformações geométricas, assim como a descrição dos encontros e a análise das perguntas e comentários feitos pelos alunos durante as atividades, a fim de obter dados que ajudem a avaliar se a prática realizada cumpriu os objetivos iniciais. |
id |
UFRGS-2_6b2950286b29cc6afd4f9e7f7f068fa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66864 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cruz, Rodrigo daRodrigues, Virginia Maria2013-02-22T01:39:14Z2012http://hdl.handle.net/10183/66864000871955Este trabalho tem como objetivo principal verificar se a abordagem do conteúdo de multiplicação de matrizes, a partir da utilização de transformações geométricas, pode contribuir positivamente para incentivar o estudo e a aprendizagem desse assunto. Para isso foram realizados três encontros com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre letivo do ano passado. No primeiro e no terceiro encontros desta prática foram discutidas questões teóricas sobre o conteúdo em questão, enquanto que, no segundo encontro, foi utilizado o programa GeoGebra objetivando proporcionar aos alunos um meio de analisar o que acontece geometricamente quando multiplicamos matrizes que representam transformações geométricas. A metodologia escolhida para a realização da coleta de dados e organização estrutural do trabalho foi a Engenharia Didática, proposta por Michele Artigue. Este texto apresenta ainda conceitos e resultados básicos sobre matrizes e transformações geométricas, assim como a descrição dos encontros e a análise das perguntas e comentários feitos pelos alunos durante as atividades, a fim de obter dados que ajudem a avaliar se a prática realizada cumpriu os objetivos iniciais.The main goal of this monography is to verify if the approach of teaching matrix multiplication by using geometric transformations can contribute positively to encourage students to study and learn this topic. For that reason we had three meetings with a High School junior class at a private school in Porto Alegre, during the second semester of last year. In the first and third meetings we have discussed theoretical questions about the subject, while in the second meeting we have used the software GeoGebra to provide the students a way to analize the geometric effect of multiplying matrices that represent geometric transformations. The methodology that was chosen for collecting data and structural organization of our work was Didactic Engineering, proposed by Michele Artigue. This essay also presents concepts and basic results about matrices and geometric transformations, as well as a description of the meetings and an analysis of the questions and comments the students have made during the activities, which allowed us to evaluate the classes.application/pdfporTransformações geométricasMultiplicação de matrizesGeoGebra : SoftwareEngenharia didáticaMatrix multiplicationGeometric transformationsDidactic engineeringGeoGebraEnsino de multiplicação de matrizes via transformações geométricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871955.pdf000871955.pdfTexto completoapplication/pdf1213948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/1/000871955.pdff31f8b944b9004204aec2cfbf038cd76MD51TEXT000871955.pdf.txt000871955.pdf.txtExtracted Texttext/plain123952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/2/000871955.pdf.txtf7dca1ad39a1cb39be991d7549c8ab5fMD52THUMBNAIL000871955.pdf.jpg000871955.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/3/000871955.pdf.jpga02e18f7e946fca5a54321a5421421c0MD5310183/668642018-10-17 07:48:27.993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66864Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas |
title |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas |
spellingShingle |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas Cruz, Rodrigo da Transformações geométricas Multiplicação de matrizes GeoGebra : Software Engenharia didática Matrix multiplication Geometric transformations Didactic engineering GeoGebra |
title_short |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas |
title_full |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas |
title_fullStr |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas |
title_full_unstemmed |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas |
title_sort |
Ensino de multiplicação de matrizes via transformações geométricas |
author |
Cruz, Rodrigo da |
author_facet |
Cruz, Rodrigo da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Rodrigo da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Virginia Maria |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Virginia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformações geométricas Multiplicação de matrizes GeoGebra : Software Engenharia didática |
topic |
Transformações geométricas Multiplicação de matrizes GeoGebra : Software Engenharia didática Matrix multiplication Geometric transformations Didactic engineering GeoGebra |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Matrix multiplication Geometric transformations Didactic engineering GeoGebra |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal verificar se a abordagem do conteúdo de multiplicação de matrizes, a partir da utilização de transformações geométricas, pode contribuir positivamente para incentivar o estudo e a aprendizagem desse assunto. Para isso foram realizados três encontros com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de ensino de Porto Alegre, no segundo semestre letivo do ano passado. No primeiro e no terceiro encontros desta prática foram discutidas questões teóricas sobre o conteúdo em questão, enquanto que, no segundo encontro, foi utilizado o programa GeoGebra objetivando proporcionar aos alunos um meio de analisar o que acontece geometricamente quando multiplicamos matrizes que representam transformações geométricas. A metodologia escolhida para a realização da coleta de dados e organização estrutural do trabalho foi a Engenharia Didática, proposta por Michele Artigue. Este texto apresenta ainda conceitos e resultados básicos sobre matrizes e transformações geométricas, assim como a descrição dos encontros e a análise das perguntas e comentários feitos pelos alunos durante as atividades, a fim de obter dados que ajudem a avaliar se a prática realizada cumpriu os objetivos iniciais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-22T01:39:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66864 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871955 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66864 |
identifier_str_mv |
000871955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/1/000871955.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/2/000871955.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66864/3/000871955.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f31f8b944b9004204aec2cfbf038cd76 f7dca1ad39a1cb39be991d7549c8ab5f a02e18f7e946fca5a54321a5421421c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447098007486464 |