A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Teresa Cristina Antunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2186
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_ebac453fa56d7b02ee700c5c2f3cb25b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2186
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade culturalMulticulturalismoBibliotecas escolaresEducação interculturalInformação/bibliotecas,papelLiteratura infantilCultural diversityIntercultural educationChildren’s literatureDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade AbertaAssiste-se cada vez mais a uma maior integração de minorias étnicas, culturais e religiosas nos países ocidentais sendo de todo pertinente a promoção de uma educação intercultural. Neste contexto, a comunidade escolar é também hoje formada por diversos grupos étnicos com crenças e costumes próprios. A diversidade entre os alunos sempre foi uma característica das turmas. Diversidade implica troca de experiências e um crescimento pessoal e social da criança concretizado de forma harmoniosa. O objetivo principal deste trabalho é, pois, mostrar como a escola, mais precisamente a biblioteca escolar, pode tratar a diversidade cultural. Neste sentido, começamos por refletir sobre algumas questões colocadas pela educação intercultural; pelo papel das bibliotecas nesse contexto, e em particular no que se refere ao lugar da literatura infantil numa educação que valorize a solidariedade entre os indivíduos e os povos. Apresenta-se, em seguida, um estudo empírico em que a literatura entra como forma de ajudar o aluno a adquirir um conhecimento geral da realidade e do Mundo mas também, e sobretudo, como forma de o ajudar na resolução de questões, dilemas e dúvidas internas que fazem parte do seu processo de crescimento, no contexto de uma sociedade multicultural. Este trabalho de investigação pretende salientar o papel da biblioteca escolar e da leitura na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença.Nowadays there is an increase concerning ethnic, cultural and religious minorities’ integration in the occidental countries being extremely important the intercultural education. According to this subject, the school is also formed by several ethnic groups with their own believes and habits. The diversity among students has always been a characteristic of classes. Diversity involves an exchange of experiences and child’s personal, social growth defined in a bright way. The aim of this work is mainly to express how school, the school library specifically, can deal with cultural diversity. According to this subject, we start by thinking of some questions concerned with intercultural education; the libraries’ role in this context, particularly in what children’s literature is concerned and in the value of solidarity among individuals. This study presents an empirical study, in which children’s literature is a way of helping the students to acquire a general knowledge of reality and the world, but also, and mainly, a way to help them to solve questions, dilemmas and doubts that are connected with their growth in a multicultural society. This work aims to show the importance of school library’s role, and of reading, to promote the values of tolerance, solidarity, cooperation and respect.Bastos, GlóriaRepositório AbertoReis, Teresa Cristina Antunes2012-11-13T15:22:05Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2186porReis, Teresa Cristina Antunes - A biblioteca escolar e a diversidade cultural [Em linha] : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural. Lisboa : [s.n.], 2011. 124 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:38Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2186Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:46.642276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
title A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
spellingShingle A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
Reis, Teresa Cristina Antunes
Multiculturalismo
Bibliotecas escolares
Educação intercultural
Informação/bibliotecas,papel
Literatura infantil
Cultural diversity
Intercultural education
Children’s literature
title_short A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
title_full A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
title_fullStr A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
title_full_unstemmed A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
title_sort A biblioteca escolar e a diversidade cultural : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural
author Reis, Teresa Cristina Antunes
author_facet Reis, Teresa Cristina Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Glória
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Teresa Cristina Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Bibliotecas escolares
Educação intercultural
Informação/bibliotecas,papel
Literatura infantil
Cultural diversity
Intercultural education
Children’s literature
topic Multiculturalismo
Bibliotecas escolares
Educação intercultural
Informação/bibliotecas,papel
Literatura infantil
Cultural diversity
Intercultural education
Children’s literature
description Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-11-13T15:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2186
url http://hdl.handle.net/10400.2/2186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, Teresa Cristina Antunes - A biblioteca escolar e a diversidade cultural [Em linha] : a leitura como meio de conhecimento e promoção da diversidade cultural. Lisboa : [s.n.], 2011. 124 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135005681647616