Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Vitória Negrão da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93469
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_b256e20c006474e7da094f5250bb21cc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH THE CLASS D OF THE 9th GRADE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019Educação FísicaEstágio PedagógicoTeaching Games for UnderstandingPerceção dos alunosMotivaçãoPhysical EducationTeacher TrainingTeaching Games for UnderstandingStudent’s PerceptionMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaEste relatório visa apresentar uma análise reflexiva acerca do trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte com a turma D do 9.º ano. Expõe o percurso desenvolvido com o propósito de melhorar as competências da prática pedagógica, através da exposição das principais vivências, perceções e reflexões na ação docente, salientando os aspetos mais significativos e as aprendizagens adquiridas, bem como as principais dificuldades e estratégias adotadas no decorrer do estágio pedagógico, procurando centrar este processo nas aprendizagens do aluno.Uma vez que o processo de ensino-aprendizagem deve ser alvo constante de interpretações, reflexões e decisões que objetivem a sua melhoria, foi realizado um estudo que pretende analisar a perceção dos alunos de uma turma de 9º ano em relação à experiência do modelo de ensino Teaching Games for Understanding (TGfU), numa Unidade Didática de basquetebol. Participaram neste estudo 25 alunos, com média de idades de quatorze anos. A perceção dos alunos em relação ao Modelo de Ensino TGfU, foi analisada a partir de quatro dimensões - Motivação, Aprendizagem, Desmotivação e Desempenho – através da aplicação de um questionário, num contexto de lecionação interpolada de aulas TGfU com aulas próximas ao modelo de ensino tradicional. Os resultados apontaram para a existência de perceção na interpolação da aplicação dos modelos de ensino no entanto revelaram um decréscimo na motivação durante a aplicação do estudo.This report aims to present a reflexive analysis about the work developed during the curriculum internship developed at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte with the D class of the 9th grade.This document reveals a path of pedagogical skills learning and improvement, through the exposition of the main experiences, perceptions and reflections in the teaching activity, highlighting the most significant aspects and the acquired learning, as well as the main difficulties and strategies adopted during the course of the pedagogical stage, trying to focus this process on student learning.Since the teaching-learning process must be a constant process of interpretations, reflections and decisions for improvement, a study was carried out to analyze the perception of the students of a 9th grade class in relation to the curriculum model Teaching Games for Understanding (TGfU), in a Basketball Didactic Unit. Twenty-four students participated in this study, with na average of fourteen years. Students' perception regarding the TGfU Teaching Model was analyzed from four dimensions - Motivation, Learning, Demotivation and Performance - through the application of a questionnaire, in an interpolated teaching context of TGfU classes with classes with more traditional Physical Education learning situations.The results pointed to the existence of perception in the interpolation of the teaching models, however, showed a decrease in motivation during the application of the study....2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93469http://hdl.handle.net/10316/93469TID:202673588porSilva, Maria João Vitória Negrão dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.858795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE WITH THE CLASS D OF THE 9th GRADE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019
title Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
Silva, Maria João Vitória Negrão da
Educação Física
Estágio Pedagógico
Teaching Games for Understanding
Perceção dos alunos
Motivação
Physical Education
Teacher Training
Teaching Games for Understanding
Student’s Perception
Motivation
title_short Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
title_full Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
title_sort Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2018/2019
author Silva, Maria João Vitória Negrão da
author_facet Silva, Maria João Vitória Negrão da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Vitória Negrão da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Teaching Games for Understanding
Perceção dos alunos
Motivação
Physical Education
Teacher Training
Teaching Games for Understanding
Student’s Perception
Motivation
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Teaching Games for Understanding
Perceção dos alunos
Motivação
Physical Education
Teacher Training
Teaching Games for Understanding
Student’s Perception
Motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93469
http://hdl.handle.net/10316/93469
TID:202673588
url http://hdl.handle.net/10316/93469
identifier_str_mv TID:202673588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019906961408