A polissemia na aprendizagem da língua portuguesa no 2º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10378 |
Resumo: | O presente estudo pretende conhecer as competências dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade, de uma escola de Aveiro, no que respeita à aprendizagem do léxico, mais especificamente através do domínio da polissemia. Para efetuar a caracterização do domínio lexical, apresentado pelo grupo de alunos em estudo, foram aplicados dois tipos de testes: um teste de vocabulário e um conjunto de sete testes de conhecimento polissémico. Relativamente aos resultados do teste de vocabulário, os alunos, em média, revelam um baixo domínio de vocabulário. Quanto aos resultados dos testes de conhecimento polissémico os alunos mostram, de uma forma geral, que conhecem os significados prototípicos, e pelo menos, um significado derivado próximo do protótipo dos itens lexicais em estudo (“casa”, “cabeça” e “linha”), visto serem palavras do uso diário. As dificuldades reveladas no domínio lexical devem-se, por um lado, ao desconhecimento de vocábulos, cuja utilização é diminuta, e por outro lado, à falta de capacidade de os alunos responderem com rigor aos significados solicitados. A partir do estudo apresentamos algumas sugestões didáticas de forma a promover o desenvolvimento da consciência lexical. |
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A polissemia na aprendizagem da língua portuguesa no 2º CEBEnsino da língua maternaLíngua portuguesa: Ensino básico 2º ciclo: Aveiro (Portugal)Técnicas pedagógicasLexicologiaO presente estudo pretende conhecer as competências dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade, de uma escola de Aveiro, no que respeita à aprendizagem do léxico, mais especificamente através do domínio da polissemia. Para efetuar a caracterização do domínio lexical, apresentado pelo grupo de alunos em estudo, foram aplicados dois tipos de testes: um teste de vocabulário e um conjunto de sete testes de conhecimento polissémico. Relativamente aos resultados do teste de vocabulário, os alunos, em média, revelam um baixo domínio de vocabulário. Quanto aos resultados dos testes de conhecimento polissémico os alunos mostram, de uma forma geral, que conhecem os significados prototípicos, e pelo menos, um significado derivado próximo do protótipo dos itens lexicais em estudo (“casa”, “cabeça” e “linha”), visto serem palavras do uso diário. As dificuldades reveladas no domínio lexical devem-se, por um lado, ao desconhecimento de vocábulos, cuja utilização é diminuta, e por outro lado, à falta de capacidade de os alunos responderem com rigor aos significados solicitados. A partir do estudo apresentamos algumas sugestões didáticas de forma a promover o desenvolvimento da consciência lexical.The present study intends to assess the skills of fifth grade students of a school of Aveiro, with regard to the learning of vocabulary, specifically through the command of polysemy. For the characterisation of the lexical domain, presented by the group of students studied, two types of tests were applied: a vocabulary skills test and a set of seven tests of polysemic knowledge. As far as the results of the vocabulary test are concerned, on average the students show poor vocabulary skills. As far as the tests of polysemic knowledge are concerned, in general, students show that they know the prototype meanings of the lexical items given (“house”, “head” and “line”), because they are words of everyday use. The difficulties shown in the lexical command are due, on the one hand, to the lack of knowledge of words, which present limited use, and on the other hand, to the lack of ability that students have to find the right meanings for the words given. The results of the study have allowed us to include some didactic suggestions to promote the development of lexical awareness.Universidade de Aveiro2013-05-08T11:20:11Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10378porSarilho, Liliana Isabel Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:09Zoai:ria.ua.pt:10773/10378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:00.001531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende conhecer as competências dos alunos de uma turma do 5.º ano de escolaridade, de uma escola de Aveiro, no que respeita à aprendizagem do léxico, mais especificamente através do domínio da polissemia. Para efetuar a caracterização do domínio lexical, apresentado pelo grupo de alunos em estudo, foram aplicados dois tipos de testes: um teste de vocabulário e um conjunto de sete testes de conhecimento polissémico. Relativamente aos resultados do teste de vocabulário, os alunos, em média, revelam um baixo domínio de vocabulário. Quanto aos resultados dos testes de conhecimento polissémico os alunos mostram, de uma forma geral, que conhecem os significados prototípicos, e pelo menos, um significado derivado próximo do protótipo dos itens lexicais em estudo (“casa”, “cabeça” e “linha”), visto serem palavras do uso diário. As dificuldades reveladas no domínio lexical devem-se, por um lado, ao desconhecimento de vocábulos, cuja utilização é diminuta, e por outro lado, à falta de capacidade de os alunos responderem com rigor aos significados solicitados. A partir do estudo apresentamos algumas sugestões didáticas de forma a promover o desenvolvimento da consciência lexical. |
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