Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, António Miguel Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93458
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_769512166638701f72560bfdcb000a01
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED IN SECONDARY SCHOOL ENGINEER ACAZI CALAZANS DUARTE TO THE 9th C CLASS IN 2018/2019ginástica de solomateriais didáticos digitaisTICperceção da motivaçãosolo gymnasticsdigital learning materialsICTperception of motivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaThis report aims to expose the work done during the pedagogical internship, which was developed at the Engenheiro Calazans Duarte Secondary School, in the 2018/2019 school year, with a 3rd cycle class, 9th grade class C. The internship nucleus of the respective educational institution consisted of four trainee teachers, finalists of the Master in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education (FCDEF), having a Pedagogical Advisor (Professor Cláudio Sousa) and an Advisor Scientific (Professor Doctor Paulo Nobre), who accompanied all the work done throughout the school year, always seeking to enhance our continuous and integral development.Thus, for a better understanding of the subjects to be addressed, the report is structured in three chapters. The study we conducted aims to understand the importance of the use of digital teaching materials perception of students about their motivation in solo gymnastics classes. Twenty-two students from the class participated in the study, with an average age of fourteen. The importance of ICT in the perception of students' motivation in Solo Gymnastics classes was analyzed through a questionnaire and the results point to a perception of motivation when they performed the photopaper activity or when they were simultaneously viewing the videos and colleagues / teacher to assist during the exercise.. The influence of ICT on the perception of students' motivation in Solo gymnastics classes was analyzed through a questionnaire and the results point to a motivation when they performed the photopaper activity or when they had both videos and peers / teacher watching to assist during the exercise.Keywords: solo gymnastics, digital learning materials, ICT, perception of motivation.O presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Secundária Engenheiro Calazans Duarte, no ano letivo de 2018/2019, junto de uma turma do 3.º ciclo, do 9.º ano de escolaridade turma C. O núcleo de estágio da respetiva instituição educativa foi constituído por quatro professores estagiários, finalistas do Mestrado em Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), tendo um Orientador Pedagógico (professor Cláudio Sousa) e um Orientador Científico (Professor Doutor Paulo Nobre), que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral.Assim, e para uma melhor compreensão dos assuntos a abordar, o relatório encontra-se estruturado por quatro capítulos: O estudo que realizamos procura perceber a importância do uso de materiais didáticos digitais na perceção da motivação dos alunos nas aulas de ginástica de solo.No estudo participaram vinte e dois alunos da turma, com uma média de idades de quatorze anos. Foi analisada a importância das TIC na perceção da motivação dos alunos nas aulas de Ginástica de Solo, através de um questionário e os resultados apontam para uma perceção de motivação quando realizaram a atividade do fotopaper ou quando tinham simultaneamente a visualização dos vídeos e os colegas/professor a auxiliar no decurso do exercício.Palavras-chave: ginástica de solo, materiais didáticos digitais, TIC, perceção da motivação.2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93458http://hdl.handle.net/10316/93458TID:202673316porBernardes, António Miguel Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.320523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED IN SECONDARY SCHOOL ENGINEER ACAZI CALAZANS DUARTE TO THE 9th C CLASS IN 2018/2019
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
Bernardes, António Miguel Nunes
ginástica de solo
materiais didáticos digitais
TIC
perceção da motivação
solo gymnastics
digital learning materials
ICT
perception of motivation
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 9.º C no ano letivo de 2018/2019
author Bernardes, António Miguel Nunes
author_facet Bernardes, António Miguel Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, António Miguel Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv ginástica de solo
materiais didáticos digitais
TIC
perceção da motivação
solo gymnastics
digital learning materials
ICT
perception of motivation
topic ginástica de solo
materiais didáticos digitais
TIC
perceção da motivação
solo gymnastics
digital learning materials
ICT
perception of motivation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93458
http://hdl.handle.net/10316/93458
TID:202673316
url http://hdl.handle.net/10316/93458
identifier_str_mv TID:202673316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019880747008