Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Sara
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2754
Resumo: Com a Antiguidade herdámos a metáfora de Mnemosine, amante de Zeus, deusa da memória e mãe das musas inspiradoras que presidiam às Ciências e às Artes. Com a História e os relatos biográficos de grandes inventores compreendemos que muitas das grandes criações nos domínios da Ciência, da Tecnologia e da Arte foram fortemente inspiradas por imagens inovadoras. Findo o século das grandes transformações tecnológicas e, consequentemente, sociais, percebemos a premência do alerta de Einstein sobre a necessidade de trabalhar criativamente novas soluções para os graves problemas que afligem o mundo. Da investigação actual nos domínios da Psicologia e da Educação sabemos que é possível cruzar criativamente os vários domínios do conhecimento. Por isso, há dois anos que a Delegação de Lisboa da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação) procura enriquecer o saber compreender, interpretar, expressar e criar através do Programa «A Pirâmide» cujo objectivo primordial se centra em torno da questão do saber ver os múltiplos olhares sobre o conhecimento. Olhar com sabedoria a Cidade ou os Povos Diferentes implica conhecer os seus aspectos culturais, históricos, científicos, tecnológicos e também quotidianos, bem como expressar em produtos criativos artísticos, científicos e tecnológicos aquilo que os 18 participantes com características de sobredotação foram descobrindo ao longo das várias sessões.
id RCAP_ebe85d0410d3ddf5a727f753d65bc7ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e TecnologiaCriatividadeEducação artísticaCom a Antiguidade herdámos a metáfora de Mnemosine, amante de Zeus, deusa da memória e mãe das musas inspiradoras que presidiam às Ciências e às Artes. Com a História e os relatos biográficos de grandes inventores compreendemos que muitas das grandes criações nos domínios da Ciência, da Tecnologia e da Arte foram fortemente inspiradas por imagens inovadoras. Findo o século das grandes transformações tecnológicas e, consequentemente, sociais, percebemos a premência do alerta de Einstein sobre a necessidade de trabalhar criativamente novas soluções para os graves problemas que afligem o mundo. Da investigação actual nos domínios da Psicologia e da Educação sabemos que é possível cruzar criativamente os vários domínios do conhecimento. Por isso, há dois anos que a Delegação de Lisboa da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação) procura enriquecer o saber compreender, interpretar, expressar e criar através do Programa «A Pirâmide» cujo objectivo primordial se centra em torno da questão do saber ver os múltiplos olhares sobre o conhecimento. Olhar com sabedoria a Cidade ou os Povos Diferentes implica conhecer os seus aspectos culturais, históricos, científicos, tecnológicos e também quotidianos, bem como expressar em produtos criativos artísticos, científicos e tecnológicos aquilo que os 18 participantes com características de sobredotação foram descobrindo ao longo das várias sessões.Escola Superior de Educação de Castelo BrancoRepositório da Universidade de LisboaBahia, Sara2011-03-18T13:48:12Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2754porEducare – Educere, Ano XI, Especial: O lúdico e a criatividade0873-0504info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:02.418731Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
title Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
spellingShingle Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
Bahia, Sara
Criatividade
Educação artística
title_short Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
title_full Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
title_fullStr Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
title_full_unstemmed Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
title_sort Em busca de uma nova musa que cruze Arte, Ciência e Tecnologia
author Bahia, Sara
author_facet Bahia, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bahia, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Educação artística
topic Criatividade
Educação artística
description Com a Antiguidade herdámos a metáfora de Mnemosine, amante de Zeus, deusa da memória e mãe das musas inspiradoras que presidiam às Ciências e às Artes. Com a História e os relatos biográficos de grandes inventores compreendemos que muitas das grandes criações nos domínios da Ciência, da Tecnologia e da Arte foram fortemente inspiradas por imagens inovadoras. Findo o século das grandes transformações tecnológicas e, consequentemente, sociais, percebemos a premência do alerta de Einstein sobre a necessidade de trabalhar criativamente novas soluções para os graves problemas que afligem o mundo. Da investigação actual nos domínios da Psicologia e da Educação sabemos que é possível cruzar criativamente os vários domínios do conhecimento. Por isso, há dois anos que a Delegação de Lisboa da ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação) procura enriquecer o saber compreender, interpretar, expressar e criar através do Programa «A Pirâmide» cujo objectivo primordial se centra em torno da questão do saber ver os múltiplos olhares sobre o conhecimento. Olhar com sabedoria a Cidade ou os Povos Diferentes implica conhecer os seus aspectos culturais, históricos, científicos, tecnológicos e também quotidianos, bem como expressar em produtos criativos artísticos, científicos e tecnológicos aquilo que os 18 participantes com características de sobredotação foram descobrindo ao longo das várias sessões.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2011-03-18T13:48:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2754
url http://hdl.handle.net/10451/2754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educare – Educere, Ano XI, Especial: O lúdico e a criatividade
0873-0504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Castelo Branco
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Castelo Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134174694604800