Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Jéssica Alexandra Filipe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86466
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_ebed9c66bbeaba65b5622a6426efc50b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/86466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018Pedagogic Internship Report developed at Acácio Calazans Duarte Secondary School with the 9th grade class F, in the academic year 2017/2018.Estágio PedagógicoEducação FísicaProcesso Ensino-AprendizagemProfessorAlunoPedagogic InternshipPhysical EducationTeaching-Learning ProcessTeacherStudentRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico representa o culminar de um conjunto de aprendizagens e vivências que visam a aquisição de competências que permitam a melhoria das práticas e da intervenção pedagógica.Este representa também o término de mais uma etapa do nosso processo de formação e, por isso, é apresentada uma reflexão sobre todo o trabalho efetuado ao longo deste ano letivo.O presente documento constitui um Relatório de Estágio, no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2º Ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), da Universidade de Coimbra (UC), no ano letivo 2017/2018.A supervisão de todo o processo desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente com a turma do 9ºF, no âmbito da disciplina de Educação Física, foi realizada por dois professores, um Professor Orientador da respetiva escola e um Professor Supervisor da FCDEF-UC.O trabalho encontra-se dividido em três partes. A primeira parte trata-se de um enquadramento e contextualização da prática pedagógica desenvolvida, em que são apresentadas as expetativas iniciais e os elementos relativos às condições locais e da relação educativa. A segunda será uma análise reflexiva dessa mesma prática pedagógica, onde se abordarão aspetos como o planeamento, realização e avaliação e, por fim, o desenvolvimento do tema/problema: “Feedback e motivação dos alunos para as aulas de Educação Física”.Com o desenvolvimento do tema/problema concluiu-se que quanto ao feedback, no seu objetivo, forma, direção, momento e afetividade, os alunos preferem que lhes seja transmitido um feedback descritivo, quinestésico, individual e ao grupo, durante a tarefa e positivo.The Pedagogic Internship represents the culmination of a set of learning situations and experiences that aim at the acquisition of skills that allow the improvement of practices and pedagogical intervention.This also represents the end of one more stage of the teacher training process and, therefore, a reflection on all the work done throughout this school year is presented.This document constitutes an Internship Report, within the framework of the Teacher Training Curricular Unit, integrated in the study plan of the 2nd year of the Master´s Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, in the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, in the academic year 2017/2018.The supervision of the entire process of training developed at Acácio Calazans Duarte Secondary School, in the Marinha Grande Poente Schools Cluster with the 9th grade class F, within the scope of the Physical Education subject, was in charge of two teachers, one Tutor Teacher of the respective school and a Supervisor Teacher of the University of Coimbra.The report is divided into three parts. The first part is a framework and contextualization of the developed pedagogical practice, in which the initial expectations and the elements related to the local conditions and the educational relation are presented. The second is a reflexive analysis of this pedagogical practice, which addresses aspects such as planning, realization and assessment. Finally, the third is the development of the theme/problem: "Feedback and motivation of students for Physical Education classes."By deepening this problematic question we came to the conclusion that as for the feedback, in its objective, form, direction, moment and affectivity, students prefer to get a descriptive, kinaesthetic, individual and group feedback during the performing of the task and positive.2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86466http://hdl.handle.net/10316/86466TID:202219690porSalgueiro, Jéssica Alexandra Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:23:59Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:36.591221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
Pedagogic Internship Report developed at Acácio Calazans Duarte Secondary School with the 9th grade class F, in the academic year 2017/2018.
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
Salgueiro, Jéssica Alexandra Filipe
Estágio Pedagógico
Educação Física
Processo Ensino-Aprendizagem
Professor
Aluno
Pedagogic Internship
Physical Education
Teaching-Learning Process
Teacher
Student
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9ºF no ano letivo de 2017/2018
author Salgueiro, Jéssica Alexandra Filipe
author_facet Salgueiro, Jéssica Alexandra Filipe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueiro, Jéssica Alexandra Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Processo Ensino-Aprendizagem
Professor
Aluno
Pedagogic Internship
Physical Education
Teaching-Learning Process
Teacher
Student
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Processo Ensino-Aprendizagem
Professor
Aluno
Pedagogic Internship
Physical Education
Teaching-Learning Process
Teacher
Student
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/86466
http://hdl.handle.net/10316/86466
TID:202219690
url http://hdl.handle.net/10316/86466
identifier_str_mv TID:202219690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133967134228480