As novas tecnologias de informação no ensino da biologia: um estudo sobre fotossíntese com alunos do 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/25530 |
Resumo: | Ao longo das duas últimas décadas, investigações desenvolvidas no domínio do ensino da Biologia revelaram que muitos alunos possuíam concepções alternativas. Este facto conduziu ao incremento de uma linha de investigação centrada em estratégias de ensino que pudessem facilitar o desenvolvimento/ reestruturação dessas concepções. Algumas dessas estratégias incluem o recurso às Tecnologias de Informação, nomeadamente, ao Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD), uma vez que este equipamento, ao permitir reduzir o tempo gasto no tratamento de dados, disponibiliza um maior período de tempo para os alunos preverem resultados, reflectirem e discutirem resultados obtidos, bem como compararem resultados discrepantes. Tendo como referência estas investigações, realizou-se um estudo, no tema "Fotossíntese", que incluiu 41 alunos do 10.0 ano de escolaridade, distribuídos por duas turmas - uma experimental e outra de controlo. As duas desenvolveram actividades laboratoriais, com recurso, respectivamente, ao SATD (turma experimental) e a equipamento tradicional (turma de controlo). A análise de resultados mostrou que os alunos da primeira revelaram, relativamente aos alunos da segunda, uma evolução conceptual mais extensa no tópico "Fotossíntese". Estes resultados parecem indicar que o SATD constitui um factor facilitador da aprendizagem dos alunos. |
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As novas tecnologias de informação no ensino da biologia: um estudo sobre fotossíntese com alunos do 10º ano de escolaridadeTecnologias da Informação e ComunicaçãoFotossínteseMudança conceptualConcepções alternativasSistema de aquisição e tratamento de dadosAo longo das duas últimas décadas, investigações desenvolvidas no domínio do ensino da Biologia revelaram que muitos alunos possuíam concepções alternativas. Este facto conduziu ao incremento de uma linha de investigação centrada em estratégias de ensino que pudessem facilitar o desenvolvimento/ reestruturação dessas concepções. Algumas dessas estratégias incluem o recurso às Tecnologias de Informação, nomeadamente, ao Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD), uma vez que este equipamento, ao permitir reduzir o tempo gasto no tratamento de dados, disponibiliza um maior período de tempo para os alunos preverem resultados, reflectirem e discutirem resultados obtidos, bem como compararem resultados discrepantes. Tendo como referência estas investigações, realizou-se um estudo, no tema "Fotossíntese", que incluiu 41 alunos do 10.0 ano de escolaridade, distribuídos por duas turmas - uma experimental e outra de controlo. As duas desenvolveram actividades laboratoriais, com recurso, respectivamente, ao SATD (turma experimental) e a equipamento tradicional (turma de controlo). A análise de resultados mostrou que os alunos da primeira revelaram, relativamente aos alunos da segunda, uma evolução conceptual mais extensa no tópico "Fotossíntese". Estes resultados parecem indicar que o SATD constitui um factor facilitador da aprendizagem dos alunos.During the last two decades, research studies carried out within the domain of biology educacion have shown that many students' hold alternative conceptions. This fact led to the development of another area of research that focuses on teaching strategies aiming at developing/restructuring those conceptions. Some of those strategies are based on information technology, namely on datalloging. Several researchers have argued that datalogging reduces the time usually spent with data handling and therefore releases a longer time interval (that can be used) for prevision of results, reflection upon both discussion of data collected and discrepant results. In order to evaluate the efficacy of datalogging to promote students' conceptual development a research study focusing on photosynthesis was canied out. The research was undertaken with 41 tenth graders that were allocated to a control class and to an experimental class. Both classes carried out the sarne laboratory activities but the former used traditional lab equipment whilst the latter utilised datalogging. The analysis of the results shows that students in the experimental class experienced a deeper conceptual change than their control class counterparts. These results seem to indicare that datalogging facilitares students’ learning on photosynthesis.Des recherches dans le domaine de l'enseignement de la Biologie ont révélé que bien des d'éleves possedent des conceptions alternatives. Ce fait a conduit au développement d'une autre ligne de recherche centrée sur des sLratégies d'enseignement qui facilitem le développement/restructuration de ces conceptions. Certaines de ces stratégies incluent des Technologies de l'Information, notamment "l'expérimentation assistée par ordinateur" (ExAO), vu qu'il permet de réduire le temps gaspillé avec le traitement des données, offre plus de temps pour que les éleves prévoient des résultats, réfléchissent sur les résultats obtenus et en discutent, et qu'ils comparent les résultats discordants. Ayant pour référence ces lignes de recherche, on a réalisé une étude, sur la photosynthese, qui a indu 41 éleves de la lüe année de scolarité, distribués dans deux classes - une expérimentale et une autre de contrôle. Les deux classes ont développé des activités de laboratoire en recourant respectivement au ExAO et à un équipement traditionnel. L'analyse des résultats a montré que les éleves de la classe expérimentale ont révélé, relativement aux éleves de la classe de contôle, une évolution conceptuelle plus large dans la photosynthese. Ces résultats semblent indiquer que le ExAO constitue un facteur qui facilite l'apprentissage des éleves.Ministério da Educação. Instituto de Inovação EducacionalUniversidade do MinhoCoelho da Silva, José LuísDuarte, M. C.20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/25530por0871-2212info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:24:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:01.356974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Ao longo das duas últimas décadas, investigações desenvolvidas no domínio do ensino da Biologia revelaram que muitos alunos possuíam concepções alternativas. Este facto conduziu ao incremento de uma linha de investigação centrada em estratégias de ensino que pudessem facilitar o desenvolvimento/ reestruturação dessas concepções. Algumas dessas estratégias incluem o recurso às Tecnologias de Informação, nomeadamente, ao Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados (SATD), uma vez que este equipamento, ao permitir reduzir o tempo gasto no tratamento de dados, disponibiliza um maior período de tempo para os alunos preverem resultados, reflectirem e discutirem resultados obtidos, bem como compararem resultados discrepantes. Tendo como referência estas investigações, realizou-se um estudo, no tema "Fotossíntese", que incluiu 41 alunos do 10.0 ano de escolaridade, distribuídos por duas turmas - uma experimental e outra de controlo. As duas desenvolveram actividades laboratoriais, com recurso, respectivamente, ao SATD (turma experimental) e a equipamento tradicional (turma de controlo). A análise de resultados mostrou que os alunos da primeira revelaram, relativamente aos alunos da segunda, uma evolução conceptual mais extensa no tópico "Fotossíntese". Estes resultados parecem indicar que o SATD constitui um factor facilitador da aprendizagem dos alunos. |
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