O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/30056 |
Resumo: | As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhecimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação. |
id |
RCAP_ec34d291fc06cddaf7fa950f85568ced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/30056 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso)The IES Project : Process analysis from the perspective of Knowledge Management - Strategies management and conversion of knowledge ( Case Study )Gestão de conhecimentoConhecimento organizacionalPartilha de conhecimentoClassificação arquivísticaInstituições de Ensino SuperiorKnowledge managementOrganizational knowledgeKnowledge sharingRecords classificationArchiva classificationHigher education institutionsAs Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhecimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.The Portuguese Higher Education Institutions have developed a common tools production project for records classification and appraisal coordinated by the Directorate General of Book, Archives and Libraries. The production process used strategies and information sharing tools, which can be interpreted based on the theories of knowledge management. This article intends to analyze the project according to the theory of knowledge management, identifying traces of this theory in its work methodology. This work conducted a literature review about the theories of knowledge creation and conversion and on the importance of classification in the management of organizational knowledge, discussing the issue from the standpoint of archives/records. From this point a case study emerged, analyzing the project and discussing it in the light of these theories, supported by the analysis of artifacts and participant observation, and concluding with some observations about the aspects studied. It was found that the project was developed based on a methodological strategy widely consistent with Knowledge Management, identified with the theories of creation and conversion of knowledge. The conclusion is that these institutions are learning organizations, with the potential to become intelligent organizations, because they use their records as assets in the Knowledge creation process, managing such knowledge in accordance to a record management approach, whose processes and tools are based upon the Classification Theory.Repositório da Universidade de LisboaCorujo, Luís2017-12-15T21:35:27Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30056porCorujo, Luis. O Projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso). // Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends. 11:1 (2017) 10-24. ISSN 1981-1640.1981-1640http://dx.doi.org/10.5016/brajis.v11i1.5994info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:47.613098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) The IES Project : Process analysis from the perspective of Knowledge Management - Strategies management and conversion of knowledge ( Case Study ) |
title |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) |
spellingShingle |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) Corujo, Luís Gestão de conhecimento Conhecimento organizacional Partilha de conhecimento Classificação arquivística Instituições de Ensino Superior Knowledge management Organizational knowledge Knowledge sharing Records classification Archiva classification Higher education institutions |
title_short |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) |
title_full |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) |
title_fullStr |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) |
title_full_unstemmed |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) |
title_sort |
O Projeto IES: Análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso) |
author |
Corujo, Luís |
author_facet |
Corujo, Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corujo, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de conhecimento Conhecimento organizacional Partilha de conhecimento Classificação arquivística Instituições de Ensino Superior Knowledge management Organizational knowledge Knowledge sharing Records classification Archiva classification Higher education institutions |
topic |
Gestão de conhecimento Conhecimento organizacional Partilha de conhecimento Classificação arquivística Instituições de Ensino Superior Knowledge management Organizational knowledge Knowledge sharing Records classification Archiva classification Higher education institutions |
description |
As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhecimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15T21:35:27Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/30056 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/30056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Corujo, Luis. O Projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento - Estratégias de gestão e conversão do conhecimento (Estudo de Caso). // Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends. 11:1 (2017) 10-24. ISSN 1981-1640. 1981-1640 http://dx.doi.org/10.5016/brajis.v11i1.5994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134381085818880 |