O ensino da história - A construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Pedro Alexandre Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53368
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_ec47e6d99696f6782f4725baa2c5d316
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53368
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da história - A construção do conhecimentoHistória - Estudo e ensinoEnsino à distânciaAprendizagem baseada em investigaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este trabalho pretende apresentar as atividades desenvolvidas no 3º semestre do Mestrado de Ensino em História, em especifico os elementos desenvolvidos no estágio curricular efetuado na Escola Básica Carlos Gargaté. O trabalho divide-se em três grandes partes às quais adicionamos uma quarta parte mais pequena com considerações finais. A primeira tem uma feição eminentemente teórica abordando o modelo pedagógico adotado convoca os contributos de Ausubel, refletindo sobre as suas propostas e a sua adequação às experiências de aprendizagem que desenvolvemos. A segunda parte incidirá sobre os aspetos práticos e as aulas lecionadas no âmbito do estágio curricular. Aqui faremos uma descrição de como decorreram as aulas, seguido de uma reflexão critica de cada aula. Nesta segunda parte será também inserida a temática da avaliação, que serviu quer para classificar quer para dar feedback aos alunos, explicando como foi elaborada, aplicada e quais os critérios seguidos. Na terceira parte apresenta-se um trabalho individual, que incide sobre uma das aulas lecionadas, tal como; um esquema conceptual sobre essa mesma aula. Este trabalho tem como objetivo desenvolver, de forma mais profunda e cientifica, uma temática lecionada. Como ponto de partida, aproveitámos as dúvidas colocadas por alunos em sala de aula como perguntas iniciais para a nossa pesquisa, desta forma, é possível demonstrar o conhecimento que esteve na base da criação da aula, tal como no esclarecimento das dúvidas dos alunos. Por último, elaboraram-se algumas reflexões finais sobre o estágio curricular de forma a oferecer um ponto de vista mais pessoal sobre esta experiência e a sua validade para o percurso que é a formação para a carreira de professor. As atividades que desenvolvi na escola não se restringiram apenas às aulas de história. Além destas, foram lecionadas mais 2 aulas do módulo de Defesa, Segurança e Paz, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento na qual desenvolvemos, o módulo de Segurança e Defesa, focando mais especificamente nas matérias de planeamento da Defesa nacional, cooperação internacional, busca e salvamento e o papel das Forças Armadas na defesa do território nacional.This work intends to present the activities developed in the 3rd semester of the Masters degree of Teaching in History, specifically the elements developed in the curricular internship carried out at the Carlos Gargaté Basic School. The work is divided into three large parts to which we add a smaller 4 th part with the final considerations. The first part has an eminently theoretical feature, approaching the pedagogical model adopted witch was inspired in the author David P. Ausubel. We reflected on his proposals and their adequacy to the learning experiences we have undertaken. The second part will focus on the practical aspects of teaching and the classes taught within the curricular internship. Here we will make a description of how the classes took place, followed by a critical reflection of each class. In this second part, the evaluation theme will also be included, which served both to classify and to give feedback to students, explaining how it was prepared, applied and which criteria were followed. The third part presents an individual paper, which focuses on one of the classes taught, such as a conceptual scheme about that same class. This paper aims to develop, in a deeper and more scientific way, a topic taught in one of the classes. As a starting point, we took the doubts posed by students in the classroom as initial questions for our research, in this way, it is possible to demonstrate the knowledge that was at the basis of the class, as well as in clarifying the students' doubts. Finally, the 4 th part of this report focuses on some final reflections on the curricular internship in order to offer a more personal point of view about this experience and its validity for the path that is the training for the teaching career. Our work during this 3º semester wasn’t restricted to history classes only. In addition to these, 2 more classes were taught from the Defense, Security and Peace module, from the Citizenship and Development discipline, focusing more specifically on matters of national Defense planning, international cooperation, search and rescue and the role of the Armed Forces in defending the national territory.Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-Repositório da Universidade de LisboaPires, Pedro Alexandre Rodrigues2022-06-14T08:57:55Z20212021-12-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:19.719314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da história - A construção do conhecimento
title O ensino da história - A construção do conhecimento
spellingShingle O ensino da história - A construção do conhecimento
Pires, Pedro Alexandre Rodrigues
História - Estudo e ensino
Ensino à distância
Aprendizagem baseada em investigação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino da história - A construção do conhecimento
title_full O ensino da história - A construção do conhecimento
title_fullStr O ensino da história - A construção do conhecimento
title_full_unstemmed O ensino da história - A construção do conhecimento
title_sort O ensino da história - A construção do conhecimento
author Pires, Pedro Alexandre Rodrigues
author_facet Pires, Pedro Alexandre Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Pedro Alexandre Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Ensino à distância
Aprendizagem baseada em investigação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História - Estudo e ensino
Ensino à distância
Aprendizagem baseada em investigação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-13
2021-01-01T00:00:00Z
2022-06-14T08:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53368
url http://hdl.handle.net/10451/53368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134594094596097