Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, João Miguel Correia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/9222
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_ec0cd7622515eaab6362d2c4a821b012
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/9222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégiasWebsites empáticosPersonalizaçãoUtilizadoresEstratégiasAdequaçãoEmpathic websitesPersonalizationUsersStrategiesSuitabilityMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoCom o rápido desenvolvimento da web e da importância dos websites na vida dos utilizadores, a personalização tornou-se uma prática comum e uma estratégia fundamental para o sucesso de um website. Os websites têm de ser capazes de oferecer serviços personalizados, onde as necessidades e preferências de cada utilizador sejam tidas em conta na interação com o sistema. De forma a ir de encontro a estas necessidades e assim aumentar a satisfação dos utilizadores, os websites podem utilizar técnicas, ou estratégias, que procurem criar um estado de empatia para com o utilizador criando uma experiência mais pessoal e dinâmica. Com este estudo, pretende-se perceber quais as estratégias empáticas mais adequadas para diferentes tipologias de websites. Paralelamente, pretende-se analisar as características essenciais para um website com o foco na relevância da personalização e por último perceber a perspetiva dos utilizadores em relação às estratégias empáticas. Com a recolha dos dados, através de um inquérito, foi possível identificar as estratégias mais adequadas para cada tipologia, assim como a personalização que mostrou ser um fator determinante. Foi possível extrair 4 fatores da análise fatorial que permitem resumir os resultados encontrados nas estratégias empáticas. Quanto à perspetiva dos utilizadores em relação às estratégias empáticas, ficou demonstrado que devem ser feitas melhorias em algumas destas estratégias, contudo, os benefícios e vantagens que estas podem trazer também são claras para os utilizadores, isto apesar de haver ainda algum desconhecimento de alguns conceitos mencionados neste projeto.With the rapid development of the web and of the importance of websites in user's lives, personalization became a common practice and a key strategy for the success of a website. Websites need to be able to offer personalized services where user's needs and preferences are taken into account when interacting with the system. In order to meet these needs and increase user satisfaction, websites can use certain techniques, or strategies, to create a state of empathy with the user giving them a more personal and dynamic experience. With this study we intend to understand which empathic strategies are more suitable for different types of websites. Simultaneously we intend to analyse the essential features to a website with the focus being on the importance of personalization and finally understand the user's perception on empathic strategies. With the survey it was possible to identify the most suitable strategies for each type of website, as well as the conclusion that personalization proved to be an important factor for websites. The factor analysis lead to the identification of 4 factors that could be used to summarize the results on the empathic strategies. Regarding the users perspective towards the empathic strategies, it became clear that there is still improvements to be made in some of these strategies, however, the benefits and advantages that they can bring are also clear to the users, even though there are still some lack of knowledge in some of the concepts that are mentioned in this project.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, PedroRepositório da Universidade de LisboaVieira, João Miguel Correia2015-09-18T08:07:20Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/9222porVieira, João Miguel Correia (2015). "Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/9222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:01.612424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
title Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
spellingShingle Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
Vieira, João Miguel Correia
Websites empáticos
Personalização
Utilizadores
Estratégias
Adequação
Empathic websites
Personalization
Users
Strategies
Suitability
title_short Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
title_full Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
title_fullStr Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
title_full_unstemmed Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
title_sort Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias
author Vieira, João Miguel Correia
author_facet Vieira, João Miguel Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Isaías, Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, João Miguel Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Websites empáticos
Personalização
Utilizadores
Estratégias
Adequação
Empathic websites
Personalization
Users
Strategies
Suitability
topic Websites empáticos
Personalização
Utilizadores
Estratégias
Adequação
Empathic websites
Personalization
Users
Strategies
Suitability
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18T08:07:20Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/9222
url http://hdl.handle.net/10400.5/9222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, João Miguel Correia (2015). "Websites empáticos : diferentes tipologias e estratégias". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131042443952128