Inovação em educação, oportunidades e desafios curriculares:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40892
Resumo: Este estudo desenvolve-se no contexto da Supervisão Pedagógica e da Inovação em Portugal. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a educação portuguesa frente ao Decreto- Lei 55/2018, que traduz na prática de um agrupamento, como se manifestam os princípios da flexibilidade curricular e como a supervisão pedagógica é vista diante das ações executadas. Neste sentido, esta investigação visou identificar os princípios da flexibilidade curricular que norteiam e promovem práticas didáticas e pedagógicas inovadoras e a atuação da supervisão neste processo. A metodologia seguida é de natureza qualitativa interpretativa, sendo a análise documental e a entrevista semiestruturada os instrumentos de recolha de dados privilegiados. Colaboraram como sujeitos seis participantes que atuavam no mesmo agrupamento no ano letivo 2019/2020 e 2020/2021. O Decreto-Lei 55/2018, o Projeto Educativo, o Plano de Inovação do agrupamento e, também as notas de campo das observações da investigadora enquanto docente da AEC no período de fevereiro a março do ano letivo de 2019/2020 e de outubro a dezembro do ano letivo de 2020/2021, quando residia em Portugal, foram os documentos recolhidos. A investigação revelou, que os discursos dos participantes, os documentos orientadores e a teoria referenciada se mostram unificadas nas práticas do agrupamento do distrito de Setúbal. A flexibilidade curricular abrange as dimensões científica, didática-pedagógica e administrativa, o estudo contribui para uma conceção global sobre o fenómeno, mas detém-se no âmbito pedagógico, diante do papel da supervisão, que de maneira colaborativa, envolve todos os agentes educativos nesta construção para garantir um processo de ensino aprendizagem inovador e de qualidade.
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