O Infarmed como entidade reguladora do medicamento à luz da Lei-Quadro das entidades reguladores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severino, Luís Miguel Fialho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37208
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo identificar o papel do INFARMED I.P no contexto regulatório nacional, em específico à luz da nova Lei-quadro das Entidades Independentes e relativamente à questão de estarmos ou não perante uma entidade com regulação económica. De um ponto de vista conceptual, nesta dissertação, começaremos por explicar o fenómeno da Regulação e os problemas envolventes, partindo assim do tema mais amplo, por forma a que, degrau a degrau, cheguemos à questão central desta investigação, que se prende com a leitura do INFARMED enquanto entidade reguladora. Nós começaremos por dar uma introdução ao tema a tratar durante a tese, nomeadamente ao tema regulatório. Assim, tentaremos explicar o que é o fenómeno regulatório, sempre com especial incidência para as matérias mais importantes para o objetivo do estudo do estudo, servindo como ponto de partida e introdução, em termos de conceitos, aos temas a abordar ao longo da tese. Em termos de estrutura, começaremos por fazer um enquadramento geral e histórico do que é a Regulação, nomeadamente a Regulação Económica. Após este primeiro enquadramento, procuraremos avançar para um primeiro conceito de Regulação, delimitando-o de outras figuras limítrofes. Em seguida, esclarece-se o leitor da justificações para regular e dos objetivos que se pretende atingir através da Regulação de um mercado, surgindo aí questões como a da Regulação Social. Após este capítulo inicial, iniciar-se-á uma fase de análise do que se trata ser uma Entidade Reguladora Independente, visto serem as entidades cobertas pela Lei-quadro 67/2013, de 28 de Agosto. Neste capítulo, tentaremos enquadrar as entidades e explicitar as suas diversas características, Na Parte III desta dissertação examinaremos o regime da Lei-quadro das Entidades Reguladoras Independentes, por forma a conseguirmos fazer uma boa avaliação da posição do INFARMED à luz das disposições da Lei-quadro. Ao analisar-se a Lei Orgânica do Infarmed e as suas atribuições e competências, iremos perceber que este Instituto exerce uma função de regulação não económica. E ainda, que à luz da Lei-quadro 67/2013, de 28 de Agosto, este não estaria coberto pela mesma, por uma multiplicidade de factores.
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Assim, tentaremos explicar o que é o fenómeno regulatório, sempre com especial incidência para as matérias mais importantes para o objetivo do estudo do estudo, servindo como ponto de partida e introdução, em termos de conceitos, aos temas a abordar ao longo da tese. Em termos de estrutura, começaremos por fazer um enquadramento geral e histórico do que é a Regulação, nomeadamente a Regulação Económica. Após este primeiro enquadramento, procuraremos avançar para um primeiro conceito de Regulação, delimitando-o de outras figuras limítrofes. Em seguida, esclarece-se o leitor da justificações para regular e dos objetivos que se pretende atingir através da Regulação de um mercado, surgindo aí questões como a da Regulação Social. Após este capítulo inicial, iniciar-se-á uma fase de análise do que se trata ser uma Entidade Reguladora Independente, visto serem as entidades cobertas pela Lei-quadro 67/2013, de 28 de Agosto. Neste capítulo, tentaremos enquadrar as entidades e explicitar as suas diversas características, Na Parte III desta dissertação examinaremos o regime da Lei-quadro das Entidades Reguladoras Independentes, por forma a conseguirmos fazer uma boa avaliação da posição do INFARMED à luz das disposições da Lei-quadro. Ao analisar-se a Lei Orgânica do Infarmed e as suas atribuições e competências, iremos perceber que este Instituto exerce uma função de regulação não económica. E ainda, que à luz da Lei-quadro 67/2013, de 28 de Agosto, este não estaria coberto pela mesma, por uma multiplicidade de factores.From a conceptual point of view, in this dissertation, we will begin by explaining the phenomenon of Regulation and the surrounding problems, step by step, until we come to the central question of this investigation. We will begin by giving an introduction to the topic to be addressed during the thesis, namely to the regulatory theme Thus, we will try to explain what the regulatory phenomenon is, always with special focus on the most important subjects for the purpose of the study study, serving as a starting point and introduction, in terms of concepts, to the topics to be addressed throughout the thesis. In terms of structure, we will begin by making a general framework of what Regulation is, namely Economic Regulation. After a short framing, we tried to summarize Regulation throughout history and the economic theories that influenced it. After this first framework, we will try to advance to a first concept of Regulation, delimiting it of other bordering figures. Then, we pretend to clarify the reader of the justifications to regulate and of the objectives that it is intended to achieve through the Regulation of a market, appearing there such issues as Social Regulation. After this initial chapter, a phase will begin to analyze what it is like to be an Independent Regulatory Entity, since this is the subjective scope of Framework Law 67/2013, of August 28. In this chapter, we will try to give a historical background on how this type of entities, from independent agencies, to the present day. In this chapter, we try to explain the various characteristics, powers and forms of control limitation, in order to allow a better understanding at a later stage. In Part IV of this dissertation we will examine the regime of the Framework Law of Independent Regulators, so that we can make a good evaluation of the position of INFARMED in light of the provisions of the Framework Law. When analyzing the Organic Law of Infarmed and its attributions and competences, we will try to understand if this Institute exercises a function of economic regulation. Moreover, what is its position in the light of Framework Law 67/2013 of 28 August. In the last chapter, we will also determine whether or not Infarmed should be qualified as a regulator for the purposes of the 67/2013 Law.Rodrigues, Nuno CunhaRepositório da Universidade de LisboaSeverino, Luís Miguel Fialho2019-02-27T12:55:38Z2018-07-092018-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:19.339888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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